A importância da formação linguística na prática do professor de língua portuguesa: contribuições e desafios no Ensino de Jovens e Adultos – EJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Danilo Antônio da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11393
Resumo: A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento cultural e histórico, o que comprova a visão dinâmica sobre ela no meio social. Diante disso, este estudo partiu da hipótese de que os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) são fortemente motivados em relação à aquisição da linguagem e ao desenvolvimento linguístico dos sujeitos envolvidos. Quanto ao objeto de estudo desta dissertação, são os alunos, a professora regente de LP, e, o fazer desses sujeitos e os processos vividos por eles, ambos sujeitos de pesquisa inseridos simultaneamente. O estudo tem como objetivo investigar como a concepção de linguagem e de gramática interfere na prática do professor de LP em sala de aula; o seu papel na formação e contribuição linguística dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a interação e relação entre os sujeitos envolvidos nos processos ensino-aprendizagem; a metodologia de ensino de Língua Materna e suas abordagens aplicadas ao cotidiano escolar; compreender como se dá o processo de escolarização, bem como, as implicações relacionadas às políticas públicas desta modalidade. Também, visa contribuir para os estudos teóricos e metodológicos na formação de professores. Para o alcance desses objetivos, valemo-nos de uma pesquisa-ação, com aplicação de práticas em grupos focais, sob o viés funcionalista da linguagem nas aulas de LP da 3ª série do Ensino Médio na modalidade da EJA de um Colégio Estadual da cidade de Goiânia, Goiás. Em relação ao referencial teórico, utilizamos dos estudos abordados por Antunes (2003, 2007, 2014), Bakhtin/Voloshinov (1997, 1999, 2006, 2014), Paulo Freire (1979, 1980, 2002), Geraldi (1984, 1996, 2012, 2013), Halliday (1974, 1998), Marcuschi (2008), Neves (2001, 2015, 2019), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Travaglia (2009), Rojo (2006), entre outros. A pesquisa-ação, juntamente com aplicação de técnicas por grupos focais, culminou no produto educacional O Gênero Relato Pessoal: Proposta para o Ensino na Perspectiva da EJA, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, a partir dos registros feitos no Diário de Bordo. O produto está disponível nos apêndices e no website intitulado: As Trilhas do Saber, de caráter instrucional e expositivo, contendo os resultados obtidos após a aplicação da ação/intervenção pedagógica realizada sob a ótica de uma Sequência Didática (SD), utilizando-se do gênero discursivo/textual Relato Pessoal, produzidos pelos alunos da EJA. Dessa maneira, os resultados foram expressivos quanto ao processo de desenvolvimento linguístico e ensino de Língua Portuguesa dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa.
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spelling A importância da formação linguística na prática do professor de língua portuguesa: contribuições e desafios no Ensino de Jovens e Adultos – EJAThe importance of language training in the practice of the portuguese language teacher: contributions and challenges in the teaching of Young People and Adults - EJAEnsino-aprendizagemLinguagemLíngua maternaFormação de professoresTeaching and learningLanguageMother tongueTeacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento cultural e histórico, o que comprova a visão dinâmica sobre ela no meio social. Diante disso, este estudo partiu da hipótese de que os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) são fortemente motivados em relação à aquisição da linguagem e ao desenvolvimento linguístico dos sujeitos envolvidos. Quanto ao objeto de estudo desta dissertação, são os alunos, a professora regente de LP, e, o fazer desses sujeitos e os processos vividos por eles, ambos sujeitos de pesquisa inseridos simultaneamente. O estudo tem como objetivo investigar como a concepção de linguagem e de gramática interfere na prática do professor de LP em sala de aula; o seu papel na formação e contribuição linguística dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a interação e relação entre os sujeitos envolvidos nos processos ensino-aprendizagem; a metodologia de ensino de Língua Materna e suas abordagens aplicadas ao cotidiano escolar; compreender como se dá o processo de escolarização, bem como, as implicações relacionadas às políticas públicas desta modalidade. Também, visa contribuir para os estudos teóricos e metodológicos na formação de professores. Para o alcance desses objetivos, valemo-nos de uma pesquisa-ação, com aplicação de práticas em grupos focais, sob o viés funcionalista da linguagem nas aulas de LP da 3ª série do Ensino Médio na modalidade da EJA de um Colégio Estadual da cidade de Goiânia, Goiás. Em relação ao referencial teórico, utilizamos dos estudos abordados por Antunes (2003, 2007, 2014), Bakhtin/Voloshinov (1997, 1999, 2006, 2014), Paulo Freire (1979, 1980, 2002), Geraldi (1984, 1996, 2012, 2013), Halliday (1974, 1998), Marcuschi (2008), Neves (2001, 2015, 2019), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Travaglia (2009), Rojo (2006), entre outros. A pesquisa-ação, juntamente com aplicação de técnicas por grupos focais, culminou no produto educacional O Gênero Relato Pessoal: Proposta para o Ensino na Perspectiva da EJA, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, a partir dos registros feitos no Diário de Bordo. O produto está disponível nos apêndices e no website intitulado: As Trilhas do Saber, de caráter instrucional e expositivo, contendo os resultados obtidos após a aplicação da ação/intervenção pedagógica realizada sob a ótica de uma Sequência Didática (SD), utilizando-se do gênero discursivo/textual Relato Pessoal, produzidos pelos alunos da EJA. Dessa maneira, os resultados foram expressivos quanto ao processo de desenvolvimento linguístico e ensino de Língua Portuguesa dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa.Language is conceived differently at each cultural and historical moment, which proves the dynamic view of it in the social environment. Therefore, this study started from the hypothesis that the existing problems in the teaching-learning process of Portuguese Language (LP) are strongly