Modelos microscópicos para simulação do tráfego baseados em autômatos celulares
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-Graduação em Computação
Computação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17113 |
Resumo: | This work proposes a microscopic model based on cellular automaton in order to simulate the behavior of vehicle traffic in a highway. Aiming towards updating the velocity of each vehicle, we consider the available space for a vehicle displacement in a certain instant as well as the possible movement of the vehicle in frontof it. The algorithm proposed is time explicit and an iterative procedure is used. Such iterative procedure was developed to avoid unreal collisions. These collisions occur when vehicles move less than expected as well as because of the adopted anteciparoty scheme. A coefficient is used in order to simulate different behaviors of the drivers. Moreover, the algorithm proposed was expanded by a multicell scheme. This multicell scheme permits considering several acceleration increments and also different types of vehicles. Furthermore, a procedure of lane change is used. Results are produced and compared with the ones descripted in the literature with different anticipation behaviors. |
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Modelos microscópicos para simulação do tráfego baseados em autômatos celularesAutômatos celularesSimulação microscópica do tráfegoModelo antecipatórioModelo multi-célulaModelo multi-faixaAutômato CelularEngenharia de tráfegoModelagem computacionalModelagem de tráfegoTráfegoCellular automataMicroscopic traffic simulationAnticipatory modelMulticellMulti-laneCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOThis work proposes a microscopic model based on cellular automaton in order to simulate the behavior of vehicle traffic in a highway. Aiming towards updating the velocity of each vehicle, we consider the available space for a vehicle displacement in a certain instant as well as the possible movement of the vehicle in frontof it. The algorithm proposed is time explicit and an iterative procedure is used. Such iterative procedure was developed to avoid unreal collisions. These collisions occur when vehicles move less than expected as well as because of the adopted anteciparoty scheme. A coefficient is used in order to simulate different behaviors of the drivers. Moreover, the algorithm proposed was expanded by a multicell scheme. This multicell scheme permits considering several acceleration increments and also different types of vehicles. Furthermore, a procedure of lane change is used. Results are produced and compared with the ones descripted in the literature with different anticipation behaviors.Neste trabalho, propõe-se um modelo microscópico baseado em autômatos celulares para simular o comportamento do tráfego de veículos em uma auto-estrada. Para atualizar a velocidade de cada veículo considera-se, além do espaço disponível para seu deslocamento em um certo instante de tempo, o possível movimento do veículo à sua frente. Um procedimento iterativo é utilizado para tornar o algoritmo explícito no tempo e evitar colisões irreais causadas pelo procedimento antecipatório adotado, caso algum veículo se desloque menos que o estimado. Um coeficiente é utilizado para simular diferentes comportamentos dos motoristas ao dirigirem. Além disso propõe-se um esquema multi-célula possibilitando a consideração tanto de diferentes incrementos da aceleração quanto diferentes tipos de veículos. Um procedimento de mudança de faixa também é utilizado. Resultados são apresentados e comparados com os descritos na bibliografia.Programa de Pós-Graduação em ComputaçãoComputaçãoLeal-toledo, Regina Célia PaulaCPF:28090755322http://lattes.cnpq.br/5146026894831823Ebeeken, Nelson Francisco FavillaCPF:85646474832Kischinhevsky, MauricioCPF:32807411022http://lattes.cnpq.br/9411400439288461Lima, Edgar Barbosa2021-03-10T19:09:40Z2008-03-112021-03-10T19:09:40Z2007-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17113porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T19:09:40Zoai:app.uff.br:1/17113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T19:09:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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