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Sergio Freire GarciaJosé Eduardo Ribeiro de PaivaMauricio Alves LoureiroGuilherme Augusto Soares de Castro2019-08-10T09:33:07Z2019-08-10T09:33:07Z2008-04-17http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLLRAs tecnologias desenvolvidas para aplicações musicais no século XXexerceram influência direta na expansão de gêneros musicais. Sobretudo no rock, o grau de dependência entre a sonoridade de um artista e a tecnologia por ele utilizada é grande, o que gera problemas para uma manutenção de uma mesma marca acústica nas diversas situações de prática musical: no ensaio, no estúdio e na apresentação ao vivo. Para abordar tal problema, as tecnologias digitais (e, principalmente, o computador) servem como uma grande ferramenta por possuírem algumas características, tais como: portabilidade; maior facilidade no armazenamento de dados, manutenção e atualização; maiores possibilidades de uso de recursos provenientes do processamento de sinais; maior possibilidade de interação, entre outras. A banda SOMBA um representante do gênero pop/rock se propôs a percorrer e experimentar algumas dessas possibilidades que as tecnologias digitais atuais podem fornecer, procurando se definir musicalmente através de (entre outros fatores) uma marca sonora. Isso se concretiza com a elaboração de uma programação desenvolvida e detalhada ao longo deste trabalho no ambiente Max/MSP, com a diluição de fronteiras entre funções no processo musical e com o desenvolvimento de um trabalho fonográfico e performático utilizando a programação desenvolvida.The technologies developed for musical applications in the 20th centuryinfluenced directly the expansion of musical genres. Overall in rock, theres a high dependence degree between an artists sonority and the technology used in it. This generates a problem to the maintenance of the same acoustical mark in the various situations of practical music: in rehearsals, in studio and in live performances. As an approach of this issue, the digital technologies (and, mainly, the computer) is a greattool, with its characteristics such as: portability; an easier data storage, maintenance and upgrading; more possibilities in the use of signal processing resources; more possibilities of interaction, and others. The band called SOMBA a pop/rock band considered to cover and research some of the possibilities that the current digital technologies can supply, in a way so it can define itself musically through (amongothers factors) a sonorous mark. This occurs with the elaboration of a patch detailed through this work in Max/MSP, with the dilution of borders between functions in the musical process and with the development of a phonographic and performer work using the designed patch.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComposição musical por computadorRock MúsicaCyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBACyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcyberock_guilherme_castro.pdfapplication/pdf20403225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLLR/1/cyberock_guilherme_castro.pdf810f1f7267c58b18e9974b7083ada1cdMD51TEXTcyberock_guilherme_castro.pdf.txtcyberock_guilherme_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain193587https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLLR/2/cyberock_guilherme_castro.pdf.txt407f214deb46fa4be7fdd8a1b5866cddMD521843/AAGS-7XQLLR2019-11-14 11:23:37.311oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XQLLRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:23:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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