Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | A presente pesquisa intitulada “Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa” está inscrita na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. A problemática da pesquisa se desenvolve ao refletir acerca de uma Educação que considere o corpo na produção de conhecimento e se confronta com escolas cujas localizações favorecem ou entorpecem uma de suas principais características: ser capaz de suspender a realidade operante e oferecer tempo livre, ser um espaço heterotópico. Desenvolvida entre escolas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, os acontecimentos cotidianos em escolas de diferentes periferias são colocados em relação com os conceitos centrais. Com o objetivo de refletir acerca do conhecimento com o corpo, a pesquisa é realizada utilizando as narrativas como metodologia, entrelaçando movimentos de identificação, compreensão e busca pelo próprio corpo, pelos próprios afetos. A busca pelos afetos, a experimentação dos sentidos com foco no olhar, se apresenta como uma possibilidade para produzir o conhecimento com o corpo. Pois, se é necessário compreender os mecanismos que negam o corpo como um processo de desumanização que se manifesta ao instaurar diferenças como desigualdades e forças hierarquizantes, mostra-se fundamental refletir e experimentar o que faz o corpo; o que faz do humano, humano. Como base conceitual para pensar o campo problemático, me aproximo de alguns conceitos e noções apresentadas pelos autores Benedictus Espinosa, Michel Foucault, Jan Masschelein, Maarten Simons, Jacques Rancière. |
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Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputaCorposNarrativasEstudos do CotidianoCorpoNarrativaCotidianoBodiesNarrativesStudies of Everyday LifeA presente pesquisa intitulada “Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa” está inscrita na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. A problemática da pesquisa se desenvolve ao refletir acerca de uma Educação que considere o corpo na produção de conhecimento e se confronta com escolas cujas localizações favorecem ou entorpecem uma de suas principais características: ser capaz de suspender a realidade operante e oferecer tempo livre, ser um espaço heterotópico. Desenvolvida entre escolas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, os acontecimentos cotidianos em escolas de diferentes periferias são colocados em relação com os conceitos centrais. Com o objetivo de refletir acerca do conhecimento com o corpo, a pesquisa é realizada utilizando as narrativas como metodologia, entrelaçando movimentos de identificação, compreensão e busca pelo próprio corpo, pelos próprios afetos. A busca pelos afetos, a experimentação dos sentidos com foco no olhar, se apresenta como uma possibilidade para produzir o conhecimento com o corpo. Pois, se é necessário compreender os mecanismos que negam o corpo como um processo de desumanização que se manifesta ao instaurar diferenças como desigualdades e forças hierarquizantes, mostra-se fundamental refletir e experimentar o que faz o corpo; o que faz do humano, humano. Como base conceitual para pensar o campo problemático, me aproximo de alguns conceitos e noções apresentadas pelos autores Benedictus Espinosa, Michel Foucault, Jan Masschelein, Maarten Simons, Jacques Rancière.The present research entitled “Bodies, schools and peripheries: meanings in dispute” is inscribed in the line Studies of the Daily Life of Popular Education. The research problem develops when reflecting on an education that considers the body in the production of knowledge and is confronted with schools whose locations favor or hinder one of its main characteristics: being able to suspend the operative reality and offer free time, being a heterotopic space. Developed between schools in the cities of Rio de Janeiro and Niteroi, everyday events in schools in different peripheries are placed in relation to the central concepts. In favor of reflect on knowledge with the body, the research is carried out using narratives as a methodology, intertwining movements of identification, understanding and search for one’s bodies itself, for one’s self-affections. The search for affections, the experimentation of the senses with a focus on the look, presents itself as a possibility to produce knowledge with the body. For, if it is necessary to understand the mechanisms that deny the body as a process of dehumanization that manifests itself when establishing differences such as inequalities and hierarchical forces, it is fundamental to reflect and experience what makes the body, what makes the human, human. As a conceptual basis for thinking about the problematic field, I approach some concepts and notions presented by the authors Benedictus Espinosa, Michel Foucault, Jan Masschelein, Maarten Simons, Jacques Rancière.84 p.Pérez, Carmen Lúcia VidalCastro, Alessandra Gomes dePrado, Guilherme do Val ToledoPereira, José ValterAraújo, Mairce da SilvaCarvalho, Rosa Malena de AraújoRamos, Renata Fernandes2023-01-23T11:19:41Z2023-01-23T11:19:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAMOS, Renata Fernandes. Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa. 2022. 84f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27653CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-23T11:19:45Zoai:app.uff.br:1/27653Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:19.870093Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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