Potencialidades do trabalho colaborativo nas práticas investigativas em educação matemática durante o estágio supervisionado de estudantes indígenas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Castro, Rodrigo Brasil
Outros Autores: ttp://lattes.cnpq.br/3566432613810356
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9536
Resumo: Se, nos tempos atuais, realizar atividades formativas nos Cursos de Licenciatura é um processo repleto de obstáculos, isso é ainda mais presente na Formação Inicial de Professores Indígenas. É nessa direção, portanto, que se encaminhou a nossa pesquisa, na discussão da problemática envolvendo a formação inicial de professores que ensinam Matemática nos contextos indígenas. Assim, como objeto de estudo, elegemos investigar as possíveis potencialidades do Trabalho Colaborativo no desenvolvimento das Práticas Investigativas em Educação Matemática (PIEM) na formação inicial de professores indígenas, durante a realização do Estágio Supervisionado. Deste modo, indagamos: Em que termos o Trabalho Colaborativo pode potencializar o uso das PIEM na Formação Inicial de Estudantes Indígenas? Com isso, objetivamos investigar as possíveis potencialidades do Trabalho Colaborativo no desenvolvimento das PIEM para Estudantes Indígenas durante a realização do Estágio Supervisionado. A pesquisa se ancora nas bases teóricas pertinentes às PIEM, modelo formativo oriundo dos estudos de Bacury (2017), que instiga mudanças e transformações nas futuras atitudes docentes ainda durante o Estágio Supervisionado. Como aporte teórico secundário, optamos por aliar esse modelo formativo de Bacuy (2017) aos estudos de Pimenta e Lima (2017), os de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015) e Souza (2015), a fim de ampliar nossos conhecimentos sobre o desenvolvimento da pesquisa na disciplina. Além disso, tendo em vista que nossa pesquisa se relaciona com a Formação de Professores Indígenas, damos continuidade às pesquisas de Junior e Fortunado (2018), com o mapeamento no Banco de Teses e Dissertações da Capes no período de 2018 a 2022, nos programas de Pós-graduação situados na região Norte, subsidiando o entendimento das pesquisas realizados no contexto de diversidade sociocultural. Com relação aos percursos metodológicos, essa pesquisa apresenta os traços de uma abordagem qualitativa nas acepções de Bauer e Gaskell (2008) e, também, nos estudos de Yin (2016). Conhecendo os caminhos da investigação, optamos pela Pesquisa Colaborativa com base nos estudos de Ferreira (2012), Bacury (2017) e Bacury e Gonçalves (2018), para os quais o caminho da pesquisa está centralizada na reflexão da formação inicial do futuro professor de Matemática. Contamos, ainda, com as contribuições dos partícipes, no caso, os estudantes regularmente matriculados na disciplina de Estágio III, na área de Ciências Exatas e Biológica, do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas/Faced/UFAM. Como lócus de pesquisa, tivemos o polo da região do Alto Rio Negro, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Como instrumento de recolha e análise de informações, na compreensão dos Percursos Formativos dos Futuros Professores Indígenas de Exatas e Biológicas – Alto Rio Negro, nos utilizamos das Narrativas de Formação desses partícipes, sobre temáticas que vão em direção aos “Princípios de Colaboração”, com base nos estudos de Ninin (2006; 2013; 2018) e Bacury (2017). No que concerne aos resultados dessa pesquisa, destacamos que o uso das PIEMs, sustentadas pelo Trabalho Colaborativo, durante a realização das disciplinas de estágio supervisionado no Curso FPI/Faced/UFAM da turma Alto Rio Negro/ área de Exatas e Biológicas, aponta para certas mudanças na postura dos estudantes indígenas como professores pesquisadores e investigadores de sua própria prática. Ao buscarem as compreensões sobre seu processo formativo e constitutivo na universidade, tomando como ponto de partida as histórias de suas comunidades; os meios econômicos; suas visões cosmológicas de mundo; as vozes das lideranças, e a importância da formação na Educação Superior, esses profissionais buscam fortalecer seus conhecimentos e contribuir com o ensino nas escolas indígenas de seus povos, bem como, a continuidade de sua caminhada acadêmica na formação continuada.
