Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
ESCOLA DE DANÇA
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins (1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala, dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades (RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teóricometodológicas e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo (2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos, dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –, que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011; 2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos Ventos, que apresento em dança e escrita textual. |
id |
UFBA-2_38153ca8933bd1dbf4b9f9c802529e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33579 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Nara CordovaVieira, Nara CordovaAmoroso, Daniela MariaConrado, AméliaPronsato, Laura2021-06-16T13:15:38Z2021-06-16T13:15:38Z2021-06-162019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins (1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala, dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades (RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teóricometodológicas e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo (2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos, dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –, que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011; 2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos Ventos, que apresento em dança e escrita textual.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2021-06-15T17:39:49Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf: 5571730 bytes, checksum: 45717a7e9e39e9f5486029db4b171c43 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-16T13:15:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf: 5571730 bytes, checksum: 45717a7e9e39e9f5486029db4b171c43 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-16T13:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf: 5571730 bytes, checksum: 45717a7e9e39e9f5486029db4b171c43 (MD5)DançaDançaCriação (Literária, artística, etc.)Mulheres negrasCongadas - Paula Cândido (MG)Corta-ventosProcesso de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdfDISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdfapplication/pdf5571730https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Vieira.pdf45717a7e9e39e9f5486029db4b171c43MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain359854https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Vieira.pdf.txt2862a707b56ea502da3a6dcb4c7084d9MD53ri/335792022-06-29 14:54:10.144oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
title |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
spellingShingle |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG Vieira, Nara Cordova Dança Dança Criação (Literária, artística, etc.) Mulheres negras Congadas - Paula Cândido (MG) Corta-ventos |
title_short |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
title_full |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
title_fullStr |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
title_full_unstemmed |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
title_sort |
Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
author |
Vieira, Nara Cordova |
author_facet |
Vieira, Nara Cordova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nara Cordova Vieira, Nara Cordova |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Conrado, Amélia Pronsato, Laura |
contributor_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria Conrado, Amélia Pronsato, Laura |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança Criação (Literária, artística, etc.) Mulheres negras Congadas - Paula Cândido (MG) Corta-ventos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Criação (Literária, artística, etc.) Mulheres negras Congadas - Paula Cândido (MG) Corta-ventos |
description |
Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins (1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala, dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades (RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teóricometodológicas e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo (2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos, dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –, que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011; 2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos Ventos, que apresento em dança e escrita textual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-16T13:15:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-16T13:15:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE DANÇA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE DANÇA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Vieira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33579/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Vieira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45717a7e9e39e9f5486029db4b171c43 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 2862a707b56ea502da3a6dcb4c7084d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459864186290176 |