Processos de se constituir professor no ensino da educação infantil: entre vivências-experiências discentes-docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Rita Neirijane dos Reis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://lattes.cnpq.br/1304644589149103
https://lattes.cnpq.br/2264741702879654
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11158
Resumo: A pesquisa visa analisar as implicações nos processos de se constituir professor no ensino da Educação Infantil a partir das possíveis reverberações de suas vivências e experiências como discentes nos primeiros contatos. Por meio da reflexão da prática e da relevância desses aprendizados para suas atuações, no exercício de suas funções, primando pela qualidade do ensino. Partindo desse pressuposto e a fim de responder também às minhas inquietações a respeito de como as professoras da Educação Infantil dialogam com suas experimentações socioculturais, desde quando eram infantes, relacionando-as às interpretações dessas infâncias, as quais repercutem através de suas práticas de ensinar e aprender, nos contextos escolares atuais em seus papéis de professoras da Educação Infantil. Desse modo, fazemos as seguintes indagações: a) Como as professoras da Educação Infantil dialogam com as experiências vivenciadas em suas infâncias (como alunas que foram nos primeiros anos na escola) e as interpretações das infâncias nos contextos escolares atuais, em seus papéis de professoras da educação infantil? b) Que percepções e conceitos as professoras têm acerca de se constituir professora na Educação Infantil? c) Quais são as reflexões derivadas da prática de ensinar e aprender por parte das professoras, como elemento da constituição da profissionalidade na Educação Infantil? d) Como se expressam, em suas práticas de aulas, o diálogo com os princípios da Educação Infantil? A investigação é de cunho qualitativo e fundamentou-se nas teorias metodológicas de Bogdan e Biklen (1994), Minayo (2001) e em Gil (2008) com a intenção de compreender os significados das infâncias das discentes/docentes, contemplando os saberes da experiência e as subjetividades reverberadas nos contextos e práticas pedagógicas atuais. Utilizamos a entrevista narrativa com questões abertas e a observação participante como métodos de coleta e para o tratamento das informações obtidas. Designamos a análise de conteúdo sustentada por Bardin (2016) e Franco (2008), observando, com afinco, as fases de pré-análises, exploração do material, tratamento dos resultados mediante inferências e interpretações das narrativas e das observações. As referências teóricas do estudo dialogaram com os autores que discutem a reflexão da prática docente, os saberes docentes, a relevância das narrativas para emancipar-se e constituir-se professor, considerando as especificidades da infância, em consenso com as bases e normas educativas, compostas nos dispositivos da legislação brasileira, no que se refere aos eixos interações e brincadeiras e princípios norteadores da prática pedagógica na infância. Quanto às categorias derivadas das análises, fazem referência a como ensinam as professoras na Educação Infantil sobre suas vivências e experiências infantis ligadas à escola, assim como às suas memórias das infâncias que se reverberam nos modos de ensinar da sala de aula na Educação Infantil. Desse modo, a partir das interpretações, podemos inferir que entre as vivências dos contextos sócio-históricos/culturais da infância, outrora experienciados, e a constituição profissional atual, há um elo impregnado desse passado, reescrito e reproduzido no fazer pedagógico nas suas práticas atuais de ensino
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Partindo desse pressuposto e a fim de responder também às minhas inquietações a respeito de como as professoras da Educação Infantil dialogam com suas experimentações socioculturais, desde quando eram infantes, relacionando-as às interpretações dessas infâncias, as quais repercutem através de suas práticas de ensinar e aprender, nos contextos escolares atuais em seus papéis de professoras da Educação Infantil. Desse modo, fazemos as seguintes indagações: a) Como as professoras da Educação Infantil dialogam com as experiências vivenciadas em suas infâncias (como alunas que foram nos primeiros anos na escola) e as interpretações das infâncias nos contextos escolares atuais, em seus papéis de professoras da educação infantil? b) Que percepções e conceitos as professoras têm acerca de se constituir professora na Educação Infantil? c) Quais são as reflexões derivadas da prática de ensinar e aprender por parte das professoras, como elemento da constituição da profissionalidade na Educação Infantil? d) Como se expressam, em suas práticas de aulas, o diálogo com os princípios da Educação Infantil? A investigação é de cunho qualitativo e fundamentou-se nas teorias metodológicas de Bogdan e Biklen (1994), Minayo (2001) e em Gil (2008) com a intenção de compreender os significados das infâncias das discentes/docentes, contemplando os saberes da experiência e as subjetividades reverberadas nos contextos e práticas pedagógicas atuais. Utilizamos a entrevista narrativa com questões abertas e a observação participante como métodos de coleta e para o tratamento das informações obtidas. Designamos a análise de conteúdo sustentada por Bardin (2016) e Franco (2008), observando, com afinco, as fases de pré-análises, exploração do material, tratamento