Análise de alternativas logísticas para o transporte de cabotagem do Amazonas utilizando simulação computacional
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3538 |
Resumo: | A cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, utilizando via marítima ou esta em conjunto com navegação interior. No Estado do Amazonas a cabotagem é utilizada principalmente para transportar carga geral e contêineres, sendo que a movimentação de carga conteinizada possui o maior potencial de crescimento devido a existência do Polo Industrial de Manaus (PIM), o que torna o porto da cidade de Manaus o principal concentrador de carga da Região Norte. Este trabalho propõe a simulação de cenários alternativos para o transporte de cabotagem do Estado do Amazonas utilizando técnicas de simulação computacional para avaliar a eficiência operacional da implementação do serviço feeder adaptado ao contexto regional. O estudo caracterizou o transporte de cabotagem no estado do Amazonas permitindo a modelagem do sistema real. A partir do levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de serviço feeder e portos concentradores foi elaborado cenários alternativos para implementação dessas abordagens no transporte regional. Desta forma, foi possível simular no ambiente ARENA os modelos e cenários construídos, a fim de verificar o desempenho operacional do sistema. Os resultados apontaram que a viabilidade operacional do uso de portos concentradores e serviço feeder depende do equilíbrio entre a demanda por movimentação de contêineres e a capacidade de movimentação do porto concentrador e demais portos feeders atendidos. Portanto, o estudo revela que é necessário equacionar o volume de cargas conteinizadas que o estado do Amazonas é capaz de gerar e atrair com as características operacionais do porto concentrador, para evitar que ocorra investimentos desnecessários para criação de infraestruturas de transporte que possam ser sub-utilizadas ou não atendam a demanda exigida. |
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Análise de alternativas logísticas para o transporte de cabotagem do Amazonas utilizando simulação computacionalCabotagemSimulaçãoTransporte aquaviárioCabotageSimulationWater transportENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, utilizando via marítima ou esta em conjunto com navegação interior. No Estado do Amazonas a cabotagem é utilizada principalmente para transportar carga geral e contêineres, sendo que a movimentação de carga conteinizada possui o maior potencial de crescimento devido a existência do Polo Industrial de Manaus (PIM), o que torna o porto da cidade de Manaus o principal concentrador de carga da Região Norte. Este trabalho propõe a simulação de cenários alternativos para o transporte de cabotagem do Estado do Amazonas utilizando técnicas de simulação computacional para avaliar a eficiência operacional da implementação do serviço feeder adaptado ao contexto regional. O estudo caracterizou o transporte de cabotagem no estado do Amazonas permitindo a modelagem do sistema real. A partir do levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de serviço feeder e portos concentradores foi elaborado cenários alternativos para implementação dessas abordagens no transporte regional. Desta forma, foi possível simular no ambiente ARENA os modelos e cenários construídos, a fim de verificar o desempenho operacional do sistema. Os resultados apontaram que a viabilidade operacional do uso de portos concentradores e serviço feeder depende do equilíbrio entre a demanda por movimentação de contêineres e a capacidade de movimentação do porto concentrador e demais portos feeders atendidos. Portanto, o estudo revela que é necessário equacionar o volume de cargas conteinizadas que o estado do Amazonas é capaz de gerar e atrair com as características operacionais do porto concentrador, para evitar que ocorra investimentos desnecessários para criação de infraestruturas de transporte que possam ser sub-utilizadas ou não atendam a demanda exigida.Cabotage is made between ports of the same country, using sea or sea with waterway. In the state of Amazonas cabotage is mainly used to transport general cargo and containers, but cargo in containers handling has the largest growth potential due to the existence of the Polo Industrial de Manaus (PIM), which makes the port city of Manaus the main cargo hub in the Northern Region. This paper proposes the simulation of alternative scenarios for cabotage in the State of Amazonas using techniques of computer simulation to do evaluation of the operational efficiency on implementation service feeder adapted to the regional context. The study characterized the cabotage in the State of Amazonas enabling the modeling of the real system in the state. From the literature concerning the concepts of service feeder and hubs ports was developed alternative scenarios for implementing these approaches in regional transport. Thus it was possible to simulate with software ARENA the models and scenarios constructed in order to verify the performance of the system. The results showed that the operational viability of the use of hubs ports and feeder service depends on the balance between the demand for container handling and the capacity of the hub port and other ports feeders supported. Therefore, the study shows that it is necessary to equate the volume of container cargo that state of Amazonas is able to generate and attract with the operational characteristics of the hub port to avoid causing unnecessary investments for creation of transport infrastructure that may be underutilized or do not support the demand required.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoKuwahara, NelsonMedeiros, Rafael Limahttp://lattes.cnpq.br/34029746957596952015-04-22T22:10:42Z2013-10-232013-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMedeiros, Rafael Lima. Análise de alternativas logísticas para o transporte de cabotagem do Amazonas utilizando simulação computacional. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-10T14:47:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-10T14:47:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, utilizando via marítima ou esta em conjunto com navegação interior. No Estado do Amazonas a cabotagem é utilizada principalmente para transportar carga geral e contêineres, sendo que a movimentação de carga conteinizada possui o maior potencial de crescimento devido a existência do Polo Industrial de Manaus (PIM), o que torna o porto da cidade de Manaus o principal concentrador de carga da Região Norte. Este trabalho propõe a simulação de cenários alternativos para o transporte de cabotagem do Estado do Amazonas utilizando técnicas de simulação computacional para avaliar a eficiência operacional da implementação do serviço feeder adaptado ao contexto regional. O estudo caracterizou o transporte de cabotagem no estado do Amazonas permitindo a modelagem do sistema real. A partir do levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de serviço feeder e portos concentradores foi elaborado cenários alternativos para implementação dessas abordagens no transporte regional. Desta forma, foi possível simular no ambiente ARENA os modelos e cenários construídos, a fim de verificar o desempenho operacional do sistema. Os resultados apontaram que a viabilidade operacional do uso de portos concentradores e serviço feeder depende do equilíbrio entre a demanda por movimentação de contêineres e a capacidade de movimentação do porto concentrador e demais portos feeders atendidos. Portanto, o estudo revela que é necessário equacionar o volume de cargas conteinizadas que o estado do Amazonas é capaz de gerar e atrair com as características operacionais do porto concentrador, para evitar que ocorra investimentos desnecessários para criação de infraestruturas de transporte que possam ser sub-utilizadas ou não atendam a demanda exigida. |
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