Experienciar: entre cartas e constituição docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Lima, Renata Morais
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995
Resumo: Talvez... todos os professores se formem e transformem. Quem nunca tremeu, se sentiu inseguro, ou teve aquela sensação de que lhe roubaram o ser ? Esta busca por experiências que deixem ver a constituição docente, atenção, presença, silêncio, ganha corpo com as cartas. Elas são um convite, um jogo de cartear, que ao enviar e receber palavras, acompanha processos. Aqui, professoras e professores são artistas de si, pois, deram a ver as linhas de subjetivação que compuseram seus processos formativos, como cada uma e cada um se constituíram docentes. Com a escrita de cartas também busquei por uma autoformação, transformando esta pesquisa em uma dissertação-experiência, em que vida e pesquisa não se dissociam. A experiência também se caracteriza pela transformação que acontece com a escrita, dando forma ao pensamento, provocando desaprendizagens. Esta pesquisa atravessada por correspondências, de cartas, de e-mails, de lembranças, enfim de encontros, tentou capturar os ares de uma estética de si docente. Em suma, as cartas são um dispositivo metodológico que emergiu do texto A escrita de si de Michel Foucault, e com os atravessamentos durante o percurso do Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Com Michel Foucault mostro como a carta age e produz presença. Com estes princípios da correspondência, como está no texto a escrita de si , esta pesquisa se desenhou em três momentos, explicitados por meio de verbos no infinitivo- enviar, escrever e experienciar que crivam, na experiência a força de um encontro, seus diversos modos de usá-los, suas presenças e a invenção de si por si mesmo.
id UERJ_6fcea465ff327385538dd45bfd85baf4
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9995
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Experienciar: entre cartas e constituição docenteExperiencia: entre cartas y constitución docenteExperienciaCartasFormación de profesoresEstética docenteExperiênciaCartasFormação de professoresEstética docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTalvez... todos os professores se formem e transformem. Quem nunca tremeu, se sentiu inseguro, ou teve aquela sensação de que lhe roubaram o ser ? Esta busca por experiências que deixem ver a constituição docente, atenção, presença, silêncio, ganha corpo com as cartas. Elas são um convite, um jogo de cartear, que ao enviar e receber palavras, acompanha processos. Aqui, professoras e professores são artistas de si, pois, deram a ver as linhas de subjetivação que compuseram seus processos formativos, como cada uma e cada um se constituíram docentes. Com a escrita de cartas também busquei por uma autoformação, transformando esta pesquisa em uma dissertação-experiência, em que vida e pesquisa não se dissociam. A experiência também se caracteriza pela transformação que acontece com a escrita, dando forma ao pensamento, provocando desaprendizagens. Esta pesquisa atravessada por correspondências, de cartas, de e-mails, de lembranças, enfim de encontros, tentou capturar os ares de uma estética de si docente. Em suma, as cartas são um dispositivo metodológico que emergiu do texto A escrita de si de Michel Foucault, e com os atravessamentos durante o percurso do Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Com Michel Foucault mostro como a carta age e produz presença. Com estes princípios da correspondência, como está no texto a escrita de si , esta pesquisa se desenhou em três momentos, explicitados por meio de verbos no infinitivo- enviar, escrever e experienciar que crivam, na experiência a força de um encontro, seus diversos modos de usá-los, suas presenças e a invenção de si por si mesmo.Quizas... todos los profesores se formen y transformen. ¿Quién nunca tembló, se sentió inseguro, o tuvo aquella sensación de que le han robado el ser ? Esta búsqueda por experiencias que dejen a ver la constitución docente, atención, presencia, silencio, gana cuerpo con las cartas. Ellas son una invitación, un juego de cartas, que al enviar y recibir palabras, acompaña procesos. Aquí, profesoras y profesores son artistas de sí, pues, dieron a ver las líneas de subjetivación que han compuesto sus procesos formativos, como cada una e cada un se han constituido docentes. Con la escritura de cartas también he buscado por una autoformación, transformando esta investigación en una disertación-experiencia, donde vida y investigación no se disocian. La experiencia también se caracteriza por la transformación que ocurre por la escritura, dando forma al pensamiento, provocando disaprendizajes. Esta investigación atravesada por correspondencias, de cartas, de e-mails, de