Mal-estar/bem-estar e profissionalização docente: um estudo de produções acadêmicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Machado, Larissa Araújo Bastos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Educação - FE (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3889
Resumo: Este trabalho tem como tema o mal-estar e o bem-estar docentes, sendo ligado à linha de pesquisa Formação, Profissionalização docente e práticas educativas. Esta linha abriga a REDECENTRO, Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste. Com base no método materialista histórico-dialético e nos princípios da abordagem qualitativa, esta pesquisa constitui-se como um estado do conhecimento, caracterizando-se como bibliográfica. Com o objetivo geral de compreender e sistematizar as contribuições das produções acadêmicas brasileiras sobre mal-estar e bem-estar docentes (2007-2011) e sua relação com o processo de profissionalização dos professores de ensino fundamental, foram selecionadas no Portal Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD) dez dissertações, que foram lidas integralmente. Como objetivos específicos, buscou-se: compreender o processo de trabalho e de profissionalização docente na educação básica e sua relação com o mal-estar/bem-estar docente; compreender as concepções de mal-estar e bem-estar docente; analisar as produções acadêmicas que abordam o tema no que diz respeito ao ensino fundamental; indicar as contribuições das produções e concepções de mal-estar/bem-estar docente e de profissionalização para a compreensão do processo de profissionalização do professor no ensino fundamental. Para tanto, no primeiro capítulo foi feito um percurso histórico da formação de professores, e viu-se que este se deu com avanços e retrocessos. Entendemos que as políticas de formação de professores, em especial após 1990, incentivaram uma formação aligeirada, rasa e flexível. Entendemos a profissionalização docente, como conceito apropriado pelas políticas e reformas educacionais com vistas a definir um novo perfil de professor e novos modelos de formação. No segundo capítulo, refletiu-se sobre os conceitos de mal-estar e bem-estar docente na literatura educacional, na qual o mal-estar, em geral, não é analisado articulado às políticas educacionais; o bem-estar é tomado em uma perspectiva de resiliência que visa a estratégias e habilidades a serem desenvolvidas pelo sujeito com o objetivo de se adaptar-se às condições do mal-estar. No nosso entendimento, mal-estar e bem-estar docentes estão relacionados com os ditames das políticas educacionais, enquanto catalizadoras da intensificação e alienação do trabalho docente. Entendemos o bem-estar como uma decorrência do fortalecimento do coletivo de professores na defesa dos seus direitos, lutando na contramão de tais políticas que (des)profissionalizam e (de)formam o professor. No terceiro capítulo, percebemos que as dez dissertações analisadas reforçam a visão das produções acadêmicas educacionais nas quais o mal-estar é desarticulado dos condicionantes políticos e epistemometodológicos e o bem-estar está ligado à perspectiva da resiliência. Vimos ainda que as produções reforçam o conceito hegemônico de profissionalização adotado pelas políticas educacionais contemporâneas, reproduzindo discursos de competências e do professor reflexivo, que disseminam a ideia de uma educação pragmática, voltada para o mercado servindo às exigências do sistema capitalista.
