As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Centro de Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2147 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_eeb93c1c213cd3c91fc782b487e12ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/2147 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Janete MagalhãesSilva, Sandra Kretli daLima, Alexandra Garcia FerreiraOliveira, Ines Barbosa deFerraço, Carlos EduardoFerreira, Martha TristãoSimões, Regina Helena Silva2016-08-29T11:03:39Z2016-07-112016-08-29T11:03:39Z2012-05-18abstractTrata o estudo de uma investigação sobre como os artefatos culturais, concebidos como produtos em circulação na escola, variando de produtos tecnológicos a recursos materiais e simbólicos, utilizados por professores e alunos, atravessam, no cotidiano escolar, o currículo e as culturas. Objetiva cartografar as políticas das astúcias e criações de consumidores e usuários dos artefatos culturais, buscando visibilizar as táticas de inventividade que fazem do cotidiano um lugar praticado. Busca, assim, conhecer as artes de fazer de professores e alunos: como o fazem, por que e para que o fazem, o que usam, como usam, o que fabricam com os usos que fazem dos artefatos culturais. Toma, como hipótese substantiva preliminar, que de nada valem as receitas pedagógicas se não existem condições para a performatização dos gostos e dos sabores, pois as propostas curriculares são, constantemente, ressignificadas por meio dos usos dos produtos culturais, fazendo fruir a experiência estética e a sensibilidade das professoras que procuram, pelo diálogo, favorecer o desenvolvimento lógico, cognitivo, estético-expressivo e ético-moral de seus alunos. Questiona, portanto, o valor das prescrições e normatizações, diante da não existência de espaçostempos para que professores e alunos dialoguem sobre os usos que fazem dos produtos científico-tecnológico-culturais que circunscrevem suas ações e, dentre eles, os artefatos culturais. Adota, como principais intercessores teóricos, o historiador Michel de Certeau e o pesquisador dos Estudos Culturais Homi Bhabha. Assume, como aporte metodológico, o estudo de caso inserido no/do cotidiano escolar de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Vitória, ES, visando a acompanhar, nos movimentos curriculares, táticas, estratégias e processos de negociações criados por professores e alunos nos usos dos artefatos culturais. Utiliza, para a produção dos dados, as redes de conversações inseridas num espaçotempo singularizado e tecido com os fios da experiência individual e coletiva. Utiliza a estratégia da observação participante, visando a capturar o que fabricam os alunos e professores com os usos que fazem dos produtos culturais, assim como procura visibilizar, por meio das conversas tecidas com os professores e alunos, os processos de criação e invenção dos currículos, das culturas e dos cotidianos escolares. Pontua que as múltiplas trocas de questionamentos, descobertas, conflitos de ideias contribuem para o fortalecimento das redes de linguagens, conhecimentos, afetos e afecções, de modo que as discussões coletivas favoreceram a produção de sentidos compartilhados, a compreensão mútua e o estabelecimento de redes de solidariedade. Aponta que os produtos culturais consumidos por professores e alunos são, constantemente, ressignificados, transformados e reinventados por múltiplas redes de saberes, valores, sentimentos, pensamentos, que são tecidas, individual e coletivamente, na produção do currículo praticado. Conclui pela necessidade de ampliação dos espaçostempos de circularidade de sentidos que possibilitem renovação, criação, autonomia e reflexão coletiva no processo de fabricação de um currículo, indicando que esse movimento, que ocorre na interface entre cultura, artefatos e cotidiano, é dinâmico, plural, multifacetado, acenando para novos possíveis para a escola e para as políticas públicas em EducaçãoTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2147porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoArtefato culturalCotidiano escolarCurrículosCulturaEducação37As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_6010_SANDRA KRETLI.pdfapplication/pdf5790253http://repositorio.ufes.br/bitstreams/44ceb742-f8bf-4b1c-aa44-52cf67c4a46e/download3495f6f223cd8291d8c7c491b86148cfMD5110/21472024-07-16 18:53:35.238oai:repositorio.ufes.br:10/2147http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:17.879430Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
title |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
spellingShingle |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares Silva, Sandra Kretli da Artefato cultural Cotidiano escolar Educação Currículos Cultura 37 |
title_short |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
title_full |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
title_fullStr |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
title_full_unstemmed |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
title_sort |
As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares |
author |
Silva, Sandra Kretli da |
author_facet |
Silva, Sandra Kretli da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Janete Magalhães |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandra Kretli da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Alexandra Garcia Ferreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Ines Barbosa de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ferreira, Martha Tristão |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Simões, Regina Helena Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Janete Magalhães Lima, Alexandra Garcia Ferreira Oliveira, Ines Barbosa de Ferraço, Carlos Eduardo Ferreira, Martha Tristão Simões, Regina Helena Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artefato cultural Cotidiano escolar |
topic |
Artefato cultural Cotidiano escolar Educação Currículos Cultura 37 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Currículos Cultura |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
37 |
description |
abstract |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T11:03:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T11:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2147 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/44ceb742-f8bf-4b1c-aa44-52cf67c4a46e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3495f6f223cd8291d8c7c491b86148cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813023210686382080 |