As características musicais da comunicação entre adulto e bebê e suas implicações no desenvolvimento cognitivo musical da criança no primeiro ano de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Marcy de Lima Santos
Orientador(a): Maria Betania Parizzi Fonseca
Banca de defesa: Rita de Cássia de Souza, Oiliam Jose Lanna
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9D7GT8
Resumo: Como professora de música na educação infantil, observo há mais de quinze anos, a alegria dos bebês, em cada uma de nossas aulas, como também o seu desenvolvimento motor, vocal e intersocial ao final de cada ano letivo. Este contexto serviu de motivação para esta pesquisa, cujo objetivo é investigar as características musicais da comunicação entre o adulto e o bebê de zero a doze meses e suas implicações no desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida. Para tal, foi realizado um estudo de natureza teórico-bibliográfica. Estudamos as teorias de Piaget (1966), Vygotysky (1984), Winnicott (1996), Wallon (1975), Spitz (1987) e as teorias do desenvolvimento musical de François Delalande (1995) e de Edwin E. Gordon (2000). Além disso, foram estudadas quatro pesquisas acerca do desenvolvimento cognitivo-musical do bebê: o desenvolvimento vocal (PARIZZI, 2009), o intersocial (BEYER, 2008), o sensório-motor (CARNEIRO, 2006) e o emocional (STAHLSCHMIDT, 2002). A seguir, foram estabelecidas conexões entre essa fundamentação teórica com os conceitos de musicalidade comunicativa (MALLOCH 1999/2000) e de parentalidade intuitiva (PAPOUSEK M; PAPOUSEK, H, 1996). Os resultados apontam para uma rica interlocução entre esses conceitos e as ideias dos autores aqui estudados, o que confirma a relevância das ideias de Malloch (1999/2000) e do casal Papousek (1996), especialmente para educadores musicais.
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