Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247 |
Resumo: | A presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD. |
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Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.Oral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher.Ensino de língua inglesaCompreensão oral - língua inglesaEstratégias de compreensão oral - língua inglesaEstratégias de aprendizagem - língua inglesaLivro didático de língua inglesaInglês - ensinoProfessores de língua inglesaEtnografiaPesquisa etnográficaAprendizagem - língua inglesaEnglish language teachingOral comprehension - English languageOral comprehension strategies - English languageLearning Strategies - English LanguageEnglish language textbookEnglish - teachingEnglish language teachersEthnographyEthnographic researchLearning - English languageLetras LinguísticaA presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.The present ethnographic and bibliographic qualitative research (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) has the following specific objectives: (1) to identify what learning strategies are implicit in the listening activities of an English textbook, that is based on the Communicative approach and (2)to investigate what learning strategies are focused by two teachers when they apply these listening activities. In this study, we approach theories related to English textbooks (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), to LC (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e ELDASH, 2002) and to learning strategies (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). The context of this research is a language school in the city of Campina Grande. We have observed classes in two groups of English for beginners. As instruments for data collection we have audio-recorded the classes, field notes and semi-structured interviews. So, we have analysed two groups of listening activities from the English textbook (CEP 1, CLA, 2005) in order to identify the learning strategies, presented in an implicit or explicit manner in those activities. After that, we have analysed the classes of these teachers applying the activities in order to investigate the strategies these teachers focus. The results indicated that the English textbook focused on cognitive, memory, compensatory and metacognitive strategies. Related to the teachers, it was possible to see that they have focused the same strategies as the English textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGCRUZ, Neide de Fátima Cesar.CRUZ, N. F. C.http://lattes.cnpq.br/2508232872883509NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.MARIZ, Josilene Pinheiro.DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.2014-082022-09-16T14:04:40Z2022-09-162022-09-16T14:04:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T14:05:11Zoai:localhost:riufcg/27247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T14:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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