Juvenilização e enegrecimento da EJA: subproduto das políticas de universalização da educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Teixeira, Eliana de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
EJA
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14698
Resumo: Tendo como suporte análises das trajetórias escolares de estudantes no Sistema Municipal de Ensino de Angra dos Reis nascidos entre o final da década de 1980 e o início dos anos 2000, o presente trabalho investiga o processo de juvenilização e enegrecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sob metodologia quantitativa, tais fenômenos são evidenciados estatisticamente não apenas pela proporção de jovens e negros nessa modalidade de ensino, mas também pela ineficácia do sistema educacional em produzir concluintes. A análise das trajetórias escolares com dados advindos do Sistema de Gestão da Rede Escolar de Angra dos Reis (Sistema SectOnline – PMAR) e da Pesquisa Perfil da EJA, realizada pelo poder público municipal, revela a migração dos estudantes – jovens/adolescentes, em sua maioria negros - do ensino regular para EJA no decorrer dos anos. Dados do Censo Escolar da Educação Básica também foram utilizados para configuração dos fenômenos em âmbito nacional, bem como para análises comparadas. Tendo o direito à educação e o reconhecimento e valorização da diversidade como princípio, examinamos os fenômenos em diálogo com dispositivos legais e com autores como Haddad e Pierro (2000), Guimarães (2003), Saviani (2005; 2014), Oliveira I. (2007), Munanga (2010), Silva (2010), Abreu e Mattos (2011), Arroyo (2011), Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Julião (2017) e Lemos (2017). Os achados denunciam a ausência de informações de cor ou raça no interior da educação básica e a insistente lógica da exclusão e segregação escolar que coloca a EJA e seus sujeitos, notadamente os jovens negros, em um lugar marginalizado no interior do sistema educacional. Em conclusão, somos levados a considerar a juvenilização e enegrecimento da EJA, na atualidade, como subprodutos do processo de universalização da Educação Básica em curso
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A análise das trajetórias escolares com dados advindos do Sistema de Gestão da Rede Escolar de Angra dos Reis (Sistema SectOnline – PMAR) e da Pesquisa Perfil da EJA, realizada pelo poder público municipal, revela a migração dos estudantes – jovens/adolescentes, em sua maioria negros - do ensino regular para EJA no decorrer dos anos. Dados do Censo Escolar da Educação Básica também foram utilizados para configuração dos fenômenos em âmbito nacional, bem como para análises comparadas. Tendo o direito à educação e o reconhecimento e valorização da diversidade como princípio, examinamos os fenômenos em diálogo com dispositivos legais e com autores como Haddad e Pierro (2000), Guimarães (2003), Saviani (2005; 2014), Oliveira I. (2007), Munanga (2010), Silva (2010), Abreu e Mattos (2011), Arroyo (2011), Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Julião (2017) e Lemos (2017). Os achados denunciam a ausência de informações de cor ou raça no interior da educação básica e a insistente lógica da exclusão e segregação escolar que coloca a EJA e seus sujeitos, notadamente os jovens negros, em um lugar marginalizado no interior do sistema educacional. Em conclusão, somos levados a considerar a juvenilização e enegrecimento da EJA, na atualidade, como subprodutos do processo de universalização da Educação Básica em cursoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis present paper investigates the process of juvenilization and blackening youth and adult education (EJA - Portuguese word) by having as support the analyses of the school trajectories in the municipal system of students born between the late 1980s and the early 2000 in Angra dos Reis. Under quantitativ methodology, such phenomena are statistically evidenced not only by the proportion of Young black students in this education modality, but also by the ineffectiviness of the educational system in producing graduates from basic education. The analyses of school trajectories with data from the school management system (SECTonline - PMAR) and the EJA profile survey carried out by the municipal public authory reveals the migration of mostly black students from the sequential regular education to EJA over the years. School Census data from basic education were also used for phenomena configuration, as well as for comparactive analyses. Having the rigth to education and the recognition and appreciation of diversity as a principle, we examine phenomena interconnected with legal advices and with authory such as Haddad e Pierro (2000), Guimarães (2003), Saviani (2005;2014), Oliveira I. (2007), Munanga (2010), Silva (2010), Arroyo (2011), Abreu e Mattos (2011), Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Julião (2017), and Lemos (2017). The findings denounce the default of color or race information within basic education and the insistent logic of school exclusion and segregation that places the EJA and its subjects, notably young blacks, in a marginalized place within the educational system. In conclusion, we are now led to consider the juvenilization and blackening of EJA, actually, as byproduct of the policies of the universalization of basic education222 f.Vargas, Hustana MariaOliveira, Iolanda deJulião, Elionaldo FernandesFigueiredo, André Luiz deSilva, Alessandra Nicodemos OliveiraSilva, Anderson Paulino daTeixeira, Eliana de Oliveira2020-08-20T17:15:11Z2020-08-20T17:15:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Eliana de Oliveira. Juvenilização e enegrecimento da EJA: subproduto das políticas de universalização da educação básica. 2019. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) = Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14698http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-03T17:34:14Zoai:app.uff.br:1/14698Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:32.816396Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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