A valorização do magistério público no âmbito das normativas do Estado do Amazonas
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8141 |
Resumo: | A dissertação trata sobre as políticas de valorização dos docentes da rede pública estadual de ensino do Estado do Amazonas. Está relacionada à linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Estudo desenvolvimento no Grupo Gênero, Trabalho e Educação. Teve por objetivo geral analisar as políticas de valorização do magistério público no Amazonas quanto à carreira do professor na educação básica. Para tanto, foram constituídos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos da Política de Educação que contribuíram para a valorização dos professores; e conhecer a trajetória das legislações e os atos normativos que regulamentam a carreira dos professores da rede estadual de ensino do Amazonas, até o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da SEDUC/AM. A metodologia empregada foi à dialética materialista, em que destacamos as categorias da totalidade, contradição e mediação como centrais, levando em consideração o processo histórico trilhado para chegar aos atos normativos que subsidiam o processo de valorização do magistério no Amazonas. A pesquisa consistiu em análise documental e bibliográfica, baseando-se em legislações no âmbito nacional e estadual, envolvendo documentos técnicos com dados estatísticos, que foram coletados na Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas. O diálogo, nesta pesquisa, buscou em seus fundamentos, evidenciar que a profissão docente está sendo valorizada, tendo sua remuneração aumentada com garantias existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto – SEDUC. Teve o financiamento da CAPES, SEDUC/AM. |
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A valorização do magistério público no âmbito das normativas do Estado do AmazonasThe valorization of public teaching in the scope of the regulations of the State of AmazonasProfessores - Valorização profissionalProfessores - Educação básicaMagistério públicoProfessores - Satisfação no trabalhoPolítica de EducaçãoCIÊNCIAS HUMANASPolíticas de valorização do magistério públicoPlano de CargosCarreira docenteRemuneraçãoA dissertação trata sobre as políticas de valorização dos docentes da rede pública estadual de ensino do Estado do Amazonas. Está relacionada à linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Estudo desenvolvimento no Grupo Gênero, Trabalho e Educação. Teve por objetivo geral analisar as políticas de valorização do magistério público no Amazonas quanto à carreira do professor na educação básica. Para tanto, foram constituídos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos da Política de Educação que contribuíram para a valorização dos professores; e conhecer a trajetória das legislações e os atos normativos que regulamentam a carreira dos professores da rede estadual de ensino do Amazonas, até o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da SEDUC/AM. A metodologia empregada foi à dialética materialista, em que destacamos as categorias da totalidade, contradição e mediação como centrais, levando em consideração o processo histórico trilhado para chegar aos atos normativos que subsidiam o processo de valorização do magistério no Amazonas. A pesquisa consistiu em análise documental e bibliográfica, baseando-se em legislações no âmbito nacional e estadual, envolvendo documentos técnicos com dados estatísticos, que foram coletados na Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas. O diálogo, nesta pesquisa, buscou em seus fundamentos, evidenciar que a profissão docente está sendo valorizada, tendo sua remuneração aumentada com garantias existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto – SEDUC. Teve o financiamento da CAPES, SEDUC/AM.The dissertation deals with the valuation policies of teachers in the state public school system in the State of Amazonas. It is related to line 2 - Education, Public Policies and Regional Development. I study development in the Gender, Work and Education Group. It had the general objective of analyzing the policies of valorization of public teaching in the Amazon as the career of the teacher in basic education. To this end, the following specific objectives were established: to identify the elements of the Education Policy that contributed to the valorization of teachers; and to know the trajectory of laws and normative acts that regulate the career of teachers in the state education network of Amazonas, up to the Positions, Career and Compensation Plan for SEDUC / AM servers. The methodology used was materialistic dialectics, we highlight the categories of totality, contradiction and mediation as central, taking into account the historical process followed to arrive at the normative acts that subsidize the process of valuing the teaching profession in Amazonas. The research consisted of documentary and bibliographic analysis, based on national and state legislation, involving technical documents with statistical data, which were collected at the Department of Education and Sport of the State of Amazonas. The dialogue in this research sought in its foundations, to show that the teaching profession is being valued, with its remuneration increased with guarantees existing in the Plan of Positions, Careers and Remuneration of the employees of the State Secretariat of Education and Sport - SEDUC. It was financed by CAPES, SEDUC / AM.*Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Falcão, Nádia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Salazar, Deuzilene Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909Mendes, Ione Maria Caetanohttp://lattes.cnpq.br/55838553303954002021-02-26T23:53:20Z2020-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Ione Maria Caetano. A valorização do magistério público no âmbito das normativas do Estado do Amazonas. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8141porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-27T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-27T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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