Simulação numérica do empeno em barras trefiladas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Verônica Sousa de Araújo
Orientador(a): Paulo Roberto Cetlin
Banca de defesa: Maria Teresa Paulino Aguilar
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WUHBY
Resumo: Os processos de conformação mecânica permitem a fabricação de diversos produtos para o setor industrial. O ramo automotivo utiliza barras trefiladas para produção de hastes para amortecedores e a precisão dimensional é um fator decisivo de desempenho destes componentes. O processo de trefilação, no entanto, resulta em um perfil de tensões residuais que podem provocar empeno nas barras. A variação dos parâmetros de processo de trefilação pode ser determinante para a elevação das tensões residuais e da distorção final do componente. Neste trabalho, construíram-se modelos de simulação numérica para avaliar o perfil de tensões residuais e a distorção de barras trefiladas, modificando-se alguns parâmetros de processo. Investigaram-se os parâmetros geométricos da barra, o ângulo de trabalho da fieira, o coeficiente de atrito entre o material e a ferramenta e o alinhamento inicial entre a fieira e a barra. Concluiu-se que o parâmetro mais crítico para a ocorrência de empeno nas barras foi o desalinhamento angular da fieira, resultando em mais de 2% de distorção. Os demais parâmetros investigados apresentaram resultados baixos para distorção, porém acima do limite de retilineidade, o que indica a ocorrência do empeno para estas situações.
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