Uma análise geográfica e regulatória do desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barros, Roberto Hudson
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29153
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade compreender o processo de construção e desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil, levando em consideração as dimensões do território, o papel do Estado e das companhias aéreas na sua organização, tanto a nível nacional quanto regional, a hierarquia entre as cidades presente na rede urbana brasileira e sua influência na conformação da arquitetura da malha aérea, bem como a distribuição dos aeródromos (fixos), das ligações aéreas (fluxos) e a densidade desses fluxos no país, sendo contemplada igualmente a evolução dos marcos regulatórios do setor. A partir do estudo dessas variáveis, foi avaliado o comportamento espacial da cobertura da rede no território brasileiro ao longo das décadas, sendo empregada uma abordagem metodológica que utilizou a associação das perspectivas geográfica e regulatória, sem perder de vista o igualmente importante progresso histórico da aviação civil no país, enquanto alicerce explicativo do desenvolvimento da rede. No tocante à gestão do ambiente regulatório, foi analisada a transição ocorrida na regulação estatal, que estava a cargo do Departamento de Aviação Civil – DAC, para a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac em 2006, considerada a principal alteração sucedida no setor. Com fundamento nessas análises, foi possível apresentar uma proposta de periodização do desenvolvimento da aviação civil brasileira, tendo em vista os acontecimentos, alterações regulatórias e saltos tecnológicos mais substantivos ocorridos no setor. A pesquisa nos levou ainda a identificar um traço marcante da condução dos rumos da aviação civil do país, que foi a presença de uma relação dialética entre o capital e o Estado (com variações de intensidade), durante o período no qual a aviação comercial esteve submetida à autoridade da Aeronáutica, via DAC (entre 1941 e 2006). Com apoio nessa constatação, chegamos à conclusão de que a forma de atuação do Estado brasileiro no âmbito da aviação civil no referido período foi o reflexo do que podemos chamar de um “etos institucional de caráter tutelar”, lastreado num arcabouço regulatório específico que resultou num modelo peculiar de intervenção estatal no setor.
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A partir do estudo dessas variáveis, foi avaliado o comportamento espacial da cobertura da rede no território brasileiro ao longo das décadas, sendo empregada uma abordagem metodológica que utilizou a associação das perspectivas geográfica e regulatória, sem perder de vista o igualmente importante progresso histórico da aviação civil no país, enquanto alicerce explicativo do desenvolvimento da rede. No tocante à gestão do ambiente regulatório, foi analisada a transição ocorrida na regulação estatal, que estava a cargo do Departamento de Aviação Civil – DAC, para a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac em 2006, considerada a principal alteração sucedida no setor. Com fundamento nessas análises, foi possível apresentar uma proposta de periodização do desenvolvimento da aviação civil brasileira, tendo em vista os acontecimentos, alterações regulatórias e saltos tecnológicos mais substantivos ocorridos no setor. A pesquisa nos levou ainda a identificar um traço marcante da condução dos rumos da aviação civil do país, que foi a presença de uma relação dialética entre o capital e o Estado (com variações de intensidade), durante o período no qual a aviação comercial esteve submetida à autoridade da Aeronáutica, via DAC (entre 1941 e 2006). Com apoio nessa constatação, chegamos à conclusão de que a forma de atuação do Estado brasileiro no âmbito da aviação civil no referido período foi o reflexo do que podemos chamar de um “etos institucional de caráter tutelar”, lastreado num arcabouço regulatório específico que resultou num modelo peculiar de intervenção estatal no setor.The purpose of this research was to understand the process of construction and development of the regular passengers air transport network in Brazil, taking into account the size of the territory, the role of the State and of the airlines in its organization, both nationally and regionally, the hierarchy between the cities present in the Brazilian urban network and its influence on the formation of the aerial network architecture, the distribution of aerodromes (fixed), air links (flows) and the density of these flows in the country, as well as the evolution of sector's regulatory frameworks. Based on the study of these variables, the spatial behavior of the network coverage in the Brazilian territory during the decades was evaluated, employing a methodological approach that used the association of the geographical and regulatory perspectives, without losing sight of the equally important historical progress of the aviation in the country, as an explicative basis of the network development. Regarding the regulatory environment, this research analyzed the transition occurred in 2006 on State regulation, from the Civil Aviation Department - DAC to the National Civil Aviation Agency - ANAC, which was considered the main change in the sector. Based on these analyzes, it was possible to present a periodization proposal of the Brazilian civil aviation development, concerning the most substantives events, regulatory changes and technological leaps that took place in the sector. The research also led us to identify a striking feature of the conduction of the civil aviation sector in the country, which was the presence of a dialectic relation between capital and the State (with variations of intensity) during the period in which commercial aviation was ruled by the Air Force authority via DAC (between 1941 and 2006). In support of this finding, we came to the conclusion that the Brazilian State's role regarding the civil aviation sector in that period was a reflection of what we can call an "institutional ethos of tutelary character", based on a specific regulatory framework that resulted in a peculiar model of State intervention in the sector.159 p.Moreira, RuyBinsztok, JacobFernandes, EltonBarros, Roberto Hudson2023-06-19T16:50:56Z2023-06-19T16:50:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Roberto Hudson. Uma análise geográfica e regulatória do desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29153ark:/87559/001300000knvwCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-19T16:51:01Zoai:app.uff.br:1/29153Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-19T16:51:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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