O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rodrigues, Rhanya Rafaella
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras - FL (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12182
Resumo: A leitura é uma habilidade complexa cujo desenvolvimento requer instrução formal tanto em primeira língua (L1) quanto em segunda língua (L2) (DEHAENE, 2012). Nesse sentido, pesquisas sugerem que o desenvolvimento dos aspectos prosódicos da fluência leitura (FL) podem contribuir para maior acurácia na compreensão leitora (CL) (SHIMONO, 2018; 2019). Além disso, diferenças individuais, como a capacidade de memória de trabalho (CMT), também parecem impactar a CL (GABRIEL; MORAIS; KOLINSKY, 2016). O presente estudo teve como objetivo principal verificar os efeitos de procedimentos pedagógicos com foco na prosódia no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol como L2. A pesquisa proposta teve também os seguintes objetivos específicos: i) analisar se o tipo de intervenção pedagógica (prática+instrução explícita X somente prática) interfere no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol/L2; ii) verificar se o efeito das intervenções pedagógicas sobre os aspectos prosódicos da FL pode ser percebido (acústica e perceptualmente) na produção oral dos participantes dos grupos experimentais; e iii) observar se há correlação entre fluência leitora, compreensão leitora e capacidade de memória de trabalho. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, quase-experimental (ROGERS; RÉVÉSZ, 2020), que contou com a participação de 36 estudantes brasileiros aprendizes de espanhol do ensino básico. Os respondentes foram organizados em três grupos distintos, considerando-se o tipo de intervenção a que foram submetidos, a saber: i) Grupo de Prática (GP), que foi exposto somente a práticas de leitura oralizada; ii) Grupo de Prática e Instrução Explícita (GPI), que recebeu instrução explícita sobre os elementos prosódicos e realizou atividades práticas de leitura oralizada; e iii) Grupo Controle (GC), que não recebeu nenhum direcionamento relacionado aos aspectos prosódicos da leitura. Os grupos experimentais tiveram duas semanas de intervenção pedagógica, com duração total de 4 horas. Para a obtenção dos dados, os participantes responderam aos seguintes instrumentos: i) pré-teste e pós-teste de leitura silenciosa e oralizada; e ii) teste de Alpha Span para mensuração da capacidade de memória de trabalho. Após a geração de dados, avaliou-se o desempenho dos participantes, através de testes estatísticos descritivos e inferenciais, que possibilitaram verificar a acurácia na compreensão leitora, o comportamento na leitura silenciosa (velocidade de leitura) e oralizada (velocidade, precisão e prosódia), bem como a capacidade de memória de trabalho. Observou-se que, no geral, os três grupos aumentaram tanto a FL (silenciosa e oralizada) quanto a CL, sendo que a maior variação entre pré-teste e pós-teste foi encontrada no GPI. Além disso, verificou-se que as intervenções pedagógicas com foco na prosódia tiveram efeito no desempenho na prosódia da FL no GP e no GPI. Por fim, não foram identificadas correlações entre CMT e CL em nenhum dos grupos; por outro lado, encontraram-se associações entre aspectos da FL e a CMT no GC. Defende-se através desse estudo que a realização de intervenções pedagógicas com foco na prosódia, principalmente de instrução explícita em interação com variáveis individuais, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da FL e CL de estudantes brasileiros em espanhol/L2. Assim, a pesquisa que deu origem a esta tese traz contribuições importantes para o ensino de leitura nas escolas brasileiras que oferecem espanhol, pois aponta que intervenções pedagógicas sobre a prosódia da L2 podem contribuir para o aumento da fluência e da compreensão leitora.
