A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960.
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
Resumo: | Após o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época. |
id |
UFCG_ab7ac6c0df2fe91bc1f01d30f798bf07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28383 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
|
spelling |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960.The daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960.História do recife - transporte coletivoHistória da mobilidade urbana - Recife - PEMobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960Recife - PE - transporte coletivoTransporte público - Recife - PETrânsito em 1950 - Recife - PEBonde elétricoTrólebusBatalha do Recife - transporteFoto - bondes no RecifeHistory of the reef - public transportHistory of urban mobility - Recife - PERecife - PE - public transportPublic transport - Recife - PETraffic in 1950 - Recife - PETramTrolleybusBatalha do Recife - transportPhoto - trams in RecifeHistóriaApós o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época.After the end of the services carried out by the eletric tram and buses of Pernambuco Autoviária in 1955, Recife would depend on several bus companies for public transport in the city. Many of them with reduced fleet or only one vehicle, made the population suffer with equipment in precarious condition, delays, lack of change and absence of care in certain neighborhoods. Moreover, with the increase of automobiles in the streets, the recifense, ran daily the risk of being another victim of accidents, collisions and roadkill. This scenario was called by the periodicals of the time as the “Battle of Recife”. The circulation of people, whether on foot or by collectives, implied problems almost every day. In this context, this work aims to investigate the traffic and collective transport in Recife between 1953, when there is a plan for the deployment of the new public transport service in the city, through the trollebus (electric buses), until 1960, when they are inaugurated. Through research in newspapers, magazines, technical reports, maps and images in dialogue with the bibliography related to the theme, the goal is to analyze, among the spatial/temporal cutout, complaints of the population, strikes of entrepreneurs because of the increase of passages and the performance of the prefecture trying to solve traffic problems and the transportation system of the time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGARANHA, Gervácio Batista.ARANHA, G. B.http://lattes.cnpq.br/1710555950559889ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de.ARAÚJO, R. C. B.CABRAL FILHO, Severino.CABRAL FILHO, S.FREIRE, Wanderson da Silva.2019-12-192022-12-19T16:34:47Z2022-12-192022-12-19T16:34:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T16:35:14Zoai:localhost:riufcg/28383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T16:35:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. The daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960. |
title |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
spellingShingle |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. FREIRE, Wanderson da Silva. História do recife - transporte coletivo História da mobilidade urbana - Recife - PE Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960 Recife - PE - transporte coletivo Transporte público - Recife - PE Trânsito em 1950 - Recife - PE Bonde elétrico Trólebus Batalha do Recife - transporte Foto - bondes no Recife History of the reef - public transport History of urban mobility - Recife - PE Recife - PE - public transport Public transport - Recife - PE Traffic in 1950 - Recife - PE Tram Trolleybus Batalha do Recife - transport Photo - trams in Recife História |
title_short |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
title_full |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
title_fullStr |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
title_full_unstemmed |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
title_sort |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
author |
FREIRE, Wanderson da Silva. |
author_facet |
FREIRE, Wanderson da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARANHA, Gervácio Batista. ARANHA, G. B. http://lattes.cnpq.br/1710555950559889 ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de. ARAÚJO, R. C. B. CABRAL FILHO, Severino. CABRAL FILHO, S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREIRE, Wanderson da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do recife - transporte coletivo História da mobilidade urbana - Recife - PE Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960 Recife - PE - transporte coletivo Transporte público - Recife - PE Trânsito em 1950 - Recife - PE Bonde elétrico Trólebus Batalha do Recife - transporte Foto - bondes no Recife History of the reef - public transport History of urban mobility - Recife - PE Recife - PE - public transport Public transport - Recife - PE Traffic in 1950 - Recife - PE Tram Trolleybus Batalha do Recife - transport Photo - trams in Recife História |
topic |
História do recife - transporte coletivo História da mobilidade urbana - Recife - PE Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960 Recife - PE - transporte coletivo Transporte público - Recife - PE Trânsito em 1950 - Recife - PE Bonde elétrico Trólebus Batalha do Recife - transporte Foto - bondes no Recife History of the reef - public transport History of urban mobility - Recife - PE Recife - PE - public transport Public transport - Recife - PE Traffic in 1950 - Recife - PE Tram Trolleybus Batalha do Recife - transport Photo - trams in Recife História |
description |
Após o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 2022-12-19T16:34:47Z 2022-12-19 2022-12-19T16:34:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
identifier_str_mv |
FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809746131227246592 |