No pinicado da viola: a criação de personagem a partir da experiência com o samba chula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Lorena Fonte de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Artes da Cena (EMAC)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12076
Resumo: O Samba de Roda é uma manifestação expressiva tradicional da região do Recôncavo Baiano, que envolve música e aspectos coreográficos, poéticos, festivos e ritualísticos. Desde o ano de 2005, foi reconhecido como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O samba, é considerado um gênero musical brasileiro. Dentre as distintas manifestações de samba, está o Samba de Roda e o Samba Chula, que se caracteriza pela presença de um tipo de canto que dá nome ao samba (chula) e da viola machete. A partir da experiência com o Samba Chula no grupo “Angoleiros do Samba Chula”, de Goiânia - Goiás, surge o desejo de realizar uma investigação cênica sobre a potencialidade do Samba Chula como mola propulsora para um trabalho criativo cênico, em especial, para a criação de personagem. Tal investigação incidiu na realização de pesquisa de campo no distrito de São Braz, município de Santo Amaro - Bahia, com o grupo Samba Chula João do Boi; em estudos teóricos sobre o trabalho cênico, sobretudo a partir de pesquisas realizadas pelo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Unicamp) e pelo NuPICC – Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 e, por fim, em laboratório cênico de onde nasce a personagem Dona Rosário. Para tanto, parte-se da compreensão que o trabalho criativo em Artes da Cena, com elementos de manifestações culturais afro-brasileiras, tais como do Samba Chula, propicia a ampliação do potencial comunicativo e político do teatro, valorando traços de identidades culturais.
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