id UFG-2_e1df564f23edcf718543fff0be4683f2
oai_identifier_str oai:null:tede/12182
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2The role of prosody-focused pedagogical interventions in the development of fluency and reading comprehension in spanish/L2Instrução explícitaProsódiaFluência leitoraCompreensão leitoraCapacidade de memória de trabalhoEspanhol/L2ProsodyReading fluencyReading comprehensionWorking memory capacitySpanish/L2Explicit instructionLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA leitura é uma habilidade complexa cujo desenvolvimento requer instrução formal tanto em primeira língua (L1) quanto em segunda língua (L2) (DEHAENE, 2012). Nesse sentido, pesquisas sugerem que o desenvolvimento dos aspectos prosódicos da fluência leitura (FL) podem contribuir para maior acurácia na compreensão leitora (CL) (SHIMONO, 2018; 2019). Além disso, diferenças individuais, como a capacidade de memória de trabalho (CMT), também parecem impactar a CL (GABRIEL; MORAIS; KOLINSKY, 2016). O presente estudo teve como objetivo principal verificar os efeitos de procedimentos pedagógicos com foco na prosódia no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol como L2. A pesquisa proposta teve também os seguintes objetivos específicos: i) analisar se o tipo de intervenção pedagógica (prática+instrução explícita X somente prática) interfere no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol/L2; ii) verificar se o efeito das intervenções pedagógicas sobre os aspectos prosódicos da FL pode ser percebido (acústica e perceptualmente) na produção oral dos participantes dos grupos experimentais; e iii) observar se há correlação entre fluência leitora, compreensão leitora e capacidade de memória de trabalho. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, quase-experimental (ROGERS; RÉVÉSZ, 2020), que contou com a participação de 36 estudantes brasileiros aprendizes de espanhol do ensino básico. Os respondentes foram organizados em três grupos distintos, considerando-se o tipo de intervenção a que foram submetidos, a saber: i) Grupo de Prática (GP), que foi exposto somente a práticas de leitura oralizada; ii) Grupo de Prática e Instrução Explícita (GPI), que recebeu instrução explícita sobre os elementos prosódicos e realizou atividades práticas de leitura oralizada; e iii) Grupo Controle (GC), que não recebeu nenhum direcionamento relacionado aos aspectos prosódicos da leitura. Os grupos experimentais tiveram duas semanas de intervenção pedagógica, com duração total de 4 horas. Para a obtenção dos dados, os participantes responderam aos seguintes instrumentos: i) pré-teste e pós-teste de leitura silenciosa e oralizada; e ii) teste de Alpha Span para mensuração da capacidade de memória de trabalho. Após a geração de dados, avaliou-se o desempenho dos participantes, através de testes estatísticos descritivos e inferenciais, que possibilitaram verificar a acurácia na compreensão leitora, o comportamento na leitura silenciosa (velocidade de leitura) e oralizada (velocidade, precisão e prosódia), bem como a capacidade de memória de trabalho. Observou-se que, no geral, os três grupos aumentaram tanto a FL (silenciosa e oralizada) quanto a CL, sendo que a maior variação entre pré-teste e pós-teste foi encontrada no GPI. Além disso, verificou-se que as intervenções pedagógicas com foco na prosódia tiveram efeito no desempenho na prosódia da FL no GP e no GPI. Por fim, não foram identificadas correlações entre CMT e CL em nenhum dos grupos; por outro lado, encontraram-se associações entre aspectos da FL e a CMT no GC. Defende-se através desse estudo que a realização de intervenções pedagógicas com foco na prosódia, principalmente de instrução explícita em interação com variáveis individuais, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da FL e CL de estudantes brasileiros em espanhol/L2. Assim, a pesquisa que deu origem a esta tese traz contribuições importantes para o ensino de leitura nas escolas brasileiras que oferecem espanhol, pois aponta que intervenções pedagógicas sobre a prosódia da L2 podem contribuir para o aumento da fluência e da compreensão leitora.Reading is a complex skill whose development requires formal instruction in both first language (L1) and second language (L2) (DEHAENE, 2012). Seen in these terms, research suggests that pedagogical interventions aimed at the prosodic aspects of reading fluency (RF) can contribute to greater accuracy in reading comprehension (RC) (SHIMONO, 2018; 2019). In addition, working memory capacity (WMC) also seems to impact RC (GABRIEL; MORAIS; KOLINSKY, 2016). The main objective of this study was to verify the effects of pedagogical procedures focused on prosody in the development of reading fluency and reading comprehension in Spanish as L2. The proposed research also had the following specific objectives: i) analyzing whether the type of pedagogical intervention (practice + explicit instruction X