No pinicado da viola: a criação de personagem a partir da experiência com o samba chula
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Goiás
Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG) Brasil UFG Programa de Pós-graduação em Artes da Cena (EMAC) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12076 |
Resumo: | O Samba de Roda é uma manifestação expressiva tradicional da região do Recôncavo Baiano, que envolve música e aspectos coreográficos, poéticos, festivos e ritualísticos. Desde o ano de 2005, foi reconhecido como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O samba, é considerado um gênero musical brasileiro. Dentre as distintas manifestações de samba, está o Samba de Roda e o Samba Chula, que se caracteriza pela presença de um tipo de canto que dá nome ao samba (chula) e da viola machete. A partir da experiência com o Samba Chula no grupo “Angoleiros do Samba Chula”, de Goiânia - Goiás, surge o desejo de realizar uma investigação cênica sobre a potencialidade do Samba Chula como mola propulsora para um trabalho criativo cênico, em especial, para a criação de personagem. Tal investigação incidiu na realização de pesquisa de campo no distrito de São Braz, município de Santo Amaro - Bahia, com o grupo Samba Chula João do Boi; em estudos teóricos sobre o trabalho cênico, sobretudo a partir de pesquisas realizadas pelo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Unicamp) e pelo NuPICC – Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 e, por fim, em laboratório cênico de onde nasce a personagem Dona Rosário. Para tanto, parte-se da compreensão que o trabalho criativo em Artes da Cena, com elementos de manifestações culturais afro-brasileiras, tais como do Samba Chula, propicia a ampliação do potencial comunicativo e político do teatro, valorando traços de identidades culturais. |
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No pinicado da viola: a criação de personagem a partir da experiência com o samba chulaIn the viola scratch: the creation of a character from the experience with samba chulaSamba de rodaSamba chulaProcesso de criaçãoArtes da cenaSamba de rodaSamba chulaCreation processPerforming artsLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAO Samba de Roda é uma manifestação expressiva tradicional da região do Recôncavo Baiano, que envolve música e aspectos coreográficos, poéticos, festivos e ritualísticos. Desde o ano de 2005, foi reconhecido como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O samba, é considerado um gênero musical brasileiro. Dentre as distintas manifestações de samba, está o Samba de Roda e o Samba Chula, que se caracteriza pela presença de um tipo de canto que dá nome ao samba (chula) e da viola machete. A partir da experiência com o Samba Chula no grupo “Angoleiros do Samba Chula”, de Goiânia - Goiás, surge o desejo de realizar uma investigação cênica sobre a potencialidade do Samba Chula como mola propulsora para um trabalho criativo cênico, em especial, para a criação de personagem. Tal investigação incidiu na realização de pesquisa de campo no distrito de São Braz, município de Santo Amaro - Bahia, com o grupo Samba Chula João do Boi; em estudos teóricos sobre o trabalho cênico, sobretudo a partir de pesquisas realizadas pelo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Unicamp) e pelo NuPICC – Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 e, por fim, em laboratório cênico de onde nasce a personagem Dona Rosário. Para tanto, parte-se da compreensão que o trabalho criativo em Artes da Cena, com elementos de manifestações culturais afro-brasileiras, tais como do Samba Chula, propicia a ampliação do potencial comunicativo e político do teatro, valorando traços de identidades culturais.Samba de Roda is a traditional expressive manifestation of the Recôncavo Baiano region, which involves music and choreographic, poetic, festive and ritualistic aspects. Since 2005, it has been recognized as an oral and intangible heritage of humanity by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). Samba is considered a Brazilian musical genre. Among the different manifestations of samba, there is the Samba de Roda and the Samba Chula, which is characterized by the presence of a type of song that gives its name to the samba (chula) and the viola machete. From the experience with Samba Chula in the group “Angoleiros do Samba Chula”, from Goiânia - Goiás, the desire arises to carry out a scenic investigation into the potential of Samba Chula as a driving force for a scenic creative work, in particular, for the character creation. This investigation focused on conducting field research in the district of São Braz, municipality of Santo Amaro - Bahia, with the Samba Chula João do Boi group; in theoretical studies on scenic work, especially from research carried out by Lume – Interdisciplinary Center for Theater Research (Unicamp) and by NuPICC – Collective Scenic Research and Investigation Nucleus 22 and, finally, in a scenic laboratory where the character is born. Rosario. Therefore, it starts from the understanding that the creative work in Arts of the Scene, with elements of Afro-Brazilian cultural manifestations, such as Samba Chula, provides the expansion of the communicative and political potential of the theater, valuing traits of cultural identities.Universidade Federal de GoiásEscola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)BrasilUFGPrograma de Pós-graduação em Artes da Cena (EMAC)Silva, Renata de Limahttp://lattes.cnpq.br/9684039080990993Silva, Renata de LimaQueiroz, Clécia Maria Aquino deOliveira, Joana Abreu Pereira deOliveira, Lorena Fonte de2022-05-19T13:46:36Z2022-05-19T13:46:36Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, L. F. No pinicado da viola: a criação de personagem a partir da experiência com o samba chula. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12076ark:/38995/001300000zm01porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFG2022-05-19T13:46:36Zoai:null:tede/12076Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/oai/requestgrt.bc@ufg.bropendoar:oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/12342022-05-19T13:46:36Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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O Samba de Roda é uma manifestação expressiva tradicional da região do Recôncavo Baiano, que envolve música e aspectos coreográficos, poéticos, festivos e ritualísticos. Desde o ano de 2005, foi reconhecido como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O samba, é considerado um gênero musical brasileiro. Dentre as distintas manifestações de samba, está o Samba de Roda e o Samba Chula, que se caracteriza pela presença de um tipo de canto que dá nome ao samba (chula) e da viola machete. A partir da experiência com o Samba Chula no grupo “Angoleiros do Samba Chula”, de Goiânia - Goiás, surge o desejo de realizar uma investigação cênica sobre a potencialidade do Samba Chula como mola propulsora para um trabalho criativo cênico, em especial, para a criação de personagem. Tal investigação incidiu na realização de pesquisa de campo no distrito de São Braz, município de Santo Amaro - Bahia, com o grupo Samba Chula João do Boi; em estudos teóricos sobre o trabalho cênico, sobretudo a partir de pesquisas realizadas pelo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Unicamp) e pelo NuPICC – Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 e, por fim, em laboratório cênico de onde nasce a personagem Dona Rosário. Para tanto, parte-se da compreensão que o trabalho criativo em Artes da Cena, com elementos de manifestações culturais afro-brasileiras, tais como do Samba Chula, propicia a ampliação do potencial comunicativo e político do teatro, valorando traços de identidades culturais. |
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