Agile leadership in software development teams : a perspective on the differences between leaders and non-leaders

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: ARAÚJO, Narallynne Maciel de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41675
Resumo: Apesar da consider´avel quantidade de pesquisas sobre lideranc¸a ´agil em equipes de desenvolvimento de software, grande parte da literatura foca exclusivamente na perspectiva dos l´ıderes. Estudos anteriores mostram que, para os l´ıderes, a lideranc¸a ´agil ´e um processo compartilhado, dinˆamico e colaborativo. No entanto, h´a uma lacuna na compreens˜ao de como os desenvolvedores que n˜ao ocupam cargos de lideranc¸a percebem essa abordagem, considerando que o conceito ´agil visa `a autogest˜ao das equipes. Isso levanta quest˜oes sobre como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem e compartilham a lideranc¸a, influenciando diretamente colaborac¸ ˜ao, comunicac¸ ˜ao, motivac¸ ˜ao e eficiˆencia dos processos. Investigar essas perspectivas pode revelar pontos de convergˆencia e divergˆencia que afetam o alinhamento da equipe e a melhoria dos processos ´ageis. Assim, esta tese busca identificar e avaliar como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem a lideranc¸a ´agil, aprimorando pr´aticas de lideranc¸a em contextos ´ageis. Para isso, foram conduzidos dois estudos complementares: um estudo de caso qualitativo com duas equipes de desenvolvimento, analisando diferenc¸as na percepc¸ ˜ao de lideranc¸a, e uma abordagem quantitativa para testar hip´oteses e identificar correlac¸ ˜oes entre estilos de lideranc¸a e atribuic¸ ˜ao de responsabilidades. Os resultados indicam que, enquanto os l´ıderes percebem a lideranc¸a como compartilhada e colaborativa, os n˜ao-l´ıderes frequentemente a veem como individual e hier´arquica. Al´em disso, fatores como tempo de equipe, experiˆencia t´ecnica, tamanho da equipe e aptid˜ao influenciam a distribuic¸ ˜ao da lideranc¸a. Para triangular os dados e complementar o estudo qualitativo, a abordagem quantitativa examinou diferenc¸as nos fatores de atribuic¸ ˜ao de lideranc¸a e nas situac¸ ˜oes em que essa atribuic¸ ˜ao ocorre para l´ıderes e n˜ao-l´ıderes. Entre as principais contribuic¸ ˜oes, esta tese prop˜oe recomendac¸ ˜oes para aprimorar pr´aticas ´ageis, promover colaborac¸ ˜ao e alinhar expectativas entre l´ıderes e n˜aol ´ıderes, aumentando a eficiˆencia dos processos e a qualidade dos produtos de software.
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Isso levanta quest˜oes sobre como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem e compartilham a lideranc¸a, influenciando diretamente colaborac¸ ˜ao, comunicac¸ ˜ao, motivac¸ ˜ao e eficiˆencia dos processos. Investigar essas perspectivas pode revelar pontos de convergˆencia e divergˆencia que afetam o alinhamento da equipe e a melhoria dos processos ´ageis. Assim, esta tese busca identificar e avaliar como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem a lideranc¸a ´agil, aprimorando pr´aticas de lideranc¸a em contextos ´ageis. Para isso, foram conduzidos dois estudos complementares: um estudo de caso qualitativo com duas equipes de desenvolvimento, analisando diferenc¸as na percepc¸ ˜ao de lideranc¸a, e uma abordagem quantitativa para testar hip´oteses e identificar correlac¸ ˜oes entre estilos de lideranc¸a e atribuic¸ ˜ao de responsabilidades. 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Entre as principais contribuic¸ ˜oes, esta tese prop˜oe recomendac¸ ˜oes para aprimorar pr´aticas ´ageis, promover colaborac¸ ˜ao e alinhar expectativas entre l´ıderes e n˜aol ´ıderes, aumentando a eficiˆencia dos processos e a qualidade dos produtos de software.Despite a considerable amount of research aimed at understanding agile leadership in software development teams, much of the existing literature focuses exclusively on the perspective of leaders. Previous research has shown that, for leaders, agile leadership is a shared, dynamic, and collaborative process that promotes belonging and cultural integration. However, there is a gap in understanding how developers who do not occupy leadership positions perceive this approach since the agile concept aims at self-management and self-organization of software engineering teams. This raises important questions about how leaders and nonleaders perceive and share agile leadership. Understanding these differences is essential because leadership perceptions directly influence collaboration, communication, motivation, and efficiency of software products and processes. Investigating these perspectives helps identify points of convergence and divergence that affect team alignment, contributing to the improvement of agile processes. Thus, the main objective of this thesis is to evaluate how leaders and non-leaders perceive agile leadership, improving leadership processes and practices in agile contexts. To this end, two complementary studies were conducted using qualitative and quantitative approaches. The first was a case study with two development teams, investigating differences in leadership perception. The results indicate that while leaders perceive leadership as shared and collaborative, non-leaders often see it as individual and hierarchical. In addition, factors such as team tenure, technical experience, team size, and aptitude influence leadership distribution. Then, to triangulate the data and complement the case study, the quantitative approach tested hypotheses and identified correlations between leadership styles and assignment responsibilities, as well as differences between leadership assignment factors and situations in which this assignment occurs. Among the main contributions, this thesis proposes recommendations to improve agile practices, promote collaboration, and align expectations between leaders and non-leaders to increase process efficiency and software product quality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.http://lattes.cnpq.br/3563923906851611ANDRADE, Wilkerson de Lucena.CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.SANTOS, Davi Viana dos.CANEDO, Edna Dias.ARAÚJO, Narallynne Maciel de.2025-02-272025-04-25T13:18:57Z2025-04-252025-04-25T13:18:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41675ARAÚJO, Narallynne Maciel de. Agile leadership in software development teams : a perspective on the differences between leaders and non-leaders. 2025. 151 f. TESE (Doutora em Ciência da Computação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2025-04-25T13:18:57Zoai:localhost:riufcg/41675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512025-04-25T13:18:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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