only practice) interferes in the development of reading fluency and reading comprehension in Spanish/L2; ii) verifying if the effect of pedagogical interventions on the prosodic aspects of RF can be perceived (acoustically and perceptually) in the oral production of the participants of the experimental groups; and iii) observing if there is a correlation between reading fluency, reading comprehension and working memory capacity. For this, a quantitative, quasi-experimental research was developed (ROGERS; RÉVÉSZ, 2020), with the participation of 36 Brazilian students learning Spanish in basic education. Respondents were organized into three distinct groups, considering the type of intervention to which they were submitted, namely: i) Practicing Group (PG), which was exposed only to oral reading practices; ii) Group of Practice and Explicit Instruction (GPI), which received explicit instruction on the prosodic elements and carried out oral reading practical activities; and iii) Control Group (CG), which did not receive any guidance related to the prosodic aspects of reading. The experimental groups had two weeks of pedagogical intervention, with a total duration of 4 hours. To obtain the data, the participants answered the following instruments: i) pre-test and post-test of silent and oral reading; and ii) Alpha Span test to measure working memory capacity. After data generation, the performance of the participants was evaluated through descriptive and inferential statistical tests, which made it possible to verify the accuracy of reading comprehension, silent reading behavior (reading speed) and oral reading (speed, precision and prosody), as well as working memory capacity. It was observed that, in general, the three groups increased both RF (silent and oral) and RC, with the greatest variation between pre-test and post-test being found in the GPI. In addition, it was found that prosody-focused pedagogical interventions had an effect on RF prosody performance in the PG and GPI. Finally, no correlations were identified between WMC and RC in any of the groups, whereas, associations were found between aspects of RF and WMC in the CG. Through this study, it is argued that carrying out pedagogical interventions focused on prosody, especially explicit instruction in interaction with individual variables, can significantly contribute to the development of RF and RC of Brazilian students in Spanish/L2. Thus, the research that gave rise to this thesis brings important contributions to the teaching of reading in Brazilian schools that offer Spanish language, as they point out that pedagogical interventions on L2 prosody can contribute to increase student’s reading fluency and comprehension.Universidade Federal de GoiásFaculdade de Letras - FL (RG)BrasilUFGPrograma de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)Preuss, Elena Ortizhttp://lattes.cnpq.br/1294160176645666Rodrigues, Erica dos SantosPreuss, Elena OrtizGabriel, RosângelaFigueredo, Carla JanainaBrisolara, Luciene BassolsRodrigues, Rhanya Rafaella2022-07-18T12:44:37Z2022-07-18T12:44:37Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, R. R. O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2. 2022. 267 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12182ark:/38995/001300000rdvqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFG2022-07-18T12:44:37Zoai:null:tede/12182Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/oai/requestgrt.bc@ufg.bropendoar:oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/12342022-07-18T12:44:37Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
The role of prosody-focused pedagogical interventions in the development of fluency and reading comprehension in spanish/L2
title O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
spellingShingle O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
Rodrigues, Rhanya Rafaella
Instrução explícita
Prosódia
Fluência leitora
Compreensão leitora
Capacidade de memória de trabalho
Espanhol/L2
Prosody
Reading fluency
Reading comprehension
Working memory capacity
Spanish/L2
Explicit instruction
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
title_full O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
title_fullStr O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
title_full_unstemmed O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
title_sort O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2
author Rodrigues, Rhanya Rafaella
author_facet Rodrigues, Rhanya Rafaella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Preuss, Elena Ortiz
http://lattes.cnpq.br/1294160176645666
Rodrigues, Erica dos Santos
Preuss, Elena Ortiz
Gabriel, Rosângela
Figueredo, Carla Janaina
Brisolara, Luciene Bassols
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rhanya Rafaella
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução explícita
Prosódia
Fluência leitora
Compreensão leitora
Capacidade de memória de trabalho
