Ciência e modernidade na obra de Augusto dos Anjos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Valesca Andrade Rennó lattes
Orientador(a): Marcus Vinícius de Freitas lattes
Banca de defesa: Georg Otte, Eduardo Horta Nassif Veras
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/55336
Resumo: Entre críticos e leitores, Augusto dos Anjos é um poeta que ainda causa incômodo pelas características do seu vocabulário, dotado de conceitos científico-filosóficos- traço principal que ilustra a modernidade presente em sua obra. A nosso ver, o tratamento de sua composição, que dialoga com outras estéticas, perpassando o parnasianismo, simbolismo e até expressionismo, já ilustra o desejo do poeta em compor uma poesia, acima de tudo, nova. Esse desejo se consolida à medida que o autor, através das teorias científicas em voga no século XIX, e da incorporação da crítica social, no período republicano, se coloca como testemunho das contradições que permearam o processo de urbanização das capitais. A recusa ou receio de muitos críticos em colocar Augusto dos Anjos na condição de moderno foi o que impulsionou a condução desta pesquisa. Dessa forma, visando contribuir para a ancoragem do poeta na modernidade, um longo percurso historiográfico sobre os caminhos que levam à modernização e como isso contribuiu para uma assimilação negativa do poeta é o nosso foco principal.
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A recusa ou receio de muitos críticos em colocar Augusto dos Anjos na condição de moderno foi o que impulsionou a condução desta pesquisa. Dessa forma, visando contribuir para a ancoragem do poeta na modernidade, um longo percurso historiográfico sobre os caminhos que levam à modernização e como isso contribuiu para uma assimilação negativa do poeta é o nosso foco principal.Among critics and readers, Augusto dos Anjos continues to be a poet who causes discomfort due to the characteristics of a scientific vocabulary, endowed with philosophical concepts. This is one of the main traits that illustrate the modernity present in the author's work. In our view, the treatment of his composition, which dialogues with other aesthetics, in its first phase, passing through Parnassianism, Symbolism and even Expressionism, already illustrates the poet's desire to compose poetry, above all, new. This desire is consolidated as the author, through mastery of technique, science and the incorporation of social criticism, in the second and third phases, stands as a witness of a society that - in an improvised and contradictory way - in the end from the 19th century to the beginning of the 20th, yearned for the progress of the nation. The refusal or fear of many critics to place the poet in the modern condition was what impelled the conduction of this research. Aiming to contribute to anchoring the poet in modernity, a long historiographic journey on the paths that lead to modernization and how this contributed to a negative assimilation of the poet is our main focus.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASAnjos, Augusto dos, 1884-1914. – Crítica e interpretaçãoPoesia brasileira – História e críticaModernismo (Literatura)Ciência na literaturaAugusto dos AnjosModernidadeCiênciaModernismoLiteratura BrasileiraCiência e modernidade na obra de Augusto dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCiência e Modernidade na obra de Augusto dos Anjos.pdfCiência e Modernidade na obra de Augusto dos Anjos.pdfapplication/pdf1092935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55336/1/Ci%c3%aancia%20e%20Modernidade%20na%20obra%20de%20Augusto%20dos%20Anjos.pdfd6c7353e3099716e95769f6fad590545MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55336/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/553362023-06-26 09:29:24.298oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-26T12:29:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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