Do circo escola à escola de circo: caminhos pedagógicos e cenários políticos na história da implantação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Nogueira, Patrick da Costa Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22325
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e contribuir para a escrita da história da criação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha(ENCLO), bem como investigar o processo de ensino-aprendizagem da arte circense praticado dentro das famílias de circo, anterior à criação da escola, e ainda, analisar como essa “pedagogia” foi aplicada na implantação da ENCLO, uma vez que os professores convidados para compor o corpo docente, eram na maioria, oriundos de famílias tradicionais circenses. Para tal, realiza-se uma revisão bibliográfica acerca da origem dos circos e dos artistas circenses, um panorama de como essa arte evoluiu ao longo dos tempos, destacando a chegada do circo no território brasileiro e a importância das famílias de circo como ambiente de pertencimento, de formação e de manutenção da arte circense. O texto traz ainda uma análise sobre a sobrevivência e evolução da arte circense e sobre a necessidade da criação das escolas de circo, principalmente da Escola Nacional de Circo. Ao contar a história da criação da ENCLO, destaco os principais agentes e responsáveis por sua idealização e implementação, e os fatos históricos e políticos mais marcantes que influenciaram a sua criação. Através do recurso das entrevistas realizadas com professores e alunos da ENCLO, pude conhecer como era o processo de ensino-aprendizagem da arte circense praticada no ambiente das famílias de circo e, ao analisar os fundamentos dessa “pedagogia”, empírica, ritual e ancestral, pude conhecer também, não somente, a relação dos circenses com a escola formal, mas ainda a história de como esses professores entrevistados foram convidados para dar aula na ENCLO. Desta forma, o estudo aborda os desafios pedagógicos enfrentados no processo de transição do modelo de ensino do circo-escola familiar para o modelo de ensino da escola-circo instituição, sendo esta mantida pelo governo federal com estrutura de Escola Nacional de Circo. Por fim, procuro analisar tanto a transição do modo de ensinar circo, como a própria ENCLO, dentro de duas perspectivas: a da memória e da história. Nas duas perspectivas, destacam-se as relações entre oralidade e institucionalização, entre tradição e renovação no ensino das artes circenses, e o estudo dessas relações pretende, então, oferecer subsídios para uma reflexão acerca do desenvolvimento da ENCLO, tanto na perspectiva da história voltada ao passado, com vistas a resguardar seus vínculos ancestrais e sua memória viva, quanto na perspectiva da história voltada ao porvir, como maneira de compreender o impulso desse desenvolvimento na direção do futuro.
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Para tal, realiza-se uma revisão bibliográfica acerca da origem dos circos e dos artistas circenses, um panorama de como essa arte evoluiu ao longo dos tempos, destacando a chegada do circo no território brasileiro e a importância das famílias de circo como ambiente de pertencimento, de formação e de manutenção da arte circense. O texto traz ainda uma análise sobre a sobrevivência e evolução da arte circense e sobre a necessidade da criação das escolas de circo, principalmente da Escola Nacional de Circo. Ao contar a história da criação da ENCLO, destaco os principais agentes e responsáveis por sua idealização e implementação, e os fatos históricos e políticos mais marcantes que influenciaram a sua criação. Através do recurso das entrevistas realizadas com professores e alunos da ENCLO, pude conhecer como era o processo de ensino-aprendizagem da arte circense praticada no ambiente das famílias de circo e, ao analisar os fundamentos dessa “pedagogia”, empírica, ritual e ancestral, pude conhecer também, não somente, a relação dos circenses com a escola formal, mas ainda a história de como esses professores entrevistados foram convidados para dar aula na ENCLO. Desta forma, o estudo aborda os desafios pedagógicos enfrentados no processo de transição do modelo de ensino do circo-escola familiar para o modelo de ensino da escola-circo instituição, sendo esta mantida pelo governo federal com estrutura de Escola Nacional de Circo. Por fim, procuro analisar tanto a transição do modo de ensinar circo, como a própria ENCLO, dentro de duas perspectivas: a da memória e da história. Nas duas perspectivas, destacam-se as relações entre oralidade e institucionalização, entre tradição e renovação no ensino das artes circenses, e o estudo dessas relações pretende, então, oferecer subsídios para uma reflexão acerca do desenvolvimento da ENCLO, tanto na perspectiva da história voltada ao passado, com vistas a resguardar seus vínculos ancestrais e sua memória viva, quanto na perspectiva da história voltada ao porvir, como maneira de compreender o impulso desse desenvolvimento na direção do futuro.This study aims to understand and contribute to the composition of theLuiz OlimechaNational Circus School creation history, and to investigate the teaching-learning process of circus art practiced within circus families, prior to the creation of the school, and, furthermore, analyze how this “pedagogy” was applied in the implementation of ENCLO (Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha), since the teachers invited to compose the teaching staff were mostly from traditional circus families. To this end, I begin with a bibliographic review about the origins of circuses and circus artists, an overview of how this art has evolved over time, highlighting the arrival of the circus in Brazilian territory, as well as the importance of circus families as an environment of belonging, training and maintenance of circus art. This work also provides an analysis of the survival and evolution of circus art and the need to create circus schools, mainly the National Circus School. When telling the story of the creation of ENCLO, the research highlights the main agents responsible for its idealization and implementation, and also the most striking historical and political facts that influenced its creation. Through interviews carried out with ENCLO teachers and students, I was able to learn about the teaching-learning process of circus art practiced in the environment of circus families and, by analyzing the foundations of thisempirical, ritual and ancestral “pedagogy”,I was also able to learn not only about the relationship between circus performers and formal schools, but also the story of how these interviewed teachers were invited to teach at ENCLO. In this way, the study addresses the pedagogical challenges faced in the transition process from the family circus-schoolteaching modeltowards a new one, characterized by the inception of circus art pedagogy within an institutional structure such as the National Circus School.Finally, I seek to analyze the transition in the way of teaching circus, and ENCLO structure itself, from two perspectives: memory and history. In both perspectives, the relationships between orality and institutionalization, between tradition and renewal in the teaching of circus arts stand out, and the study of these relationships intends, then, to offer subsidies for a reflection on the development of ENCLO, from the perspective of history focused on to the past, with a view to safeguarding its ancestral links and its living memory, as well as from the perspective of history focused on the future, as a way of understanding the impulse of this development towards the future.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFaria, Lia Ciomar Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460Nolasco-Silva, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/6236498913421435Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabralhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649http://lattes.cnpq.br/4328826368811697Nogueira, Patrick da Costa Pereira2024-07-04T19:39:10Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Patrick da Costa Pereira. Do circo escola à Escola de Circo: caminhos pedagógicos e cenários políticos na história da implantação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-09-03T19:44:40Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/22325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-09-03T19:44:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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