Internacionaliza????o da educa????o superior: um estudo de caso em institui????es p??blicas de ensino superior do estado da Bahia

Esta pesquisa abordou o processo de internacionaliza????o da educa????o superior em n??vel institucional ?? luz dos movimentos globalizantes que v??m afetando diretamente a educa????o superior. Para tanto, realizou-se um estudo de caso m??ltiplo com foco na Universidade Federal da Bahia e na Univers...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Oliveira, Paula Souza de
Orientador/a: Cunha, Maria Couto
Co-orientador/a: Almeida, Gabriel Swahili Sales de
Banca: Rosa, Dora Leal, Finardi, Kyria Rebeca
Format: Dissertação
Language:por
Published: Faculdade de Educa????o
Programa: Programa de P??s-Gradua????o em Educa????o
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25715
Resumo Português:Esta pesquisa abordou o processo de internacionaliza????o da educa????o superior em n??vel institucional ?? luz dos movimentos globalizantes que v??m afetando diretamente a educa????o superior. Para tanto, realizou-se um estudo de caso m??ltiplo com foco na Universidade Federal da Bahia e na Universidade do Estado da Bahia e, utilizando a vers??o personalizada do modelo de Ciclo da Internacionaliza????o, focalizou sete dimens??es do processo de internacionaliza????o: seu contexto de desenvolvimento, a tomada de consci??ncia e comprometimento com a dimens??o internacional, a clarifica????o das raz??es e abordagens para internacionaliza????o, e o planejamento e operacionaliza????o de suas a????es. Observou-se que estas institui????es percebem a internacionaliza????o enquanto uma dimens??o estrat??gica de seu desenvolvimento institucional que, alinhada aos seus objetivos, tem potencial para contribuir com os processos de produ????o do conhecimento, al??m de melhorar sua visibilidade internacional. Sem embargo, barreiras como a falta de uma pol??tica formal de internacionaliza????o t??m obscurecido os rumos da internacionaliza????o nestas institui????es, colocando-as a merc?? das imposi????es do ambiente externo. Assim, este estudo indica a necessidade de abertura cr??tica destas institui????es para o mundo, em vista de melhorias na qualidade do ensino, pesquisa e extens??o, da forma????o intercultural de suas comunidades acad??micas e do desenvolvimento da sociedade em que est??o inseridas.
ABSTRACT This research endeavour addressed the process of internationalization of higher education at its institutional level in light of globalizing movements that directly affect higher education. A multiple case study was carried out in the Federal University of Bahia and in the State University of Bahia. Using the customized version of the Internationalization Cycle, the study focused on seven dimensions of the internationalization process: its context of development, the awareness of and commitment with the international dimension, the clarification of the rationales and approaches for internationalization, and the planning and operationalization of its actions. It was observed that these institutions perceive the internationalization as a strategic dimension of their institutional development and that, in line with their objectives, it has the potential to contribute to the processes of knowledge production, as well as the improvement of their international visibility. However, barriers such as the lack of a formal internationalization policy have obscured the paths of internationalization in these institutions, leaving them open to external environment interference. Thus, this study indicates the need for critical opening of these institutions to the world, in view of the improvements in the quality of teaching, research and extension, the intercultural training of their academic communities and the development of the society in which they are inserted.