Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
Resumo: A presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.
id UFCG_9331c3793eb44b03fdc895b844f49a6f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27247
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.Oral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher.Ensino de língua inglesaCompreensão oral - língua inglesaEstratégias de compreensão oral - língua inglesaEstratégias de aprendizagem - língua inglesaLivro didático de língua inglesaInglês - ensinoProfessores de língua inglesaEtnografiaPesquisa etnográficaAprendizagem - língua inglesaEnglish language teachingOral comprehension - English languageOral comprehension strategies - English languageLearning Strategies - English LanguageEnglish language textbookEnglish - teachingEnglish language teachersEthnographyEthnographic researchLearning - English languageLetras LinguísticaA presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.The present ethnographic and bibliographic qualitative research (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) has the following specific objectives: (1) to identify what learning strategies are implicit in the listening activities of an English textbook, that is based on the Communicative approach and (2)to investigate what learning strategies are focused by two teachers when they apply these listening activities. In this study, we approach theories related to English textbooks (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), to LC (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e ELDASH, 2002) and to learning strategies (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). The context of this research is a language school in the city of Campina Grande. We have observed classes in two groups of English for beginners. As instruments for data collection we have audio-recorded the classes, field notes and semi-structured interviews. So, we have analysed two groups of listening activities from the English textbook (CEP 1, CLA, 2005) in order to identify the learning strategies, presented in an implicit or explicit manner in those activities. After that, we have analysed the classes of these teachers applying the activities in order to investigate the strategies these teachers focus. The results indicated that the English textbook focused on cognitive, memory, compensatory and metacognitive strategies. Related to the teachers, it was possible to see that they have focused the same strategies as the English textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGCRUZ, Neide de Fátima Cesar.CRUZ, N. F. C.http://lattes.cnpq.br/2508232872883509NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.MARIZ, Josilene Pinheiro.DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.2014-082022-09-16T14:04:40Z2022-09-162022-09-16T14:04:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T14:05:11Zoai:localhost:riufcg/27247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T14:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
Oral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher.
title Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
spellingShingle Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
Ensino de língua inglesa
Compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de aprendizagem - língua inglesa
Livro didático de língua inglesa
Inglês - ensino
Professores de língua inglesa
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Aprendizagem - língua inglesa
English language teaching
Oral comprehension - English language
Oral comprehension strategies - English language
Learning Strategies - English Language
English language textbook
English - teaching
English language teachers
Ethnography
Ethnographic research
Learning - English language
Letras Linguística
title_short Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
title_full Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
title_fullStr Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
title_full_unstemmed Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
title_sort Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
author DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
author_facet DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
CRUZ, N. F. C.
http://lattes.cnpq.br/2508232872883509
NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.
MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa
Compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de aprendizagem - língua inglesa
Livro didático de língua inglesa
Inglês - ensino
Professores de língua inglesa
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Aprendizagem - língua inglesa
English language teaching
Oral comprehension - English language
Oral comprehension strategies - English language
Learning Strategies - English Language
English language textbook
English - teaching
English language teachers
Ethnography
Ethnographic research
Learning - English language
Letras Linguística
topic Ensino de língua inglesa
Compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de aprendizagem - língua inglesa
Livro didático de língua inglesa
Inglês - ensino
Professores de língua inglesa
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Aprendizagem - língua inglesa
English language teaching
Oral comprehension - English language
Oral comprehension strategies - English language
Learning Strategies - English Language
English language textbook
English - teaching
English language teachers
Ethnography
Ethnographic research
Learning - English language
Letras Linguística
description A presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2022-09-16T14:04:40Z
2022-09-16
2022-09-16T14:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
identifier_str_mv DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746125876363264