Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Antônio Carlos da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285
Resumo: O presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão.
id UERJ_f8b53e84e5c327318dbadf822d096e62
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/18285
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Juventude, educação e periferia: os sentidos da escolaYouth education and periphery: the school sensesYouthEducationUrban PeripheryJuventudeEducaçãoPeriferia urbanaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOO presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão.This study, conducted based on bibliographic research and field activity, revisits issues of schooling of young people from the periphery, in the daily life of a school in the periphery, in the metropolitan region of RJ/Baixada Fluminense, addressing the implications of cultures, Brazilian educational policy and the processes of social vulnerability, exclusion and stigma for an educational practice in the contemporary world. The author addresses conceptual questions about youth, cultures, social exclusion, urban periphery and fosters the debate about the relevance of investigating the ways of thinking the meanings of schooling for popular young people and their teachers in a school in the periphery, reflects on the conceptions presented by young people and their teachers on the relationship between youth and school, defending the offer of a pedagogical project that is the protagonist in the formation and emancipation of youth installed in In/Exclusion borders.Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrinspun, Miriam Paura Sabrosa ZippinFaria, Lia Ciomar Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460Thomaz, Sueli Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0259985201932609Menezes, IsabelNeves, Antonio Maurício Castanheira dashttp://lattes.cnpq.br/1373547064182292Silva, Antônio Carlos da2022-08-26T14:07:47Z2011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:18Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
Youth education and periphery: the school senses
title Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
spellingShingle Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
Silva, Antônio Carlos da
Youth
Education
Urban Periphery
Juventude
Educação
Periferia urbana
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
title_full Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
title_fullStr Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
title_full_unstemmed Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
title_sort Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
author Silva, Antônio Carlos da
author_facet Silva, Antônio Carlos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grinspun, Miriam Paura Sabrosa Zippin
Faria, Lia Ciomar Macedo de
http://lattes.cnpq.br/2897590944180460
Thomaz, Sueli Barbosa
http://lattes.cnpq.br/0259985201932609
Menezes, Isabel
Neves, Antonio Maurício Castanheira das
http://lattes.cnpq.br/1373547064182292
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônio Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Youth
Education
Urban Periphery
Juventude
Educação
Periferia urbana
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
topic Youth
Education
Urban Periphery
Juventude
Educação
Periferia urbana
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description O presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-31
2022-08-26T14:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285
identifier_str_mv SILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133676521193472