A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Menezes, Eloy Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2074996693482119
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3245
Resumo: O presente trabalho analisa a práxis docente na Educação de Jovens e Adultos EJA. A escolha da temática está relacionada com a constatação da inexistência de trabalhos sobre o tema na região do Alto Solimões. A pesquisa é de natureza qualitativa e sua análise está consubstanciada na perspectiva histórico-crítica. O trabalho teve como objetivos principais: analisar de que maneira se realiza a práxis do educador da educação de jovens e adultos na Escola Estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga - Am. Refletir sobre as políticas públicas empreendidas pelo Estado brasileiro para a formação docente. Nos procedimentos metodológicos adotamos os seguintes passos: levantamento bibliográfico, observação não participante das técnicas utilizadas pelos docentes para a realização do seu fazer pedagógico, aplicação de formulários a 8 (oito) docentes e a 94 (noventa e quatro) discentes do 3º. ano do ensino médio da educação de jovens e adultos do turno noturno. Além da aplicação dos formulários aos docentes, realizamos entrevista semi-estruturada com 6 (seis) dos 8 (oito) profissionais envolvidos no trabalho de investigação. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que todos os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem não possuem formação específica para atuarem nesta modalidade de ensino EJA, bem como suas práticas, ainda reproduzem o enfoque da Pedagogia Tradicional, embora seja perceptível o esforço desses docentes superarem esta dimensão educativa. Penso que seja necessário mostrar as contradições, porque o trabalho revela, embora não tenham formação específica, os professores procuram realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Identificamos ainda, que as condições para a realização do trabalho docente são insuficientes, no sentido de potencializar o processo de ensino e aprendizagem na EJA. Por fim, acreditamos ser necessário priorizar no campo das políticas públicas ações voltadas para a formação e valorização dos profissionais da educação de jovens e adultos.
id UFAM_dd7810d7fc028fbd6cece991dc793ce1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3245
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AMEducação de Jovens e AdultosPráxisQualificação profissionalFormação docenteYouth and Adult EducationPraxis teacherProfessional qualificationsTeacher trainingCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho analisa a práxis docente na Educação de Jovens e Adultos EJA. A escolha da temática está relacionada com a constatação da inexistência de trabalhos sobre o tema na região do Alto Solimões. A pesquisa é de natureza qualitativa e sua análise está consubstanciada na perspectiva histórico-crítica. O trabalho teve como objetivos principais: analisar de que maneira se realiza a práxis do educador da educação de jovens e adultos na Escola Estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga - Am. Refletir sobre as políticas públicas empreendidas pelo Estado brasileiro para a formação docente. Nos procedimentos metodológicos adotamos os seguintes passos: levantamento bibliográfico, observação não participante das técnicas utilizadas pelos docentes para a realização do seu fazer pedagógico, aplicação de formulários a 8 (oito) docentes e a 94 (noventa e quatro) discentes do 3º. ano do ensino médio da educação de jovens e adultos do turno noturno. Além da aplicação dos formulários aos docentes, realizamos entrevista semi-estruturada com 6 (seis) dos 8 (oito) profissionais envolvidos no trabalho de investigação. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que todos os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem não possuem formação específica para atuarem nesta modalidade de ensino EJA, bem como suas práticas, ainda reproduzem o enfoque da Pedagogia Tradicional, embora seja perceptível o esforço desses docentes superarem esta dimensão educativa. Penso que seja necessário mostrar as contradições, porque o trabalho revela, embora não tenham formação específica, os professores procuram realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Identificamos ainda, que as condições para a realização do trabalho docente são insuficientes, no sentido de potencializar o processo de ensino e aprendizagem na EJA. Por fim, acreditamos ser necessário priorizar no campo das políticas públicas ações voltadas para a formação e valorização dos profissionais da educação de jovens e adultos.This paper examines the practice of teaching in the Youth and Adult Education. The choice of this theme is related to the finding of lack of word on the subject in that region. The research is qualitative in nature and their analysis is reflected in the histotical-critical perspective. The word had as main objectives: to analyze how the practice is carried out of the educator of youth and adults in the State School in the municipality of Pedro Teixeira Tabatinga - Am, and reflect on the policies undertaken by the Brazilian govemment for teacher training. The methodological procedures followed steps: literature, non-participant, observation