A presença da experiência vivida na constituição lírica de Mário de Andrade e de Carlos Drummond

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Vieira, Priscila Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras - FL (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4983
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a constituição lírica de Mário de Andrade e de Carlos Drummond a partir da leitura de três livros de cada autor: Losango cáqui, Clã do jabuti, Remate de males; Sentimento do mundo, José e Rosa do povo. Faremos esse percurso guiados pela noção de sujeito lírico proposta por Combe (2009-2010) e pela noção de autor proposta por Bakhtin (1997). O nosso intuito é encontrar vestígios desses autores refletidos na criação lírica. Para isso, queremos observar a relação entre criação poética e experiência do vivido. Buscamos, nesse processo, mapear o percurso que o sujeito lírico faz a fim de observarmos as escolhas que recaem nessa poesia. Nosso pressuposto é o de que Mário e Drummond sofrem o mundo de maneira contingencialmente ampliada. Sendo assim, esperamos encontrar subjetividades que se dirijam ao outro, inseridas em contextos históricos específicos. Visamos a compreender como a experiência do vivido repercute nas escolhas literárias de cada poeta. Com isso, esperamos verificar também de que modo os problemas sociais ganham corpo nessas duas poéticas. O processo investigativo que adotamos está dividido em três etapas. A primeira consiste em observar de que maneira os poemas de Mário e de Drummond direcionam-se ao outro e aos problemas sociais. A segunda etapa consiste em analisar, a partir dos três livros de Mário, de que forma a subjetividade lírica direciona-se ao outro. E levaremos em conta a sua relação com o contexto social brasileiro. Na última etapa, nós analisamos o sujeito lírico drummondiano a partir da mesma perspectiva que adotamos na análise em relação a Mário, observando as semelhanças e as diferenças entre os dois poetas ao se direcionarem ao outro.
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