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Com o objetivo geral de compreender e sistematizar as contribuições das produções acadêmicas brasileiras sobre mal-estar e bem-estar docentes (2007-2011) e sua relação com o processo de profissionalização dos professores de ensino fundamental, foram selecionadas no Portal Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD) dez dissertações, que foram lidas integralmente. Como objetivos específicos, buscou-se: compreender o processo de trabalho e de profissionalização docente na educação básica e sua relação com o mal-estar/bem-estar docente; compreender as concepções de mal-estar e bem-estar docente; analisar as produções acadêmicas que abordam o tema no que diz respeito ao ensino fundamental; indicar as contribuições das produções e concepções de mal-estar/bem-estar docente e de profissionalização para a compreensão do processo de profissionalização do professor no ensino fundamental. Para tanto, no primeiro capítulo foi feito um percurso histórico da formação de professores, e viu-se que este se deu com avanços e retrocessos. Entendemos que as políticas de formação de professores, em especial após 1990, incentivaram uma formação aligeirada, rasa e flexível. Entendemos a profissionalização docente, como conceito apropriado pelas políticas e reformas educacionais com vistas a definir um novo perfil de professor e novos modelos de formação. No segundo capítulo, refletiu-se sobre os conceitos de mal-estar e bem-estar docente na literatura educacional, na qual o mal-estar, em geral, não é analisado articulado às políticas educacionais; o bem-estar é tomado em uma perspectiva de resiliência que visa a estratégias e habilidades a serem desenvolvidas pelo sujeito com o objetivo de se adaptar-se às condições do mal-estar. No nosso entendimento, mal-estar e bem-estar docentes estão relacionados com os ditames das políticas educacionais, enquanto catalizadoras da intensificação e alienação do trabalho docente. Entendemos o bem-estar como uma decorrência do fortalecimento do coletivo de professores na defesa dos seus direitos, lutando na contramão de tais políticas que (des)profissionalizam e (de)formam o professor. No terceiro capítulo, percebemos que as dez dissertações analisadas reforçam a visão das produções acadêmicas educacionais nas quais o mal-estar é desarticulado dos condicionantes políticos e epistemometodológicos e o bem-estar está ligado à perspectiva da resiliência. Vimos ainda que as produções reforçam o conceito hegemônico de profissionalização adotado pelas políticas educacionais contemporâneas, reproduzindo discursos de competências e do professor reflexivo, que disseminam a ideia de uma educação pragmática, voltada para o mercado servindo às exigências do sistema capitalista.The theme of this work is Teachers’ Uneasiness and Welfare links to the Research Line Teachers’ Formation, Professionalization and educational practices, which shelters the REDECEDNTRO, a Brazilian Middle East researchers’ net. With basis on the historical-dialectical materialistic method and on qualitative approach principles, this research constitutes itself as a knowledge state and it characterizes itself as a bibliographic research. Having the general aim of understanding and systematizing the contributions of Brazilian academic productions about teachers’ uneasiness and welfare (2007-2011) and its relations to teachers’ professionalization process in fundamental school, were selected in CAPES Portal and in Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDBTD) ten dissertations, which were read integrally. As specific aims, the work searched, at first to understand: the teachers’ work and professionalization process in basic education and its relation to teachers’ uneasiness/welfare. Second. to understand the conceptions of teachers’ uneasiness and teachers’ welfare; third, to analyze the academic productions that broach this subject and its relationship to fundamental teaching; fourth, to indicate the contributions of the productions and conceptions of teachers’ uneasiness/welfare to understanding the professionalization process of fundamental schooling teachers. For doing that, in the first chapter was made a historical trajectory of teachers’ formation where was shown that it happened by means of forward and backward movements. We understand that policies of teachers’ formation, especially after 1990, incited a slight made, vulgar and flexible formation. We understand teachers’ professionalization as concept assumed by the educational policies and reformations aiming at defining a new teachers’ profile and new formation models. In second chapter, one pondered over the concepts of teachers’ uneasiness and welfare in educational literature, in which, generally uneasiness is not analyzed in its articulations to educational policies. In turn, one accepts Welfare from a resilience perspective that aims at developing strategies and abilities in order to make people adapt to uneasiness conditions. We understand teachers’ uneasiness and welfare as related to the dictates of educational policies while catalyzers of intensification and alienation of teachers’ work. We understand welfare as a consequence of teachers’ collective strengthening in defense of their interests, while they struggle in opposite to those policies that (un)professionalize and (de)form the teachers. In the third chapter, we perceive that the ten dissertations analyzed reinforce the conception of the educational academic productions in which uneasiness seems misarticulated from political, epistemological and methodological conditioners while welfare links to resilience perspective. We have seen too that the productions reinforce the hegemonic concept of professionalization adopted by the contemporary educational policies reproducing the competence speeches of a reflexive teacher, which broadcasts the idea of a pragmatical education, turned to market and attending to the capitalist system exigencies.Universidade Federal de GoiásFaculdade de Educação - FE (RG)BrasilUFGPrograma de Pós-graduação em Educação (FE)Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro deMagalhães, Solange Martins O.Queiroz, Vanderleia R. de Freitas eMachado, Larissa Araújo Bastos2015-01-16T17:31:49Z2014-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMACHADO, Larissa Araújo Bastos. Mal-estar/bem-estar e profissionalização docente: um estudo de produções acadêmicas brasileiras. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3889ark:/38995/001300000mxwxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFG2015-01-17T05:03:05Zoai:null:tede/3889Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/oai/requestgrt.bc@ufg.bropendoar:oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/12342015-01-17T05:03:05Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
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