dos resultados mediante inferências e interpretações das narrativas e das observações. As referências teóricas do estudo dialogaram com os autores que discutem a reflexão da prática docente, os saberes docentes, a relevância das narrativas para emancipar-se e constituir-se professor, considerando as especificidades da infância, em consenso com as bases e normas educativas, compostas nos dispositivos da legislação brasileira, no que se refere aos eixos interações e brincadeiras e princípios norteadores da prática pedagógica na infância. Quanto às categorias derivadas das análises, fazem referência a como ensinam as professoras na Educação Infantil sobre suas vivências e experiências infantis ligadas à escola, assim como às suas memórias das infâncias que se reverberam nos modos de ensinar da sala de aula na Educação Infantil. Desse modo, a partir das interpretações, podemos inferir que entre as vivências dos contextos sócio-históricos/culturais da infância, outrora experienciados, e a constituição profissional atual, há um elo impregnado desse passado, reescrito e reproduzido no fazer pedagógico nas suas práticas atuais de ensinoThe research aims to analyze the implications in the processes of becoming a teacher in the teaching of Early Childhood Education from the possible reverberations of their experiences as students in the first contacts. Through the reflection of the practice and relevance of these learnings for their actions, in the exercise of their functions, striving for the quality of teaching. Based on this assumption and in order to also respond to my concerns about how Early Childhood teachers dialogue with their socio-cultural experiments since they were infants, relating them to the interpretations of these childhoods, which have repercussions through their teaching practices and learn, in current school contexts in their roles as teachers of Early Childhood Education. In this way, we ask the following questions: a) How do Early Childhood teachers dialogue with the experiences they had in their childhoods (as students who were in the first years at school) and the interpretations of childhoods in current school contexts, in their roles as teachers of early childhood education? b) What perceptions and concepts do the teachers have about becoming a teacher in/ Early Childhood Education? c) What are the reflections derived from the practice of teaching and learning on the part of the teachers, as an element of the constitution of professionalism in Early Childhood Education? d) How are the dialogue with the principles of Early Childhood Education expressed in your class practices? The investigation is of a qualitative nature and was based on the methodological theories of Bogdan and Biklen (1994), Minayo (2001) and Gil (2008) with the intention of understanding the meanings of the childhoods of the students/teachers, contemplating the knowledge of the experience and the subjectivities reverberated in current contexts and pedagogical practices. We used the narrative interview with open questions and participant observation, as a method of collection and for the treatment of the information obtained, we designated the content analysis supported by Bardin (2016) and Franco (2008), carefully observing the pre-production phases. analyses, exploration of the material, treatment of the results through inferences and interpretations of the narratives and observations. The theoretical references of the study dialogued with the authors who discuss the reflection of the teaching practice, the teaching knowledge, the relevance of the narratives to emancipate oneself and become a teacher, considering the specificities of childhood, in consensus with the educational bases and norms, composed in the devices of the Brazilian legislation, with regard to the axes interactions and games and guiding principles of pedagogical practice in childhood. As for the categories derived from the analysis, they refer to how teachers teach in Early Childhood Education; about their experiences and childhood experiences linked to school; as well as their childhood memories that reverberate in the ways of teaching in the classroom in Early Childhood Education; Thus, from the interpretations, we can infer that between the experiences of the socio-historical/cultural contexts of childhood, once experienced, and the current professional constitution, there is a link impregnated with that past, rewritten and reproduced in the pedagogical work in its current practices education151 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoGraterol, Maria Margarita VillegasGraterol, Maria Margarita VillegasMorais, Marcelo Bezerra deVieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da SilvaSilva, Rita Neirijane dos Reis2024-08-12T14:21:30Z2024-08-12T14:21:30Z2023-07-18info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1304644589149103https://lattes.cnpq.br/2264741702879654SILVA, Rita Neirijane dos Reis. Processos de se constituir professor no ensino da educação infantil: entre vivências-experiências discentes-docentes. 2023. 151 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11158Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-11-11T21:21:20Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11158Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-11-11T21:21:20Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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