Os operários da fé e a divulgação da ordem religiosa: o projeto de educação católica em O Apostolo (1866-1882)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gomes, Eveline Viterbo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10504
Resumo: Este trabalho tem como tema as representações sobre educação católica presentes nos editoriais de O Apostolo, entre os anos de 1866 e 1882. Definido pela historiografia como o principal periódico católico do século XIX, sob viés ultramontano, estabeleceu como linha editorial o fortalecimento do papado e do catolicismo entre os brasileiros, o combate ao regalismo e ao projeto liberal de laicização do Estado. Elogiado pelo Papa Pio IX (1846-1878) como uma arma da Igreja contra seus inimigos , esse periódico traçava as bases formativas da civilização cristã, dentre as quais destaco o papel da educação nesse processo. Em vista disso, estabeleceu-se como objetivo geral deste trabalho investigar, no periódico em questão, a proposta de educação católica defendida para o brasileiro de fins do século XIX. O exercício de investigação compreendeu a caracterização da criação do jornal O Apostolo no período definido neste estudo como primeira fase, tendo à frente o seu fundador e principal redator, monsenhor José Gonçalves Ferreira; e o estudo das abordagens sobre educação católica desenvolvidas nos editoriais do jornal O Apostolo como representações de educação próprias do grupo intelectual ao qual pertencia o referido monsenhor. Trata-se de pesquisa qualitativa, histórico-documental, no campo da História da Educação, apoiada nos conceitos de representação e práticas de Roger Chartier e na metodologia de pesquisa desenvolvida por meio dos impressos , de que trata Tânia Regina de Luca, uma vez que o periódico em questão é a fonte e também o objeto deste trabalho. Baseando-se em referências pertinentes e no trato da fonte, foi possível concluir que há nos editoriais uma proposta de formação educacional católica cujos agentes mãe/família, mestres/escola e párocos/escolas paroquiais e colégios confessionais são manejados em constante diálogo com as circunstâncias políticas e demandas sociais. Tudo isso desenvolvido numa redação de jornal que, para além da aparência de porta-voz da Igreja Católica e de sua representatividade demarcada pela figura do monsenhor, era palco de aproximações e distanciamentos, alianças e rupturas no interior do movimento ultramontano na Corte
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spelling Os operários da fé e a divulgação da ordem religiosa: o projeto de educação católica em O Apostolo (1866-1882)The workers of the faith and the spreading of the religious order: the project of Catholic education in O Apostolo (1866-1882)Catholic PressCatholic educationO ApostoloImprensa católicaEducação católicaJosé Gonçalves FerreiraEducaçãoPeriódicos BrasileirosFerreira, José Gonçalves, 1826-1883CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEste trabalho tem como tema as representações sobre educação católica presentes nos editoriais de O Apostolo, entre os anos de 1866 e 1882. Definido pela historiografia como o principal periódico católico do século XIX, sob viés ultramontano, estabeleceu como linha editorial o fortalecimento do papado e do catolicismo entre os brasileiros, o combate ao regalismo e ao projeto liberal de laicização do Estado. Elogiado pelo Papa Pio IX (1846-1878) como uma arma da Igreja contra seus inimigos , esse periódico traçava as bases formativas da civilização cristã, dentre as quais destaco o papel da educação nesse processo. Em vista disso, estabeleceu-se como objetivo geral deste trabalho investigar, no periódico em questão, a proposta de educação católica defendida para o brasileiro de fins do século XIX. O exercício de investigação compreendeu a caracterização da criação do jornal O Apostolo no período definido neste estudo como primeira fase, tendo à frente o seu fundador e principal redator, monsenhor José Gonçalves Ferreira; e o estudo das abordagens sobre educação católica desenvolvidas nos editoriais do jornal O Apostolo como representações de educação próprias do grupo intelectual ao qual pertencia o referido monsenhor. Trata-se de pesquisa qualitativa, histórico-documental, no campo da História da Educação, apoiada nos conceitos de representação e práticas de Roger Chartier e na metodologia de pesquisa desenvolvida por meio dos impressos , de que trata Tânia Regina de Luca, uma vez que o periódico em questão é a fonte e também o objeto deste trabalho. Baseando-se em referências pertinentes e no trato da fonte, foi possível concluir que há nos editoriais uma proposta de formação educacional católica cujos agentes mãe/família, mestres/escola e párocos/escolas paroquiais e colégios confessionais são manejados em constante diálogo com as circunstâncias políticas e demandas sociais. Tudo isso desenvolvido numa redação de jornal que, para além da aparência de porta-voz da Igreja Católica e de sua representatividade demarcada pela figura do monsenhor, era palco de aproximações e distanciamentos, alianças e rupturas no interior do movimento ultramontano na CorteThis work has as its theme the representations on Catholic education present in the editorials of O Apostolo, between the years of 1866 and 1882. Defined by historiography as the main Catholic periodical of the XIX century, under ultramontane bias, established as editorial line the strengthening of the papacy and of Catholicism among Brazilians, the fight against regalism and the liberal project of state secularization. Praised by Pope Pius IX (1846-1878) as a weapon of the Church against his "enemies," this journal traced the formative foundations of Christian civilization, among which I highlight the role of education in this process. In view of this, it was established as a general objective of this work to investigate, in the periodical in question, the proposal of Catholic education defended for Brazilian of the end of century XIX. The research exercise included the characterization of the creation of the newspaper O Apostolo in the period defined in this study as the first phase, with its founder and main editor, Monsignor José Gonçalves Ferreira; and the study of the approaches to Catholic education developed in the editorials of the newspaper O Apostolo as representations of education belonging to the intellectual group to which Monsignor belonged. This is a qualitative, historical-documentary research in the field of the History of Education, supported by Roger Chartier's concepts of representation and practices and the research methodology developed "through print", which is addressed by Tania Regina de Luca, a the journal in question is the source and also the object of this work. Based on pertinent references and source treatment, it was possible to conclude that there is in the editorials a proposal for Catholic educational training whose agents - mother / family, teachers / school and parish priests / schools and denominational colleges - are handled in constant dialogue with political circumstances and social demands. All this was developed in a newspaper editorial which, in addition to the appearance of the spokesperson of the Catholic Church and its representativeness demarcated by the figure of the monsignor, was the scene of approximations and distances, alliances and ruptures within the ultramontane movement in the CourtUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoVasconcelos, Maria Celi Chaveshttp://lattes.cnpq.br/9511377122315447Mignot, Ana Chrystina Venanciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727036E5Faria, Lia Ciomar Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460Anjos, Juarez José Tuchinski doshttp://lattes.cnpq.br/7560916850762011Gomes, Eveline Viterbo2021-01-05T21:52:27Z2019-03-222018-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Eveline Viterbo. 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