Perfil antropométrico e alimentar de professores do ensino fundamental em 16 municípios do Estado do Amazonas
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do Pará
Faculdade de Ciências Farmacêuticas Brasil UFAM - UFPA Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4559 |
Resumo: | A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais de forma a possibilitar uma intervenção adequada e auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. O estado nutricional pode ser medido principalmente por parâmetros antropométricos e dietéticos. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil antropométrico e alimentar de professores do ensino fundamental em 16 municípios do interior do Amazonas. Participaram por livre demanda, 1.691 professores com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, inscritos no programa de ensino presencial mediado (PROFORMAR), no período julho a setembro de 2003. Os indivíduos foram avaliados segundo o índice de massa corporal (IMC) a partir de procedimentos padronizados durante as atividades acadêmicas previstas no curso. Os dados sobre o consumo alimentar foram registrados no recordatório de 24h (R24h) sendo também incluídas variáveis como peso, altura, município de origem, idade e sexo. Para análise da ingestão alimentar foi construída uma lista de alimentos incluindo somente aqueles que apresentaram um percentual igual ou maior a 10% de freqüência de ingestão alimentar. Os dados foram tabulados no Epi Info 6.0 e analisados no programa Statistical Analysis Systems®, estratificando-se segundo o sexo e município. O estudo resultou em um total de 1.391 professores (25,66% homens e 74,33% mulheres) avaliados. A desnutrição mostrou percentuais importantes apenas em alguns municípios (33,33% homens e 13,79% mulheres). O sobrepeso foi prevalente na maioria dos municípios, em ambos os sexos (31,13% homens e 29,11% mulheres) e a obesidade apresentou os menores percentuais (8,88% mulheres e 8,96% homens) do estudo, mas esteve presente em quase todos os municípios avaliados. A avaliação dietética mostrou um baixo consumo de frutas e hortaliças, leite e derivados, alimentos regionais e uma baixa variedade no consumo de alimentos de origem animal. A distribuição calórica dos alimentos revelou adequação calórica em ambos os sexos, um alto consumo de carboidratos e proteínas e um consumo deficiente de lipídios e fibras. Quanto ao consumo de vitaminas, o ácido fólico apresentou-se deficiente em ambos os sexos e a deficiência de vitamina C ocorreu apenas entre as mulheres. O consumo de minerais revelou-se deficiente para o cálcio e o magnésio, em ambos os sexos. A presente pesquisa evidencia que o sobrepeso foi o agravo nutricional mais importante entre os professores dos 16 municípios do Amazonas e alerta para a aquisição de bons hábitos alimentares, sobretudo pela ingestão de alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e adequados em macronutrientes a fim de prevenir co-morbidades relacionadas a uma má alimentação. |
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Perfil antropométrico e alimentar de professores do ensino fundamental em 16 municípios do Estado do AmazonasPerfil antropométrico - Professores - AmazonasÍndice de massa corporalPerfil alimentar - Professores - AmazonasRecordatório de 24hNutritional profileBody mass index24h recall questionnaireFood consumptionCIÊNCIAS DA SAÚDEA avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais de forma a possibilitar uma intervenção adequada e auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. O estado nutricional pode ser medido principalmente por parâmetros antropométricos e dietéticos. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil antropométrico e alimentar de professores do ensino fundamental em 16 municípios do interior do Amazonas. Participaram por livre demanda, 1.691 professores com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, inscritos no programa de ensino presencial mediado (PROFORMAR), no período julho a setembro de 2003. Os indivíduos foram avaliados segundo o índice de massa corporal (IMC) a partir de procedimentos padronizados durante as atividades acadêmicas previstas no curso. Os dados sobre o consumo alimentar foram registrados no recordatório de 24h (R24h) sendo também incluídas variáveis como peso, altura, município de origem, idade e sexo. Para análise da ingestão alimentar foi construída uma lista de alimentos incluindo somente aqueles que apresentaram um percentual igual ou maior a 10% de freqüência de ingestão alimentar. Os dados foram tabulados no Epi Info 6.0 e analisados no programa Statistical Analysis Systems®, estratificando-se segundo o sexo e município. O estudo resultou em um total de 1.391 professores (25,66% homens e 74,33% mulheres) avaliados. A desnutrição mostrou percentuais importantes apenas em alguns