Espanhol/L2
Prosody
Reading fluency
Reading comprehension
Working memory capacity
Spanish/L2
Explicit instruction
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Instrução explícita
Prosódia
Fluência leitora
Compreensão leitora
Capacidade de memória de trabalho
Espanhol/L2
Prosody
Reading fluency
Reading comprehension
Working memory capacity
Spanish/L2
Explicit instruction
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description A leitura é uma habilidade complexa cujo desenvolvimento requer instrução formal tanto em primeira língua (L1) quanto em segunda língua (L2) (DEHAENE, 2012). Nesse sentido, pesquisas sugerem que o desenvolvimento dos aspectos prosódicos da fluência leitura (FL) podem contribuir para maior acurácia na compreensão leitora (CL) (SHIMONO, 2018; 2019). Além disso, diferenças individuais, como a capacidade de memória de trabalho (CMT), também parecem impactar a CL (GABRIEL; MORAIS; KOLINSKY, 2016). O presente estudo teve como objetivo principal verificar os efeitos de procedimentos pedagógicos com foco na prosódia no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol como L2. A pesquisa proposta teve também os seguintes objetivos específicos: i) analisar se o tipo de intervenção pedagógica (prática+instrução explícita X somente prática) interfere no desenvolvimento da fluência leitora e compreensão leitora em espanhol/L2; ii) verificar se o efeito das intervenções pedagógicas sobre os aspectos prosódicos da FL pode ser percebido (acústica e perceptualmente) na produção oral dos participantes dos grupos experimentais; e iii) observar se há correlação entre fluência leitora, compreensão leitora e capacidade de memória de trabalho. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, quase-experimental (ROGERS; RÉVÉSZ, 2020), que contou com a participação de 36 estudantes brasileiros aprendizes de espanhol do ensino básico. Os respondentes foram organizados em três grupos distintos, considerando-se o tipo de intervenção a que foram submetidos, a saber: i) Grupo de Prática (GP), que foi exposto somente a práticas de leitura oralizada; ii) Grupo de Prática e Instrução Explícita (GPI), que recebeu instrução explícita sobre os elementos prosódicos e realizou atividades práticas de leitura oralizada; e iii) Grupo Controle (GC), que não recebeu nenhum direcionamento relacionado aos aspectos prosódicos da leitura. Os grupos experimentais tiveram duas semanas de intervenção pedagógica, com duração total de 4 horas. Para a obtenção dos dados, os participantes responderam aos seguintes instrumentos: i) pré-teste e pós-teste de leitura silenciosa e oralizada; e ii) teste de Alpha Span para mensuração da capacidade de memória de trabalho. Após a geração de dados, avaliou-se o desempenho dos participantes, através de testes estatísticos descritivos e inferenciais, que possibilitaram verificar a acurácia na compreensão leitora, o comportamento na leitura silenciosa (velocidade de leitura) e oralizada (velocidade, precisão e prosódia), bem como a capacidade de memória de trabalho. Observou-se que, no geral, os três grupos aumentaram tanto a FL (silenciosa e oralizada) quanto a CL, sendo que a maior variação entre pré-teste e pós-teste foi encontrada no GPI. Além disso, verificou-se que as intervenções pedagógicas com foco na prosódia tiveram efeito no desempenho na prosódia da FL no GP e no GPI. Por fim, não foram identificadas correlações entre CMT e CL em nenhum dos grupos; por outro lado, encontraram-se associações entre aspectos da FL e a CMT no GC. Defende-se através desse estudo que a realização de intervenções pedagógicas com foco na prosódia, principalmente de instrução explícita em interação com variáveis individuais, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da FL e CL de estudantes brasileiros em espanhol/L2. Assim, a pesquisa que deu origem a esta tese traz contribuições importantes para o ensino de leitura nas escolas brasileiras que oferecem espanhol, pois aponta que intervenções pedagógicas sobre a prosódia da L2 podem contribuir para o aumento da fluência e da compreensão leitora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T12:44:37Z
2022-07-18T12:44:37Z
2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, R. R. O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2. 2022. 267 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12182
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/38995/001300000rdvq
identifier_str_mv RODRIGUES, R. R. O papel de intervenções pedagógicas com foco em prosódia no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora em espanhol/L2. 2022. 267 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
ark:/38995/001300000rdvq
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras - FL (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras - FL (RG)
Brasil
UFG
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv grt.bc@ufg.br
_version_ 1836725228942655488