Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
Ano de defesa: | 2018 |
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Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728 |
Resumo: | O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical. |
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Almeida, Rafael Dias SantosAlmeida, Rafael Dias SantosRobatto, LucasQueiroz, Flávio José Gomes dePortela, Antônio CarlosBrandão, José Maurício2018-10-17T14:33:51Z2018-10-17T14:33:51Z2018-10-172018-03-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical.Submitted by Rafael Dias Santos Almeida (yolaws.sniper@hotmail.com) on 2018-10-09T20:52:35Z No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-10-17T14:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-17T14:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)The following memorial try to describe the author’s final paper trajectory in the class, both artistic and theoretical aspects, reporting the live experiences to arrive to the draft’s product. The academic paper has as theme the power’s relations between composer and performer in the classical music context, where the performer defines the term “microrelations” and approaches the power’s dynamics between the studied functions through the conceptual view arising from philosophers like Foucault and Bourdieu, thus seeking, explaining these relations, bring out actions that support an ethic that has as objective balance the power between composer and performer in whole sociological context in which the music – specifically classical music – acts, so that afford make a healthy ambient for the music practice.ArtesMúsicaMusicaFlauta - estudo e ensinoBourdieuFoucaultMicrorrelações de poder compositor-intérprete na música de concertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdfapplication/pdf3701930https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/1/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXT[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf.txt[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain178937https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/3/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf.txt93cd0f4deb0219a0cb2e67c9c08231e0MD53ri/277282022-07-05 14:03:53.914oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical. |
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