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Assim, como objeto de estudo, elegemos investigar as possíveis potencialidades do Trabalho Colaborativo no desenvolvimento das Práticas Investigativas em Educação Matemática (PIEM) na formação inicial de professores indígenas, durante a realização do Estágio Supervisionado. Deste modo, indagamos: Em que termos o Trabalho Colaborativo pode potencializar o uso das PIEM na Formação Inicial de Estudantes Indígenas? Com isso, objetivamos investigar as possíveis potencialidades do Trabalho Colaborativo no desenvolvimento das PIEM para Estudantes Indígenas durante a realização do Estágio Supervisionado. A pesquisa se ancora nas bases teóricas pertinentes às PIEM, modelo formativo oriundo dos estudos de Bacury (2017), que instiga mudanças e transformações nas futuras atitudes docentes ainda durante o Estágio Supervisionado. Como aporte teórico secundário, optamos por aliar esse modelo formativo de Bacuy (2017) aos estudos de Pimenta e Lima (2017), os de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015) e Souza (2015), a fim de ampliar nossos conhecimentos sobre o desenvolvimento da pesquisa na disciplina. Além disso, tendo em vista que nossa pesquisa se relaciona com a Formação de Professores Indígenas, damos continuidade às pesquisas de Junior e Fortunado (2018), com o mapeamento no Banco de Teses e Dissertações da Capes no período de 2018 a 2022, nos programas de Pós-graduação situados na região Norte, subsidiando o entendimento das pesquisas realizados no contexto de diversidade sociocultural. Com relação aos percursos metodológicos, essa pesquisa apresenta os traços de uma abordagem qualitativa nas acepções de Bauer e Gaskell (2008) e, também, nos estudos de Yin (2016). Conhecendo os caminhos da investigação, optamos pela Pesquisa Colaborativa com base nos estudos de Ferreira (2012), Bacury (2017) e Bacury e Gonçalves (2018), para os quais o caminho da pesquisa está centralizada na reflexão da formação inicial do futuro professor de Matemática. Contamos, ainda, com as contribuições dos partícipes, no caso, os estudantes regularmente matriculados na disciplina de Estágio III, na área de Ciências Exatas e Biológica, do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas/Faced/UFAM. Como lócus de pesquisa, tivemos o polo da região do Alto Rio Negro, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Como instrumento de recolha e análise de informações, na compreensão dos Percursos Formativos dos Futuros Professores Indígenas de Exatas e Biológicas – Alto Rio Negro, nos utilizamos das Narrativas de Formação desses partícipes, sobre temáticas que vão em direção aos “Princípios de Colaboração”, com base nos estudos de Ninin (2006; 2013; 2018) e Bacury (2017). No que concerne aos resultados dessa pesquisa, destacamos que o uso das PIEMs, sustentadas pelo Trabalho Colaborativo, durante a realização das disciplinas de estágio supervisionado no Curso FPI/Faced/UFAM da turma Alto Rio Negro/ área de Exatas e Biológicas, aponta para certas mudanças na postura dos estudantes indígenas como professores pesquisadores e investigadores de sua própria prática. Ao buscarem as compreensões sobre seu processo formativo e constitutivo na universidade, tomando como ponto de partida as histórias de suas comunidades; os meios econômicos; suas visões cosmológicas de mundo; as vozes das lideranças, e a importância da formação na Educação Superior, esses profissionais buscam fortalecer seus conhecimentos e contribuir com o ensino nas escolas indígenas de seus povos, bem como, a continuidade de sua caminhada acadêmica na formação continuada.If, in current times, carrying out training activities in Licentiate Courses is full of obstacles, then let us imagine specific ones for the Initial Training of Indigenous Teachers. In this direction, our research is directed, which brings as a theme, the initial formation of teachers who teach Mathematics, having as object of study the possible potentialities of Collaborative Work in the development of Investigative Practices in Mathematics Education in the initial formation of indigenous teachers, during the Accomplishments of the Supervised Internship. In this sense, we ask: In what terms can Collaborative Work enhance the use of Investigative Practices in Mathematics Education in the Initial Training of Indigenous Students? With this, we aim to: Investigate the possible potentialities of Collaborative Work in the development of Investigative Practices in Mathematics Education for Indigenous Students during the Supervised Internship. To this end, the research is anchored on the theoretical bases relevant to Investigative Practices in Mathematics Education (PIEM), a formative model of studies by Bacury (2017) that instigate changes and transform future teaching attitudes. Directing the development of this formative model in the discipline of Supervised Internship, with the studies of Pimenta; Lima (2017); Ghedin; Oliveira; Almeida (2015) and Gama; Souza (2015) expands our knowledge on the development of research in the discipline. Our research is related to the Training of Indigenous Teachers, we continue with Junior's research; Fortunado (2018), with the mapping in the Bank of Theses and Dissertations of Capes in the period from 2018 to 2022, in the Postgraduate programs located in the North region, subsidizing the understanding of the research carried out in the context of sociocultural diversity. The research has as a qualitative approach in the meanings of Bauer; Gaskell (2008), as well as the characteristics of the studies by Yin (2016). Knowing the paths of investigation, we opted for Collaborative Research based on the studies by Ferreira (2012), Bacury (2017) and Bacury; Gonçalves (2018), where the research path is centered on reflection on the initial training of future Mathematics teachers. We rely on the contributions of the participants, with students regularly enrolled in the Internship III discipline, in the area of Exact and Biological Sciences, of the Degree in Indigenous Teacher Training Course/Faced/UFAM. The study in question had as its locus the pole of the Alto Rio Negro region, located in the municipality of São Gabriel da Cachoeira/AM. As an instrument for collecting and analyzing information, we use the Training Paths of Future Indigenous Exact and Biological Teachers - Alto Rio Negro, which consists of the Training Narratives of these participants, on themes that go towards the "Principles of Collaboration" based on in studies by Ninin (2006; 2013, 2018); and Bacury (2017). With regard to the final results of this research, we highlight that the use of Investigative Practices in Mathematics Education supported by Collaborative Work, during the performance of supervised internship subjects in the FPI/Faced/UFAM Course of the Alto Rio Negro class/ Exact and Biological Sciences area , indicates changes in the attitude of indigenous students as professors, researchers and investigators of their own practice, as they seek understandings about their formative and constitutive process at the university, taking the histories of their communities as a starting point; economic means; their cosmological worldviews; the voices of leaders, and the importance of training in Higher Education, with the aim of strengthening their knowledge and contributing to teaching in indigenous schools of their peoples, as well as, in the continuity of their academic journey in continuing education.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBacury, Gerson Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4977144104768440Falcão, Nádia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Gonçalves, Tadeu Oliverhttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668Oliveira, Victor José Machado dehttp://lattes.cnpq.br/7335514115153220Castro, Rodrigo Brasilttp://lattes.cnpq.br/35664326138103562023-08-03T17:36:03Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Rodrigo Brasil. 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