motivated in relation to language acquisition and the linguistic development of the subjects involved. As for the object of study of this dissertation, it is the students, the conducting teacher of LP, and the making of these subjects and the processes experienced by them, both research subjects inserted simultaneously. The study aims to investigate how the conception of language and grammar interferes in the practice of the LP teacher in the classroom; its role in the training and linguistic contribution of students of Youth and Adult Education (EJA); the interaction and relationship between the subjects involved in the teaching-learning processes; the mother tongue teaching methodology and its approaches applied to the school routine; understand how the schooling process takes place, as well as the implications related to public policies of this modality. It also aims to contribute to theoretical and methodological studies in teacher education. To reach these objectives, we used an action research, with the application of practices in focus groups, under the functionalist bias of language in the LP classes of the 3rd grade of High School in the EJA modality of a State College in the city of Goiânia, Goiás. Regarding the theoretical framework, we used the studies covered by Antunes (2003, 2007, 2014) Bakhtin / Voloshinov (1997, 1999, 2006, 2014), Paulo Freire (1979, 1980, 2002), Geraldi (1984, 1996, 2012, 2013), Halliday (1974, 1998), Marcuschi (2008), Neves (2001, 2015, 2019), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Travaglia (2009), Rojo (2006), among others. The action research, together with application of techniques by focus groups, culminated in the educational product The Gender Personal Report: Proposal for Teaching from the perspective of EJA, developed during the Professional Master's in Teaching in Basic Education of the Stricto Sensu Graduate Program CEPAE / UFG, from the records made in the Logbook. The product is available in the appendices and on the website entitled: The Tracks of Knowledge, of an instructive and expository character, containing the results obtained after the application of the pedagogical action / intervention carried out under the perspective of a Didactic Sequence (SD), using the discursive / textual genre Personal Report, produced by EJA students. In this way, the results were expressive regarding the process of linguistic development and teaching of Portuguese language of the subjects involved in this research.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásUniversidade Federal de GoiásCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)BrasilUFGPrograma de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)Moura, Elisandra Filettihttp://lattes.cnpq.br/9971042664882129Moura , Elisandra FilettiSilva , Gene Maria Vieira LyraBorges , Fernanda da SilvaFerreira , Evandson PaivaSouza Filho , Sinval Martins deOliveira, Danilo Antônio da Silva2021-05-27T13:23:09Z2021-05-27T13:23:09Z2020-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, D. A. S. A importância da formação linguística na prática do professor de língua portuguesa: contribuições e desafios no Ensino de Jovens e Adultos – EJA. 2020. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11393ark:/38995/001300000jnkjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFG2021-06-21T18:01:48Zoai:null:tede/11393Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/oai/requestgrt.bc@ufg.bropendoar:oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/12342021-06-21T18:01:48Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
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description A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento cultural e histórico, o que comprova a visão dinâmica sobre ela no meio social. Diante disso, este estudo partiu da hipótese de que os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) são fortemente motivados em relação à aquisição da linguagem e ao desenvolvimento linguístico dos sujeitos envolvidos. Quanto ao objeto de estudo desta dissertação, são os alunos, a professora regente de LP, e, o fazer desses sujeitos e os processos vividos por eles, ambos sujeitos de pesquisa inseridos simultaneamente. O estudo tem como objetivo investigar como a concepção de linguagem e de gramática interfere na prática do professor de LP em sala de aula; o seu papel na formação e contribuição linguística dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a interação e relação entre os sujeitos envolvidos nos processos ensino-aprendizagem; a metodologia de ensino de Língua Materna e suas abordagens aplicadas ao cotidiano escolar; compreender como se dá o processo de escolarização, bem como, as implicações relacionadas às políticas públicas desta modalidade. Também, visa contribuir para os estudos teóricos e metodológicos na formação de professores. Para o alcance desses objetivos, valemo-nos de uma pesquisa-ação, com aplicação de práticas em grupos focais, sob o viés funcionalista da linguagem nas aulas de LP da 3ª série do Ensino Médio na modalidade da EJA de um Colégio Estadual da cidade de Goiânia, Goiás. Em relação ao referencial teórico, utilizamos dos estudos abordados por Antunes (2003, 2007, 2014), Bakhtin/Voloshinov (1997, 1999, 2006, 2014), Paulo Freire (1979, 1980, 2002), Geraldi (1984, 1996, 2012, 2013), Halliday (1974, 1998), Marcuschi (2008), Neves (2001, 2015, 2019), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Travaglia (2009), Rojo (2006), entre outros. A pesquisa-ação, juntamente com aplicação de técnicas por grupos focais, culminou no produto educacional O Gênero Relato Pessoal: Proposta para o Ensino na Perspectiva da EJA, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, a partir dos registros feitos no Diário de Bordo. O produto está disponível nos apêndices e no website intitulado: As Trilhas do Saber, de caráter instrucional e expositivo, contendo os resultados obtidos após a aplicação da ação/intervenção pedagógica realizada sob a ótica de uma Sequência Didática (SD), utilizando-se do gênero discursivo/textual Relato Pessoal, produzidos pelos alunos da EJA. Dessa maneira, os resultados foram expressivos quanto ao processo de desenvolvimento linguístico e ensino de Língua Portuguesa dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa.
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