Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769
Resumo: Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.
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