Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cunha, Aloisio Santos da lattes
Orientador(a): Aras, Lina Maria Brandão de lattes
Banca de defesa: Aras, Lina Maria Brandão de lattes, Freitas, Antônio Fernando Guerreiro Moreira de lattes, Paula, Dilma Andrade de lattes, Pontes, Kátia Vinhático, Silva, Rafael Sancho Carvalho da lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36880
Resumo: Esta tese objetiva estudar a construção de uma estrada de rodagem entre os municípios de Senhor do Bonfim e Uauá no centro-norte da Bahia. A abertura de estradas de rodagem, notadamente aquelas previstas na Lei 1.847, de 28 de agosto de 1925, que instituiu o Plano Rodoviário do Estado, foi uma importante característica do governo Góis Calmon (1924- 1928) e a ampliação da malha viária baiana com estradas aptas ao uso pelo automóvel foi fundamental no processo de espacialização de várias áreas do território da Bahia, contribuindo para criar novas regionalidades que, muitas das vezes, romperam com a centralidade exercida por Salvador, ponto para onde deveriam convergir, conforme pensavam as poderosas elites da capital, todos os movimentos do estado e dos vizinhos. As elites bonfinenses e uauaenses, principalmente as primeiras, abriram uma estrada de 132 km entre as duas localidades visando facilitar a comunicação entre elas e drenar para Senhor do Bonfim, então a mais desenvolvida cidade dessa região, as mercadorias e pessoas de grande porção que ia dos limites da própria região até áreas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Intentaram os grupos de poder da cidade, ampliar o controle regional exercido por Bonfim desde o século XIX sobre a região imediatamente próxima e ela e ampliá-lo até as divisas de outros estados, exercendo o virtual controle de todo o nordeste da Bahia. Neste estudo, discutimos a formação do sistema de viação baiano dos seus primórdios até a década de 1920, trabalhamos com as noções de região e hierarquias urbanas, analisamos a construção das parcerias público-privadas entre as elites interioranas e o governo estadual, observamos como essas relações se processaram em meio a conturbada política baiana da Primeira República e a forma como as elites bonfinenses se relacionaram com a política da capital, bem como procuramos entender as falhas no projeto de poder do grupo baseado em Bonfim e o legado deixado pela obra da estrada para a região.
id UFBA-2_8628934cd413deadf9400ab8fe870c94
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36880
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2023-04-20T10:46:46Z2023-04-20T10:46:46Z2022-02-11CUNHA, Aloisio Santos da. Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920). Orientadora: Lina Maria Brandão de Aras. 259 f. il. Tese (doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36880Esta tese objetiva estudar a construção de uma estrada de rodagem entre os municípios de Senhor do Bonfim e Uauá no centro-norte da Bahia. A abertura de estradas de rodagem, notadamente aquelas previstas na Lei 1.847, de 28 de agosto de 1925, que instituiu o Plano Rodoviário do Estado, foi uma importante característica do governo Góis Calmon (1924- 1928) e a ampliação da malha viária baiana com estradas aptas ao uso pelo automóvel foi fundamental no processo de espacialização de várias áreas do território da Bahia, contribuindo para criar novas regionalidades que, muitas das vezes, romperam com a centralidade exercida por Salvador, ponto para onde deveriam convergir, conforme pensavam as poderosas elites da capital, todos os movimentos do estado e dos vizinhos. As elites bonfinenses e uauaenses, principalmente as primeiras, abriram uma estrada de 132 km entre as duas localidades visando facilitar a comunicação entre elas e drenar para Senhor do Bonfim, então a mais desenvolvida cidade dessa região, as mercadorias e pessoas de grande porção que ia dos limites da própria região até áreas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Intentaram os grupos de poder da cidade, ampliar o controle regional exercido por Bonfim desde o século XIX sobre a região imediatamente próxima e ela e ampliá-lo até as divisas de outros estados, exercendo o virtual controle de todo o nordeste da Bahia. Neste estudo, discutimos a formação do sistema de viação baiano dos seus primórdios até a década de 1920, trabalhamos com as noções de região e hierarquias urbanas, analisamos a construção das parcerias público-privadas entre as elites interioranas e o governo estadual, observamos como essas relações se processaram em meio a conturbada política baiana da Primeira República e a forma como as elites bonfinenses se relacionaram com a política da capital, bem como procuramos entender as falhas no projeto de poder do grupo baseado em Bonfim e o legado deixado pela obra da estrada para a região.This thesis aims to study the construction of a road between the county of Senhor do Bonfim and Uauá in the center-north of Bahia. The construction of roads, notably those foreseen in the Law 1.847, of august 28 of 1925 that has done the State of Bahia Roads Plan, was an important feature of Góis Calmon (1924-1928) government and the enlargement of the Bahia’s road network with roads suitable for use by the automobile was fundamental to process of spatialization of some areas of Bahia's territory, contributed to create new regionalities that, many times, broke up with the centrality exercised by Salvador, point where should converge, as though the powerful elites of the capital, all state and neighbor movements. The bonfinenses and uauaenses elites, principally the first, opened a road with 132 km between these two places aiming to facilitate the communications between then and drain to Senhor do Bonfim, in this moment the most developed city in this region, the products and the people from the great portion that went out bounds of the own region to areas of Sergipe, Alagoas and Pernambuco. The power group of the city intended to enlarge the regional control exercised by Bonfim since the XIX century about region immediately next to the city and zoom it up to the boundaries of the other states, exercised the virtual control of all Bahia's northwestern. In this study, we discuss the formation of Bahia transportation system from its beginnings to the decade of 1920, we work with region and urban hierarchy notions, we analyze the creation of public-privates partnerships between country elites and the State government, we observe how this relations are processed in the middle of the troubled bahian policy form the First Republic and the how the bonfinenses elites related to the capital policy, as well we try to understand the failures on the project of power of the group based in Senhor do Bonfim and the legacy of the road to the region.