Floresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital.
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
Escola de Belas Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
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Departamento: |
Escola de Belas Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700 |
Resumo: | Essa dissertação trata de como as técnicas de pintura tradicional estão sendo renovadas no encontro com as mídias emergentes. Entendendo que a pintura é um dos modos de produção de imagens, reflito sobre o impacto dessas novas mídias na percepção de imagens. Procuro, assim, pensar como o conceito de remixibilidade usado por Manovich (2005) que a denomina “o processo transformativo por meio do qual os meios e as informações que organizamos e compartilhamos podem ser recombinados e construídos de modo a criar novas formas, conceitos, idéias, mashups e serviços” pode ser adotado para refletir sobre minha pintura que, sem deixar de trabalhar com algumas das técnicas e ensinamentos tradicionais, amplia o espaço definido da tela e das tintas a óleo, tomando novas dimensões: o movimento, a música, a realidade aumentada, a reprodução, o compartilhamento. Para tanto e por considerar o processo criativo como uma atividade que não diz respeito somente à uma obra ou um conjunto de obras, mas que envolve a vida do artista, feita de caminhos, escolhas, incertezas (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) utilizo o método autobiográfico como parte de minha escolha metodológica para esse estudo. |
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Santos, Anderson Pereira Silva dosSantos, Anderson Pereira Silva dosBarata, Danillo SilvaBarata, Danillo Silvahttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722Koide, EmiNovais, NanciNovais, Nanci SantosKoide, EmiBarata, Danillo da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-6217-9734http://lattes.cnpq.br/42042410970551352022-07-18T19:29:41Z2022-07-18T19:29:41Z2020-07-282020-07-28dissertaçãohttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700Essa dissertação trata de como as técnicas de pintura tradicional estão sendo renovadas no encontro com as mídias emergentes. Entendendo que a pintura é um dos modos de produção de imagens, reflito sobre o impacto dessas novas mídias na percepção de imagens. Procuro, assim, pensar como o conceito de remixibilidade usado por Manovich (2005) que a denomina “o processo transformativo por meio do qual os meios e as informações que organizamos e compartilhamos podem ser recombinados e construídos de modo a criar novas formas, conceitos, idéias, mashups e serviços” pode ser adotado para refletir sobre minha pintura que, sem deixar de trabalhar com algumas das técnicas e ensinamentos tradicionais, amplia o espaço definido da tela e das tintas a óleo, tomando novas dimensões: o movimento, a música, a realidade aumentada, a reprodução, o compartilhamento. Para tanto e por considerar o processo criativo como uma atividade que não diz respeito somente à uma obra ou um conjunto de obras, mas que envolve a vida do artista, feita de caminhos, escolhas, incertezas (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) utilizo o método autobiográfico como parte de minha escolha metodológica para esse estudo.This dissertation deals with how traditional painting techniques are being renewed in the encounter with emerging media. Understanding that painting is one of the ways of producing images and I reflect on the impact of these new media on the perception of images. I try, therefore, to think how the concept of remixability used by Manovich (2005) that calls it “the transformative process through which the means and information that we organize and share can be recombined and constructed in order to create new forms, concepts, ideas, mashups and services” can be adopted to reflect on my painting which, while still working with some of the traditional techniques and teachings, expands the defined space of canvas and oil paints, taking on new dimensions: movement, music, augmented reality, reproduction, sharing. For this purpose and considering the creative process as an activity that does not only concern a work or a set of works, but that involves the artist's life, made up of paths, choices, uncertainties (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) the autobiographical method as part of my methodological choice for this study.Submitted by anderson santos (andep8@gmail.com) on 2020-08-22T02:01:23Z No. of bitstreams: 1 FlorestaNegraSANTOSAnderson.pdf: 5001717 bytes, checksum: 304c693b111c84cdca53b9b6d981cae6 (MD5)Rejected by Fernanda Guimarães (fxavier@ufba.br), reason: Prezado, o arquivo está sem a folha de aprovação item obrigatório para inserção do trabalho no RI. on 2022-05-17T14:59:59Z (GMT)Submitted by anderson santos (andep8@gmail.com) on 2022-06-15T08:54:30Z No. of bitstreams: 1 Floresta Negra Anderson Santos.pdf: 5246448 bytes, checksum: af299bd3a274636c2c66831b5a18a770 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2022-07-18T19:29:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Floresta Negra Anderson Santos.pdf: 5246448 bytes, checksum: af299bd3a274636c2c66831b5a18a770 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-18T19:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Floresta Negra Anderson Santos.pdf: 5246448 bytes, checksum: af299bd3a274636c2c66831b5a18a770 (MD5) Previous issue date: 2020-07-28FAPESBporpt_BRUniversidade Federal da BahiaEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )UFBABrasilEscola de Belas Artesdigital paintingpaintingArtesRemixabilidadePinturaÓleoPintura digitalRealidade aumentadaFloresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital.Black Forest: remixability in the meeting of oil painting with digital.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALFloresta Negra Anderson Santos.pdfFloresta Negra Anderson Santos.pdfapplication/pdf5246448https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35700/3/Floresta%20Negra%20Anderson%20Santos.pdfaf299bd3a274636c2c66831b5a18a770MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35700/4/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD54TEXTFloresta Negra Anderson Santos.pdf.txtFloresta Negra Anderson Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain239145https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35700/5/Floresta%20Negra%20Anderson%20Santos.pdf.txt4e05d86b1f91f67c1bd376249107f9f2MD55ri/357002022-08-08 11:12:09.484oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T14:12:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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