recuerdos, por fin de encuentros, intentó capturar los aires de una estética de sí docente. Sumamente, las cartas son un dispositivo metodologico que emergió del texto A escrita de si (FOUCAULT, 2010a) y con los atravesamientos mientras de daba el percurso de Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Con Michel Foucault muestro como la carta actúa y produce presencia. Con esteoss principios de la correspondencia, como esta en el texto escrita de si , esta investigación se ha diseñado en tres momentos, explicitados por medio de verbos en el infinitivo- enviar, escribir y experienciar que crivan, en la experiencia la fuerza de un encuentro, sus diversos modos de utilizarlos, sus presencias y la invención de sí por sí mismo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisDias, Rosimeri de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4701136188544538Ferrari, Andersonhttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997Ribetto, Anelice Astridhttp://www.ffp.uerj.br/Lima, Renata Morais2021-01-05T21:32:21Z2018-05-092017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Renata Morais. Experienciar: entre cartas e constituição docente. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:23Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/9995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Experienciar: entre cartas e constituição docente
Experiencia: entre cartas y constitución docente
title Experienciar: entre cartas e constituição docente
spellingShingle Experienciar: entre cartas e constituição docente
Lima, Renata Morais
Experiencia
Cartas
Formación de profesores
Estética docente
Experiência
Cartas
Formação de professores
Estética docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Experienciar: entre cartas e constituição docente
title_full Experienciar: entre cartas e constituição docente
title_fullStr Experienciar: entre cartas e constituição docente
title_full_unstemmed Experienciar: entre cartas e constituição docente
title_sort Experienciar: entre cartas e constituição docente
author Lima, Renata Morais
author_facet Lima, Renata Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Rosimeri de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4701136188544538
Ferrari, Anderson
http://lattes.cnpq.br/1349390714783997
Ribetto, Anelice Astrid
http://www.ffp.uerj.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Renata Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Experiencia
Cartas
Formación de profesores
Estética docente
Experiência
Cartas
Formação de professores
Estética docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Experiencia
Cartas
Formación de profesores
Estética docente
Experiência
Cartas
Formação de professores
Estética docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Talvez... todos os professores se formem e transformem. Quem nunca tremeu, se sentiu inseguro, ou teve aquela sensação de que lhe roubaram o ser ? Esta busca por experiências que deixem ver a constituição docente, atenção, presença, silêncio, ganha corpo com as cartas. Elas são um convite, um jogo de cartear, que ao enviar e receber palavras, acompanha processos. Aqui, professoras e professores são artistas de si, pois, deram a ver as linhas de subjetivação que compuseram seus processos formativos, como cada uma e cada um se constituíram docentes. Com a escrita de cartas também busquei por uma autoformação, transformando esta pesquisa em uma dissertação-experiência, em que vida e pesquisa não se dissociam. A experiência também se caracteriza pela transformação que acontece com a escrita, dando forma ao pensamento, provocando desaprendizagens. Esta pesquisa atravessada por correspondências, de cartas, de e-mails, de lembranças, enfim de encontros, tentou capturar os ares de uma estética de si docente. Em suma, as cartas são um dispositivo metodológico que emergiu do texto A escrita de si de Michel Foucault, e com os atravessamentos durante o percurso do Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Com Michel Foucault mostro como a carta age e produz presença. Com estes princípios da correspondência, como está no texto a escrita de si , esta pesquisa se desenhou em três momentos, explicitados por meio de verbos no infinitivo- enviar, escrever e experienciar que crivam, na experiência a força de um encontro, seus diversos modos de usá-los, suas presenças e a invenção de si por si mesmo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2018-05-09
2021-01-05T21:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Renata Morais. Experienciar: entre cartas e constituição docente. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995
identifier_str_mv LIMA, Renata Morais. Experienciar: entre cartas e constituição docente. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133588024524800