techniques used by teachers to make the realization of his teaching, application forms to 8 (eight) teachers and 94 (ninety four) students of the 3rd. years of high school youth and adults of the night shift. In addition to application forms for teachers, held semi-structured interviews with six of the night professionals involved in research work in this mode of teaching, as well as its practices still reproduce the focus of traditional pedagogy. Although perceived effort of these teachers overcome this educational dimension. I think it is necessary to show the contradictions because the work shows, although no specific training, teachers strive to do their job the Best way possible. Identifield yet, the conditions for the realization of teaching are insuffcient in order to enhance the teaching-leaming process in adult education. Finally, we believe it necessary to prioritize the Field of public policy actions aimed at taining and development of education professionals.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNascimento, Aristonildo Chagas AraújoMenezes, Eloy Limahttp://lattes.cnpq.br/20749966934821192015-04-22T21:56:20Z2015-04-082011-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Eloy Lima. A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:23:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922025-03-27T18:26:35.470425Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
title A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
spellingShingle A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
Menezes, Eloy Lima
Educação de Jovens e Adultos
Práxis
Qualificação profissional
Formação docente
Youth and Adult Education
Praxis teacher
Professional qualifications
Teacher training
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
title_full A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
title_fullStr A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
title_full_unstemmed A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
title_sort A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM
author Menezes, Eloy Lima
author_facet Menezes, Eloy Lima
http://lattes.cnpq.br/2074996693482119
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2074996693482119
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Eloy Lima
http://lattes.cnpq.br/2074996693482119
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Práxis
Qualificação profissional
Formação docente
Youth and Adult Education
Praxis teacher
Professional qualifications
Teacher training
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação de Jovens e Adultos
Práxis
Qualificação profissional
Formação docente
Youth and Adult Education
Praxis teacher
Professional qualifications
Teacher training
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho analisa a práxis docente na Educação de Jovens e Adultos EJA. A escolha da temática está relacionada com a constatação da inexistência de trabalhos sobre o tema na região do Alto Solimões. A pesquisa é de natureza qualitativa e sua análise está consubstanciada na perspectiva histórico-crítica. O trabalho teve como objetivos principais: analisar de que maneira se realiza a práxis do educador da educação de jovens e adultos na Escola Estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga - Am. Refletir sobre as políticas públicas empreendidas pelo Estado brasileiro para a formação docente. Nos procedimentos metodológicos adotamos os seguintes passos: levantamento bibliográfico, observação não participante das técnicas utilizadas pelos docentes para a realização do seu fazer pedagógico, aplicação de formulários a 8 (oito) docentes e a 94 (noventa e quatro) discentes do 3º. ano do ensino médio da educação de jovens e adultos do turno noturno. Além da aplicação dos formulários aos docentes, realizamos entrevista semi-estruturada com 6 (seis) dos 8 (oito) profissionais envolvidos no trabalho de investigação. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que todos os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem não possuem formação específica para atuarem nesta modalidade de ensino EJA, bem como suas práticas, ainda reproduzem o enfoque da Pedagogia Tradicional, embora seja perceptível o esforço desses docentes superarem esta dimensão educativa. Penso que seja necessário mostrar as contradições, porque o trabalho revela, embora não tenham formação específica, os professores procuram realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Identificamos ainda, que as condições para a realização do trabalho docente são insuficientes, no sentido de potencializar o processo de ensino e aprendizagem na EJA. Por fim, acreditamos ser necessário priorizar no campo das políticas públicas ações voltadas para a formação e valorização dos profissionais da educação de jovens e adultos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13
2015-04-22T21:56:20Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Eloy Lima. A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3245
identifier_str_mv MENEZES, Eloy Lima. A práxis do educador da educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola estadual Pedro Teixeira no município de Tabatinga-AM. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1828497942380544000