Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285 |
Resumo: | O presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão. |
id |
UERJ_f8b53e84e5c327318dbadf822d096e62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/18285 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escolaYouth education and periphery: the school sensesYouthEducationUrban PeripheryJuventudeEducaçãoPeriferia urbanaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOO presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão.This study, conducted based on bibliographic research and field activity, revisits issues of schooling of young people from the periphery, in the daily life of a school in the periphery, in the metropolitan region of RJ/Baixada Fluminense, addressing the implications of cultures, Brazilian educational policy and the processes of social vulnerability, exclusion and stigma for an educational practice in the contemporary world. The author addresses conceptual questions about youth, cultures, social exclusion, urban periphery and fosters the debate about the relevance of investigating the ways of thinking the meanings of schooling for popular young people and their teachers in a school in the periphery, reflects on the conceptions presented by young people and their teachers on the relationship between youth and school, defending the offer of a pedagogical project that is the protagonist in the formation and emancipation of youth installed in In/Exclusion borders.Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrinspun, Miriam Paura Sabrosa ZippinFaria, Lia Ciomar Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460Thomaz, Sueli Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0259985201932609Menezes, IsabelNeves, Antonio Maurício Castanheira dashttp://lattes.cnpq.br/1373547064182292Silva, Antônio Carlos da2022-08-26T14:07:47Z2011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:18Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola Youth education and periphery: the school senses |
title |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
spellingShingle |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola Silva, Antônio Carlos da Youth Education Urban Periphery Juventude Educação Periferia urbana CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
title_full |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
title_fullStr |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
title_full_unstemmed |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
title_sort |
Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola |
author |
Silva, Antônio Carlos da |
author_facet |
Silva, Antônio Carlos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grinspun, Miriam Paura Sabrosa Zippin Faria, Lia Ciomar Macedo de http://lattes.cnpq.br/2897590944180460 Thomaz, Sueli Barbosa http://lattes.cnpq.br/0259985201932609 Menezes, Isabel Neves, Antonio Maurício Castanheira das http://lattes.cnpq.br/1373547064182292 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antônio Carlos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Youth Education Urban Periphery Juventude Educação Periferia urbana CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
topic |
Youth Education Urban Periphery Juventude Educação Periferia urbana CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
O presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-31 2022-08-26T14:07:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285 |
identifier_str_mv |
SILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1829133676521193472 |