Gêneros discursivos nas provas de Língua Inglesa do ENEM e nos livros do PNLD 2012 : um estudo comparativo
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo comparativo entre os gêneros discursivos nas provas de língua inglesa do ENEM dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 e os gêneros presentes em atividades de leitura nos livros de inglês aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – 2012 (Take Over, On Stage e English for All). Este estudo é fundamentado teoricamente em diversas teorias de gêneros discursivos, desde a Bakhtiniana e as demais de base sociológica, até a funcionalista de Halliday e Hasan e a retórico-pragmática de Swales. Propomos uma articulação entre as perspectivas (socio)cognitiva e discursiva para nos alinharmos à visão de gênero como frame. Abordamos também a importância dos gêneros discursivos no ensino de línguas e na avaliação de leitura em línguas estrangeiras, além de traçarmos um panorama com diversos olhares sobre a noção de gênero discursivo em documentos oficiais. Por meio da metodologia de análise documental de base interpretativista, identificamos e mapeamos os gêneros discursivos presentes nas provas e nos LDs, para que, a partir da análise comparativa desses dados, possamos discutir questões relativas ao efeito retroativo do ENEM sobre o Ensino Médio. Focamos também, em nossa discussão dos resultados, a consonância ou discrepância entre as diversas instâncias envolvidas na avaliação de EM e elaboração de material didático, verificando se há compatibilidade entre os gêneros apresentados nos LDs e nas quatro versões do ENEM que fazem parte do corpus da pesquisa |
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Gêneros discursivos nas provas de Língua Inglesa do ENEM e nos livros do PNLD 2012 : um estudo comparativoGêneros discursivosAvaliaçãoPNLDENEMDiscursoGêneroAvaliaçãoPrograma Nacional do Livro DidáticoGenresEvaluationPNLDENEMO objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo comparativo entre os gêneros discursivos nas provas de língua inglesa do ENEM dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 e os gêneros presentes em atividades de leitura nos livros de inglês aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – 2012 (Take Over, On Stage e English for All). Este estudo é fundamentado teoricamente em diversas teorias de gêneros discursivos, desde a Bakhtiniana e as demais de base sociológica, até a funcionalista de Halliday e Hasan e a retórico-pragmática de Swales. Propomos uma articulação entre as perspectivas (socio)cognitiva e discursiva para nos alinharmos à visão de gênero como frame. Abordamos também a importância dos gêneros discursivos no ensino de línguas e na avaliação de leitura em línguas estrangeiras, além de traçarmos um panorama com diversos olhares sobre a noção de gênero discursivo em documentos oficiais. Por meio da metodologia de análise documental de base interpretativista, identificamos e mapeamos os gêneros discursivos presentes nas provas e nos LDs, para que, a partir da análise comparativa desses dados, possamos discutir questões relativas ao efeito retroativo do ENEM sobre o Ensino Médio. Focamos também, em nossa discussão dos resultados, a consonância ou discrepância entre as diversas instâncias envolvidas na avaliação de EM e elaboração de material didático, verificando se há compatibilidade entre os gêneros apresentados nos LDs e nas quatro versões do ENEM que fazem parte do corpus da pesquisaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research presents a comparative study between the genres present in the English language tests that are part of the ENEM (Brazilian secondary school national examination) in the years 2010, 2011, 2012 and 2013, and the genres in reading activities in some books approved by PNLD - 2012 (Brazilian national program of textbooks): Take Over, On Stage and English for All. The study has, as its theoretical basis, several genre theories, which range from Bakhtin and others which derive from his sociological perspective, to the functionalist studies of Halliday and Hasan, and the rhetorical-pragmatic view of Swales. We propose an articulation between two perspectives – the (socio)cognitive and the discursive – to support our view of genre as a frame. We also discuss the importance of genres in language teaching and the assessment of reading in foreign languages. In addition, we present an overview of several perspectives on the notion of genres underlying government documents. By means of interpretative documentary analysis, we identify and map the genres present in both the books and the tests, so that we can compare the data and discuss the issues relating to the washback effect of ENEM on high school education. The discussion of results also focuses on the discrepancy between the various segments involved in the development and evaluation of text books, and it analyzes the compatibility between the genres in those books and in the ENEM97 f.Vereza, Solange CoelhoAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deHemais, Barbara Jane WilcoxGuimarães, Renata Ribeiro2019-07-09T13:22:24Z2019-07-09T13:22:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10352http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T13:03:35Zoai:app.uff.br:1/10352Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:48.577576Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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