Rhiz'hommes: redes de subjetividades
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456 |
Resumo: | Com a profusão de imagens fotográficas do mundo capitalista e o incentivo para que todos sejamos produtores, o modo de fruição das fotografias e a nossa relação com esses simulacros vão se alterando. A necessidade que a web traz de nos apresentarmos em imagens faz com que tenhamos que fabricá-las e através delas passamos a nos relacionar de maneira narcísica. Com o projeto artístico Rhiz'hommes vão se discutindo as construções desses avatares nos sites de relacionamento e a (des)construção da figura masculina heteronormativa como observadora ideal, ponto de fuga para onde deveriam convergir todas as representações. Junto à queda do homem cartesiano, a autoria e a originalidade artística foram se transformando e cedendo espaço a práticas mais permissivas e abrangentes. Essa diluição de fronteiras é o epíteto de tempos pós-orgânicos de relações telemáticas e rizomas de subjetividades |
id |
UERJ_6882ea4172c5c9e40dec652d17014558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7456 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rhiz'hommes: redes de subjetividadesRhiz'hommes: subjectivities websPhotographyCybercultureNarcisismQueer CultureFotografia RetratosCiberculturaImagem (Psicologia)Arte e InternetNarcisismoTeoria queerFotografiaCultura QueerCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASCom a profusão de imagens fotográficas do mundo capitalista e o incentivo para que todos sejamos produtores, o modo de fruição das fotografias e a nossa relação com esses simulacros vão se alterando. A necessidade que a web traz de nos apresentarmos em imagens faz com que tenhamos que fabricá-las e através delas passamos a nos relacionar de maneira narcísica. Com o projeto artístico Rhiz'hommes vão se discutindo as construções desses avatares nos sites de relacionamento e a (des)construção da figura masculina heteronormativa como observadora ideal, ponto de fuga para onde deveriam convergir todas as representações. Junto à queda do homem cartesiano, a autoria e a originalidade artística foram se transformando e cedendo espaço a práticas mais permissivas e abrangentes. Essa diluição de fronteiras é o epíteto de tempos pós-orgânicos de relações telemáticas e rizomas de subjetividadesWith the profusion of photographic images in the capitalist world and with the incentive for all of us to become photographic producers, the enjoyment of photography and our relations with it keep changing. The virtual need that web brings to present ourselves as images leads us to make them and is through then that we will relate to each other in a narcisistic way. With the artistic project called Rhiz'hommes it will be discussed the construction of avatars on social networking websites and the (de)construction of the heteronormative male figure as the ideal observer, the vanishing point where all representations should converge. After the fall of cartesian man, the authorship and the artistic originality will be changed, making room for more permissives and broad pratices. This boundaries dissolution is the epitet of post-organic times with telematic relations and subjectivities rhizomesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesCosta, Luiz Cláudio dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5Fatorelli, Maria Luizahttp://lattes.cnpq.br/3434170632302743Simão, Luciano Vinhosahttp://lattes.cnpq.br/9844925998185463Lissovsky, Mauriciohttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705Pereira, Cristiano Fabrício Lopes2021-01-05T16:59:15Z2012-12-052012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Cristiano Fabrício Lopes. Rhiz'hommes: redes de subjetividades. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:33Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/7456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades Rhiz'hommes: subjectivities webs |
title |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
spellingShingle |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades Pereira, Cristiano Fabrício Lopes Photography Cyberculture Narcisism Queer Culture Fotografia Retratos Cibercultura Imagem (Psicologia) Arte e Internet Narcisismo Teoria queer Fotografia Cultura Queer CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
title_short |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
title_full |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
title_fullStr |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
title_full_unstemmed |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
title_sort |
Rhiz'hommes: redes de subjetividades |
author |
Pereira, Cristiano Fabrício Lopes |
author_facet |
Pereira, Cristiano Fabrício Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Luiz Cláudio da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5 Fatorelli, Maria Luiza http://lattes.cnpq.br/3434170632302743 Simão, Luciano Vinhosa http://lattes.cnpq.br/9844925998185463 Lissovsky, Mauricio http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristiano Fabrício Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Photography Cyberculture Narcisism Queer Culture Fotografia Retratos Cibercultura Imagem (Psicologia) Arte e Internet Narcisismo Teoria queer Fotografia Cultura Queer CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
topic |
Photography Cyberculture Narcisism Queer Culture Fotografia Retratos Cibercultura Imagem (Psicologia) Arte e Internet Narcisismo Teoria queer Fotografia Cultura Queer CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
description |
Com a profusão de imagens fotográficas do mundo capitalista e o incentivo para que todos sejamos produtores, o modo de fruição das fotografias e a nossa relação com esses simulacros vão se alterando. A necessidade que a web traz de nos apresentarmos em imagens faz com que tenhamos que fabricá-las e através delas passamos a nos relacionar de maneira narcísica. Com o projeto artístico Rhiz'hommes vão se discutindo as construções desses avatares nos sites de relacionamento e a (des)construção da figura masculina heteronormativa como observadora ideal, ponto de fuga para onde deveriam convergir todas as representações. Junto à queda do homem cartesiano, a autoria e a originalidade artística foram se transformando e cedendo espaço a práticas mais permissivas e abrangentes. Essa diluição de fronteiras é o epíteto de tempos pós-orgânicos de relações telemáticas e rizomas de subjetividades |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-05 2012-03-26 2021-01-05T16:59:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Cristiano Fabrício Lopes. Rhiz'hommes: redes de subjetividades. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Cristiano Fabrício Lopes. Rhiz'hommes: redes de subjetividades. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818991345138663424 |