municípios (33,33% homens e 13,79% mulheres). O sobrepeso foi prevalente na maioria dos municípios, em ambos os sexos (31,13% homens e 29,11% mulheres) e a obesidade apresentou os menores percentuais (8,88% mulheres e 8,96% homens) do estudo, mas esteve presente em quase todos os municípios avaliados. A avaliação dietética mostrou um baixo consumo de frutas e hortaliças, leite e derivados, alimentos regionais e uma baixa variedade no consumo de alimentos de origem animal. A distribuição calórica dos alimentos revelou adequação calórica em ambos os sexos, um alto consumo de carboidratos e proteínas e um consumo deficiente de lipídios e fibras. Quanto ao consumo de vitaminas, o ácido fólico apresentou-se deficiente em ambos os sexos e a deficiência de vitamina C ocorreu apenas entre as mulheres. O consumo de minerais revelou-se deficiente para o cálcio e o magnésio, em ambos os sexos. A presente pesquisa evidencia que o sobrepeso foi o agravo nutricional mais importante entre os professores dos 16 municípios do Amazonas e alerta para a aquisição de bons hábitos alimentares, sobretudo pela ingestão de alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e adequados em macronutrientes a fim de prevenir co-morbidades relacionadas a uma má alimentação.The evaluation of nutritional status has as goal to identify the nutritional disorders with intention to make possible an adequate intervention and to assist in the recovery and/or maintenance of the status of health of the individuals. Thus, the nutritional status can be measured mainly by anthropometrics and dietary parameters. The objective of the present study was to analyze the anthropometric and alimentary profile in teachers of basic education in 16 cities of the interior of Amazon. Participated for free demand, 1,691 teachers with 18 years or more and both sex, they were enrolled in the program of mediated actual education (PROFORMAR), in the period July to September of 2003. The participants had been evaluated according to body mass index (BMI) from standardized procedures during the activities in the course. The data on the alimentary consumption had been registered in the 24h recall questionnaire (R24h) being also enclosed the variable such as weight, height, city of origin, age and gender. For analysis of the alimentary intakes it was constructed a food list including only items that had showed a percentage equal or bigger 10% report of alimentary frequency consumption. The data had been tabulated in Epi Info 6.0 and analyzed in the Statistical Analysis Systems® program, stratifying according to sex and city. The results showed a total of 1,391 participants (25.66% men and 74.33% women) evaluated. Malnutrition showed important percentages only in some cities (33.33% men and 13.79% women). The overweight was prevalent in the majority of the interior cities, in both the sex (31.13% men and 29.11% women) and the obesity showed minor frequency (8.88% women and 8.96% men), but it was present in almost all the evaluated interior cities. But, it was not different among sex (P>0,005). The dietary evaluation showed a low consumption of fruits and regional vegetables, milk and derivatives foods and poor about the variety of animal food consumption. The caloric food distributions disclosed to caloric adequacy in both the sex. However, it was observed a high consumption of carbohydrates and proteins, but deficient in of lipid consumptions and fibers. The vitamin consumption, mainly acid folic was lower in both the sex. The vitamin C deficiency was observed only between the women. Moreover, the mineral consumption such as calcium and magnesium showed deficient, in both sex. The present research suggest that the overweight was the more prevalent nutritional problems among teachers of basic education of the 16 interior cities from Amazon and it alerts for the acquisition of good alimentary habits, over all for choice of food sources of vitamin, also the vegetables adequate in minerals and in macronutrients in order to prevent co-morbidities associated with food disorders.Não informadaUniversidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do ParáFaculdade de Ciências FarmacêuticasBrasilUFAM - UFPAPrograma de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na AmazôniaOliveira, Maria Conceição dehttp://lattes.cnpq.br/4110720515122281Pereira, Cristiana Augustohttp://lattes.cnpq.br/96433232230351952015-08-12T18:28:42Z2008-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Cristiana Augusto. Perfil antropométrico e alimentar de professores do ensino fundamental em 16 municípios do Estado do Amazonas. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-02T14:15:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-02T14:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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