Educação e cárcere: uma análise da efetividade das políticas públicas que visam garantir o acesso à educação no sistema prisional
Ano de defesa: | 2024 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Esta dissertação tem por objeto analisar a efetividade de políticas públicas que visam garantir o acesso à educação dentro do sistema penitenciário. A análise considera a realidade das escolas prisionais como um laboratório capaz de fornecer informações capazes de elencar os motivos que interferem na aplicabilidade das normas e políticas públicas que asseguram o acesso à educação ao indivíduo em condição de cumprimento de pena privativa de liberdade. O estudo leva em consideração os discursos produzidos a partir de análise de campo de diferentes pesquisadores que se dedicaram ao estudo das singularidades do ensino educacional ministrado no interior do sistema carcerário. Neste exercício são consideradas as representações sobre a educação prisional com especial conotação as propostas de ampliação e melhoramento da prática escolar inserida no sistema penitenciário. |
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Educação e cárcere: uma análise da efetividade das políticas públicas que visam garantir o acesso à educação no sistema prisionalDireito à educaçãoEscolas prisionaisPráticas educacionais no contexto carcerárioEducação prisionalAlfabetização no cárcereAcesso à educaçãoInstituição penalPolítica públicaDireito do presoEducação prisionalEducation rightPrison schoolsEducational practices in the prison contextPrison educationLiteracy in prisonEsta dissertação tem por objeto analisar a efetividade de políticas públicas que visam garantir o acesso à educação dentro do sistema penitenciário. A análise considera a realidade das escolas prisionais como um laboratório capaz de fornecer informações capazes de elencar os motivos que interferem na aplicabilidade das normas e políticas públicas que asseguram o acesso à educação ao indivíduo em condição de cumprimento de pena privativa de liberdade. O estudo leva em consideração os discursos produzidos a partir de análise de campo de diferentes pesquisadores que se dedicaram ao estudo das singularidades do ensino educacional ministrado no interior do sistema carcerário. Neste exercício são consideradas as representações sobre a educação prisional com especial conotação as propostas de ampliação e melhoramento da prática escolar inserida no sistema penitenciário.This dissertation aims to analyze the effectiveness of public policies aimed at guaranteeing access to education within the penitentiary system. The analysis considers the reality of the prison schools as a laboratory capable of providing information and listing the reasons that interfere in the norms applicability and public policies that ensure the education access to the individual in condition of sentence of deprivation of freedom. The study takes into account the speeches produced from the field analysis of different researchers who have dedicated themselves to the study of the singularities of the taught education given within the prison system. In this exercise are considered the representations on prison education with special connotation the proposals of expansion and improvement of the school practice inserted in the penitentiary system.99 p.Kowarski, Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2967738693234470Rosa, Waleska Marcyhttp://lattes.cnpq.br/9184422578832779Casamasso, Marco Aurélio Lagrecahttp://lattes.cnpq.br/0912676774902046Ribeiro, Rose Aparecida Ferreira2024-07-23T19:35:23Z2024-07-23T19:35:23Z-info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rose Aparecida Ferreira. Educação e cárcere: uma análise da efetividade das políticas públicas que visam garantir o acesso à educação no sistema prisional. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33547CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-23T19:35:27Zoai:app.uff.br:1/33547Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:33.896772Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação tem por objeto analisar a efetividade de políticas públicas que visam garantir o acesso à educação dentro do sistema penitenciário. A análise considera a realidade das escolas prisionais como um laboratório capaz de fornecer informações capazes de elencar os motivos que interferem na aplicabilidade das normas e políticas públicas que asseguram o acesso à educação ao indivíduo em condição de cumprimento de pena privativa de liberdade. O estudo leva em consideração os discursos produzidos a partir de análise de campo de diferentes pesquisadores que se dedicaram ao estudo das singularidades do ensino educacional ministrado no interior do sistema carcerário. Neste exercício são consideradas as representações sobre a educação prisional com especial conotação as propostas de ampliação e melhoramento da prática escolar inserida no sistema penitenciário. |
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