Difus??o de conhecimento e mobiliza????o social para ado????o da pol??tica p??blica do Programa de Educa????o Ambiental e Mobiliza????o Social em Saneamento da Bahia

Esta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em interven????es feitas durante o ano de 2010. Est?? relacionada com a difus??o de conhecimento e mobiliza????o social para ado????o da pol??tica p??blica do Programa de Educa????o Ambiental e Mobiliza????o Social em Saneamento no Es...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Neves, Rubem Castro
Orientador/a: Rocha, Jos?? Cl??udio
Co-orientador/a: Ribeiro, N??bia Moura
Banca: Freitas, K??tia Siqueira de, Rocha, Julio Cesar de S?? da, Silva, Francisca de Paula Santos da
Format: Tese
Language:por
Published: Faculdade de Educa????o
Programa: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difus??o do Conhecimento
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18033
Resumo Português:Esta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em interven????es feitas durante o ano de 2010. Est?? relacionada com a difus??o de conhecimento e mobiliza????o social para ado????o da pol??tica p??blica do Programa de Educa????o Ambiental e Mobiliza????o Social em Saneamento no Estado da Bahia (PEAMSS Bahia). Foi estudado, a partir das interven????es feitas por este programa, como a difus??o de conhecimentos e a mobiliza????o social podem influenciar a ado????o da pol??tica p??blica de educa????o ambiental no ??mbito do PEAMSS Bahia. Para isso foram identificados os elementos envolvidos na assimila????o e difus??o de conhecimento, na mobiliza????o social e na mudan??a de atitudes da popula????o envolvida. A pesquisa descreve como a popula????o, atrav??s da difus??o de conhecimento e da mobiliza????o social, reagiu frente ?? ado????o dessa pol??tica, com vistas a propor medidas que possam contribuir com novas interven????es. A tese est?? embasada principalmente nas teorias de difus??o de inova????o, de mobiliza????o social e da educa????o ambiental cr??tica. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta foram variados, envolvendo grupo focal, aplica????o de question??rio com a escala Likert, observa????o direta e an??lise de documentos. A an??lise principal dos dados foi a partir da constru????o da explana????o com triangula????o dos dados. Os resultados dessa investiga????o associados ??s teorias pertinentes indicaram que a difus??o e o uso do conhecimento ocorreram de uma forma bastante pessoal e em um c??rculo muito fechado em que as mudan??as de atitudes est??o mais relacionadas com o indiv??duo que o coletivo. A aus??ncia do poder p??blico local foi registrada como algo negativo para o sucesso das interven????es realizadas. A mobiliza????o social n??o se efetivou de forma plena, apesar de um bom projeto de comunica????o. Isto dificultou a ado????o da nova ideia em n??vel coletivo, por??m, em n??vel individual, essa ado????o foi considerada satisfat??ria. No que diz respeito aos aspectos relacionados ??s premissas de uma pol??tica publica, os resultados observados apontaram para uma fidelidade a essa pol??tica. Os resultados apontaram tamb??m para a necessidade de continuidade dos trabalhos de interven????o por mais algum tempo. Com base nesses resultados, foi constatado que a difus??o de conhecimentos e a mobiliza????o social contribuem para a ado????o da pol??tica p??blica de educa????o ambiental proposta pelo PEAMSS Bahia, e podem influenciar essa ado????o de diversas maneiras. Nesse contexto, ficou evidente a import??ncia da valoriza????o do sujeito atrav??s do empoderamento pelo conhecimento, ressaltando o desenvolvimento de valores e habilidades e, ao mesmo tempo, reafirmando sua condi????o humana de ator do processo na autogest??o e controle social.
ABSTRACT This research was conducted between the years 2013 and 2014 based on statements made during the year 2010. It is related to the diffusion of knowledge and social mobilization for adoption of public policy of the Environmental Education Program and Social Mobilization for Sanitation in the State of Bahia (Bahia PEAMSS). Was studied, from the speeches made by this program, the dissemination of knowledge and social mobilization can influence the adoption of public policy on environmental education under the PEAMSS Bahia. For that they were identified the elements involved in the assimilation and dissemination of knowledge, social mobilization and change attitudes of the population involved. The research describes how the population, through the dissemination of knowledge and social mobilization, reacted to the adoption of this policy, with a view to proposing measures that may contribute to new interventions. The thesis is based mainly on the theories of diffusion of innovation, social mobilization and critical environmental education. The research consisted in a case study. The collection instruments were varied, involving focus groups, a questionnaire with the Likert scale, direct observation and document analysis. The primary analysis was based on the construction of explanation with triangulation of data. The results of this research associated with relevant theories indicated that the dissemination and use of knowledge occurred in a very personal way and in a very closed circle in which changes in attitudes are more related to the individual that the collective. The absence of local government was recorded as a negative for the success of interventions. Social mobilization failed to materialize fully, despite a good project communication. This hampered the adoption of the new idea at the collective level, but on an individual level, this adoption was considered satisfactory. With regard to aspects related to the premises of a public policy, the observed results indicated a loyalty to this policy. The results also pointed to the need for continuity of intervention works for some time. Based on these results, it was found that the diffusion of knowledge and social mobilization contribute to the adoption of public policy on environmental education proposed by PEAMSS Bahia, and can influence this adoption in several ways. In this context, it was evident the importance of valuing the subject through empowerment through knowledge, emphasizing the development of values and skills and at the same time reaffirming their humanity process of the actor in self-management and social control.