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2023-04-13T21:10:38Z No. of bitstreams: 1 Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf: 9724017 bytes, checksum: 487141ca336266a81092bc1a02d5a333 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-04-20T10:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf: 9724017 bytes, checksum: 487141ca336266a81092bc1a02d5a333 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-20T10:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf: 9724017 bytes, checksum: 487141ca336266a81092bc1a02d5a333 (MD5) Previous issue date: 2022-02-11porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Bahia in 1st. RepublicTransportsRoadsRegional HistoryCenter-north regionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIABahia da Primeira RepúblicaHistória regionalRegião centro-norteTransportesRodoviaEntre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAras, Lina Maria Brandão dehttp://lattes.cnpq.br/1076732028646198Aras, Lina Maria Brandão dehttp://lattes.cnpq.br/1076732028646198Freitas, Antônio Fernando Guerreiro Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/1057338718039858Paula, Dilma Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/2747824292505344Pontes, Kátia Vinháticohttp://lattes.cnpq.br/2747824292505344Silva, Rafael Sancho Carvalho dahttp://lattes.cnpq.br/3975905823848739http://lattes.cnpq.br/9711370556654708Cunha, Aloisio Santos dareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTAloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf.txtAloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf.txtExtracted texttext/plain649337https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/3/Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf.txt4ea44214e02b3a487e7b7faf45a76267MD53ORIGINALAloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdfAloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdfTese - Aloisio Santos da Cunhaapplication/pdf9724017https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/1/Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf487141ca336266a81092bc1a02d5a333MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/368802023-04-22 02:04:03.497oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-22T05:04:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
title Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
spellingShingle Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
Cunha, Aloisio Santos da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Bahia da Primeira República
História regional
Região centro-norte
Transportes
Rodovia
Bahia in 1st. Republic
Transports
Roads
Regional History
Center-north region
title_short Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
title_full Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
title_fullStr Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
title_full_unstemmed Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
title_sort Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
author Cunha, Aloisio Santos da
author_facet Cunha, Aloisio Santos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aras, Lina Maria Brandão de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1076732028646198
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aras, Lina Maria Brandão de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1076732028646198
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Freitas, Antônio Fernando Guerreiro Moreira de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1057338718039858
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paula, Dilma Andrade de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2747824292505344
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pontes, Kátia Vinhático
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2747824292505344
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Silva, Rafael Sancho Carvalho da
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3975905823848739
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9711370556654708
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Aloisio Santos da
contributor_str_mv Aras, Lina Maria Brandão de
Aras, Lina Maria Brandão de
Freitas, Antônio Fernando Guerreiro Moreira de
Paula, Dilma Andrade de
Pontes, Kátia Vinhático
Silva, Rafael Sancho Carvalho da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Bahia da Primeira República
História regional
Região centro-norte
Transportes
Rodovia
Bahia in 1st. Republic
Transports
Roads
Regional History
Center-north region
dc.subject.por.fl_str_mv Bahia da Primeira República
História regional
Região centro-norte
Transportes
Rodovia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bahia in 1st. Republic
Transports
Roads
Regional History
Center-north region
description Esta tese objetiva estudar a construção de uma estrada de rodagem entre os municípios de Senhor do Bonfim e Uauá no centro-norte da Bahia. A abertura de estradas de rodagem, notadamente aquelas previstas na Lei 1.847, de 28 de agosto de 1925, que instituiu o Plano Rodoviário do Estado, foi uma importante característica do governo Góis Calmon (1924- 1928) e a ampliação da malha viária baiana com estradas aptas ao uso pelo automóvel foi fundamental no processo de espacialização de várias áreas do território da Bahia, contribuindo para criar novas regionalidades que, muitas das vezes, romperam com a centralidade exercida por Salvador, ponto para onde deveriam convergir, conforme pensavam as poderosas elites da capital, todos os movimentos do estado e dos vizinhos. As elites bonfinenses e uauaenses, principalmente as primeiras, abriram uma estrada de 132 km entre as duas localidades visando facilitar a comunicação entre elas e drenar para Senhor do Bonfim, então a mais desenvolvida cidade dessa região, as mercadorias e pessoas de grande porção que ia dos limites da própria região até áreas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Intentaram os grupos de poder da cidade, ampliar o controle regional exercido por Bonfim desde o século XIX sobre a região imediatamente próxima e ela e ampliá-lo até as divisas de outros estados, exercendo o virtual controle de todo o nordeste da Bahia. Neste estudo, discutimos a formação do sistema de viação baiano dos seus primórdios até a década de 1920, trabalhamos com as noções de região e hierarquias urbanas, analisamos a construção das parcerias público-privadas entre as elites interioranas e o governo estadual, observamos como essas relações se processaram em meio a conturbada política baiana da Primeira República e a forma como as elites bonfinenses se relacionaram com a política da capital, bem como procuramos entender as falhas no projeto de poder do grupo baseado em Bonfim e o legado deixado pela obra da estrada para a região.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-20T10:46:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-20T10:46:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Aloisio Santos da. Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920). Orientadora: Lina Maria Brandão de Aras. 259 f. il. Tese (doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36880
identifier_str_mv CUNHA, Aloisio Santos da. Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920). Orientadora: Lina Maria Brandão de Aras. 259 f. il. Tese (doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/3/Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/1/Aloisio_Cunha_Tese_texto_completo_depsito.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36880/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ea44214e02b3a487e7b7faf45a76267
487141ca336266a81092bc1a02d5a333
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459886723334144