Indicador de isoacessibilidade como ferramenta para o planejamento da mobilidade em regiões metropolitanas: o caso da região metropolitana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Jamile de Brito
Orientador(a): Delgado, Juan Pedro Moreno
Banca de defesa: Fonseca, Antônio Ângelo Martins da, Pitombo, Cira Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Politécnica
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29469
Resumo: Este trabalho busca, com a utilização do indicador de isoacessibilidade, desenvolver um estudo comparativo entre as condições de acessibilidade atuais e futuras para a Região Metropolitana de Salvador, identificando os eventuais impactos no ordenamento territorial metropolitano, em curso, e demonstrar a importância da sua utilização para o planejamento da mobilidade na Região Metropolitana de Salvador. Como qualquer rede, a rede de transportes deve ser eficiente e para isso deve ser planejada e deve integrar o território a fim de interligar suas áreas. A sua eficiência também está relacionada com o quão acessível a rede é para a população. Os indicadores de acessibilidade revelam o quanto a rede é acessível e o quanto ela está favorecendo e facilitando os deslocamentos. A Região Metropolitana de Salvador tem passado por intervenções estruturantes no âmbito da mobilidade. O problema que se apresenta é se a futura rede de transportes de alta capacidade que está sendo implantada realmente irá atender as necessidades de acessibilidade da metrópole e sua região. Associada a essa questão surge a necessidade de refletir sobre as informações e parâmetros que são utilizados (ou não) para alicerçar esses projetos e decisões políticas visto que a região não segue a lógica de planejar para depois executar e sim inverte a ordem sem subsídios sólidos que justifiquem tais ações. Neste trabalho discute-se a importância dos estudos de acessibilidade e a utilização do indicador de isoacessibilidade para fundamentar os planos urbanos e de mobilidade, bem como o processo de tomada de decisão. As proposições têm consequências, essas podem ser positivas ou negativas. As intervenções podem contribuir com a melhoria da acessibilidade para a população residente, induzir a ocupação e possibilitar uma pressão em áreas ambientalmente sensíveis. Observa-se que a RMS e sua população não será favorecida com melhoria significativa dos indicadores de acessibilidade, salvo algumas exceções.
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Os indicadores de acessibilidade revelam o quanto a rede é acessível e o quanto ela está favorecendo e facilitando os deslocamentos. A Região Metropolitana de Salvador tem passado por intervenções estruturantes no âmbito da mobilidade. O problema que se apresenta é se a futura rede de transportes de alta capacidade que está sendo implantada realmente irá atender as necessidades de acessibilidade da metrópole e sua região. Associada a essa questão surge a necessidade de refletir sobre as informações e parâmetros que são utilizados (ou não) para alicerçar esses projetos e decisões políticas visto que a região não segue a lógica de planejar para depois executar e sim inverte a ordem sem subsídios sólidos que justifiquem tais ações. Neste trabalho discute-se a importância dos estudos de acessibilidade e a utilização do indicador de isoacessibilidade para fundamentar os planos urbanos e de mobilidade, bem como o processo de tomada de decisão. As proposições têm consequências, essas podem ser positivas ou negativas. As intervenções podem contribuir com a melhoria da acessibilidade para a população residente, induzir a ocupação e possibilitar uma pressão em áreas ambientalmente sensíveis. Observa-se que a RMS e sua população não será favorecida com melhoria significativa dos indicadores de acessibilidade, salvo algumas exceções.This work seeks to develop a comparative study between current and future accessibility conditions for the Metropolitan Region of Salvador, identifying possible impacts on metropolitan land planning, and demonstrating the importance of its use for mobility planning. in the Metropolitan Region of Salvador. Like any network, the transport network must be efficient and for this must be planned and it must integrate the territory in order to interconnect its areas. Its efficiency is also related to how accessible the network is to the population. Accessibility indicators reveal how accessible the network is and how much it is favoring and facilitating travel. The Metropolitan Region of Salvador has undergone structural interventions in the area of mobility. The problem that arises is whether the future highcapacity transport network being deployed will actually meet the accessibility needs of the metropolis and its region. Associated with this issue arises the need to reflect on the information and parameters that are used (or not) to support these projects and political decisions since the region does not follow the logic of planning to then execute and instead reverses order without solid subsidies that justify such actions. This paper discusses the importance of accessibility studies and the use of the accessibility indicator to support the urban and mobility plans, as well as the decision-making process. Propositions have consequences, these can be positive or negative. Interventions can contribute to improving accessibility for the resident population, inducing occupation, and enabling pressure in environmentally sensitive areas. It is observed that MSY and its population will not be favored with a significant improvement of the accessibility indicators, with some exceptions.Submitted by Pós graduação Engenharia Civil (ppec@ufba.br) on 2019-05-09T16:47:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Jamile_Brito_Final.pdf: 6411065 bytes, checksum: 73ae5775b929f020c66e8715923d308b (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Sousa (flaviabs@ufba.br) on 2019-05-09T22:57:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Jamile_Brito_Final.pdf: 6411065 bytes, checksum: 73ae5775b929f020c66e8715923d308b (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-09T22:57:05Z (GMT). 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