Experienciar: entre cartas e constituição docente
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995 |
Resumo: | Talvez... todos os professores se formem e transformem. Quem nunca tremeu, se sentiu inseguro, ou teve aquela sensação de que lhe roubaram o ser ? Esta busca por experiências que deixem ver a constituição docente, atenção, presença, silêncio, ganha corpo com as cartas. Elas são um convite, um jogo de cartear, que ao enviar e receber palavras, acompanha processos. Aqui, professoras e professores são artistas de si, pois, deram a ver as linhas de subjetivação que compuseram seus processos formativos, como cada uma e cada um se constituíram docentes. Com a escrita de cartas também busquei por uma autoformação, transformando esta pesquisa em uma dissertação-experiência, em que vida e pesquisa não se dissociam. A experiência também se caracteriza pela transformação que acontece com a escrita, dando forma ao pensamento, provocando desaprendizagens. Esta pesquisa atravessada por correspondências, de cartas, de e-mails, de lembranças, enfim de encontros, tentou capturar os ares de uma estética de si docente. Em suma, as cartas são um dispositivo metodológico que emergiu do texto A escrita de si de Michel Foucault, e com os atravessamentos durante o percurso do Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Com Michel Foucault mostro como a carta age e produz presença. Com estes princípios da correspondência, como está no texto a escrita de si , esta pesquisa se desenhou em três momentos, explicitados por meio de verbos no infinitivo- enviar, escrever e experienciar que crivam, na experiência a força de um encontro, seus diversos modos de usá-los, suas presenças e a invenção de si por si mesmo. |
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Experienciar: entre cartas e constituição docenteExperiencia: entre cartas y constitución docenteExperienciaCartasFormación de profesoresEstética docenteExperiênciaCartasFormação de professoresEstética docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTalvez... todos os professores se formem e transformem. Quem nunca tremeu, se sentiu inseguro, ou teve aquela sensação de que lhe roubaram o ser ? Esta busca por experiências que deixem ver a constituição docente, atenção, presença, silêncio, ganha corpo com as cartas. Elas são um convite, um jogo de cartear, que ao enviar e receber palavras, acompanha processos. Aqui, professoras e professores são artistas de si, pois, deram a ver as linhas de subjetivação que compuseram seus processos formativos, como cada uma e cada um se constituíram docentes. Com a escrita de cartas também busquei por uma autoformação, transformando esta pesquisa em uma dissertação-experiência, em que vida e pesquisa não se dissociam. A experiência também se caracteriza pela transformação que acontece com a escrita, dando forma ao pensamento, provocando desaprendizagens. Esta pesquisa atravessada por correspondências, de cartas, de e-mails, de lembranças, enfim de encontros, tentou capturar os ares de uma estética de si docente. Em suma, as cartas são um dispositivo metodológico que emergiu do texto A escrita de si de Michel Foucault, e com os atravessamentos durante o percurso do Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Com Michel Foucault mostro como a carta age e produz presença. Com estes princípios da correspondência, como está no texto a escrita de si , esta pesquisa se desenhou em três momentos, explicitados por meio de verbos no infinitivo- enviar, escrever e experienciar que crivam, na experiência a força de um encontro, seus diversos modos de usá-los, suas presenças e a invenção de si por si mesmo.Quizas... todos los profesores se formen y transformen. ¿Quién nunca tembló, se sentió inseguro, o tuvo aquella sensación de que le han robado el ser ? Esta búsqueda por experiencias que dejen a ver la constitución docente, atención, presencia, silencio, gana cuerpo con las cartas. Ellas son una invitación, un juego de cartas, que al enviar y recibir palabras, acompaña procesos. Aquí, profesoras y profesores son artistas de sí, pues, dieron a ver las líneas de subjetivación que han compuesto sus procesos formativos, como cada una e cada un se han constituido docentes. Con la escritura de cartas también he buscado por una autoformación, transformando esta investigación en una disertación-experiencia, donde vida y investigación no se disocian. La experiencia también se caracteriza por la transformación que ocurre por la escritura, dando forma al pensamiento, provocando disaprendizajes. Esta investigación atravesada por correspondencias, de cartas, de e-mails, de recuerdos, por fin de encuentros, intentó capturar los aires de una estética de sí docente. Sumamente, las cartas son un dispositivo metodologico que emergió del texto A escrita de si (FOUCAULT, 2010a) y con los atravesamientos mientras de daba el percurso de Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro. Con Michel Foucault muestro como la carta actúa y produce presencia. Con esteoss principios de la correspondencia, como esta en el texto escrita de si , esta investigación se ha diseñado en tres momentos, explicitados por medio de verbos en el infinitivo- enviar, escribir y experienciar que crivan, en la experiencia la fuerza de un encuentro, sus diversos modos de utilizarlos, sus presencias y la invención de sí por sí mismo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisDias, Rosimeri de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4701136188544538Ferrari, Andersonhttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997Ribetto, Anelice Astridhttp://www.ffp.uerj.br/Lima, Renata Morais2021-01-05T21:32:21Z2018-05-092017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Renata Morais. Experienciar: entre cartas e constituição docente. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:23Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/9995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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