A terceira margem da África: uma análise crítica da reconstrução de identidades afrodescendentes na prosa de Antonio Olinto

Esta tese parte da hipótese de que a narrativa ficcional intitulada Alma da África, do escritor Antônio Olinto, nascido na cidade de Ubá, Minas Gerais, fornece elementos que nos permitem compreender os mecanismos multiculturais que contribuíram para a formação das identidades afro-brasileiras em sol...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Pereira, Édimo de Almeida lattes
Orientador/a: Rocha, Enilce do Carmo Albergaria lattes
Banca: Ribeiro, Gilvan Procópio lattes, Ribeiro, Marina Annie Martine Berthet lattes, Amâncio, Íris Maria da Costa lattes, Fonseca, Maria Nazareth Soares lattes, Gonçalves, Ana Beatriz lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Department: Faculdade de Letras
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1177
Resumo Português:Esta tese parte da hipótese de que a narrativa ficcional intitulada Alma da África, do escritor Antônio Olinto, nascido na cidade de Ubá, Minas Gerais, fornece elementos que nos permitem compreender os mecanismos multiculturais que contribuíram para a formação das identidades afro-brasileiras em solo africano. Nossa análise abrange os três romances de Alma da África: A Casa da Água, O Rei de Keto e Trono de Vidro, e trata do movimento de retorno dos ex-escravizados africanos e seus descendentes brasileiros aos países do Golfo do Benim. Propomos uma abordagem e uma discussão sobre o duplo pertencimento constitutivo da identidade da diáspora afro-brasileira no Golfo do Benim, considerando em nossa análise o intenso movimento de fluxo e refluxo cultural que se deu entre o Brasil e a África no século XIX. Este estudo aborda, igualmente, as estratégias de inserção social elaboradas pelos descendentes de ex-escravizados brasileiros nas culturas dos países africanos da antiga Costa dos Escravos, e que colaboraram para ali configurar, ainda hoje, uma imagem identitária dos indivíduos que se nomeiam “brasileiros da África”.
Cette thèse part de l’hypothèse que le récit fictionnel intitulé Alma da África, de l'écrivain brésilien Antonio Olinto, né dans la ville de Ubá, Minas Gerais, au Brésil, nous fournit des éléments qui nous permettent de comprendre les mécanismes multiculturels qui ont contribué à la formation des identités afro-brésiliennes sur le sol africain. Notre analyse porte sur les trois romans que comprend Alma da África: A Casa da Água, O Rei de Keto et Trono de Vidro, et concerne le mouvement de retour des ex-esclaves africains et leurs descendants brésiliens aux pays du Golfe du Bénin.Nous y proposons une approche et une discussion de la double appartenance constitutive de l´identité de la diaspora afro-brésilienne dans le Golfe du Bénin en tenant compte dans notre analyse de l'intense mouvement de flux et de reflux culturel qui a eu lieu entre le Brésil et l'Afrique au XIXe siècle. Cette étude aborde aussi les stratégies d´insertion sociale mises en place par les descendants des ex-esclaves brésiliens dans les cultures des pays africains de l’ancienne Côte des Esclaves, et qui ont collaboré à y configurer, encore aujourd'hui, une image identitaire des individus qui se nomment “brésiliens d'Afrique”.