O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Karol Oliveira de Amorim-Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/40341
https://orcid.org/0000-0003-1854-5327
Resumo: Esta pesquisa analisa o trabalho nas prisões a partir de suas duas intencionalidades: custódia e reintegração social, na perspectiva da socioeducação. Para tanto, foca-se nos docentes e agentes penitenciários/policiais penais, na premissa da garantia dos direitos humanos. A categoria trabalho, na perspectiva marxista, é o eixo principal desta pesquisa. Atualmente há uma ascensão do Estado Penal caracterizado por um máximo de controle e punição. Em contradição, é preconizado a garantia dos Direitos Humanos como objeto para uma política, não mais penal e, sim, social, criando uma dinâmica de resistência que prima pela não segregação total do indivíduo, uma vez que vive em um constante processo de socialização. Em âmbito brasileiro, essa discussão, se resguarda na Lei de Execução Penal que apresenta, em termos jurídicos, a condição do sujeito encarcerado a de um sujeito de direitos cuja relação estabelecida com os poderes executivo e judiciário passa a ser uma relação jurídica de direitos e deveres. No poder executivo esta relação é diretamente mediada pelos servidores que exercem suas atividades nas unidades prisionais cujo dever é efetivar o cumprimento de privação de liberdade e proporcionar condições para a integração social do condenado. Transitam, portanto, entre as contradições inerentes ao sistema prisional; requerendo certa habilidade destes servidores para conciliar a efetivação dos direitos dos presos com a disciplina requerida pelo ambiente carcerário. A questão que se coloca é: em que consiste o trabalho de docentes e agentes penitenciários/policiais penais nas prisões no contexto da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti realizada por meio de análise bibliográfica e documental, questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas. O questionário estruturado, foi construído por meio do Google Forms, enviado por e-mail e compartilhamento via WhatsApp, tendo 145 respostas de ASP/PP e 52 de docentes. As entrevistas foram realizadas em uma unidade prisional masculina da RMBH e uma feminina de BH, somando um total de 12 entrevistas com ASP/PP e 5 com docentes. Para análise dos dados coletados utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O estudo mostrou que ainda é muito difícil para estes trabalhadores exercerem suas atividades na perspectiva da socioeducação, dada a própria estrutura do sistema prisional que ainda tenta se permanecer fechada e principalmente pela ausência de formação mais sistemática que abarque os valores e princípios desta concepção. Denota-se a construção de saberes na prática, marcados pelos efeitos da prisionização que de igual forma moldam a identidade destes profissionais e a maneira como percebem o significado de seus trabalhos.
id UFMG_1d5e68159bb80c5a1ab77c8f6e62be2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40341
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia PenalTrabalhoPrisõesSocioeducaçãoDocenteAgente de Segurança PenitenciárioEducaçãoEducação - Aspectos sociaisAgentes penitenciários - Formação profissionalPrisioneiros - socializaçãoPrisioneiros - Educação para o trabalhoPrisõesMedida socioeducativa - Aspectos educacionaisEsta pesquisa analisa o trabalho nas prisões a partir de suas duas intencionalidades: custódia e reintegração social, na perspectiva da socioeducação. Para tanto, foca-se nos docentes e agentes penitenciários/policiais penais, na premissa da garantia dos direitos humanos. A categoria trabalho, na perspectiva marxista, é o eixo principal desta pesquisa. Atualmente há uma ascensão do Estado Penal caracterizado por um máximo de controle e punição. Em contradição, é preconizado a garantia dos Direitos Humanos como objeto para uma política, não mais penal e, sim, social, criando uma dinâmica de resistência que prima pela não segregação total do indivíduo, uma vez que vive em um constante processo de socialização. Em âmbito brasileiro, essa discussão, se resguarda na Lei de Execução Penal que apresenta, em termos jurídicos, a condição do sujeito encarcerado a de um sujeito de direitos cuja relação estabelecida com os poderes executivo e judiciário passa a ser uma relação jurídica de direitos e deveres. No poder executivo esta relação é diretamente mediada pelos servidores que exercem suas atividades nas unidades prisionais cujo dever é efetivar o cumprimento de privação de liberdade e proporcionar condições para a integração social do condenado. Transitam, portanto, entre as contradições inerentes ao sistema prisional; requerendo certa habilidade destes servidores para conciliar a efetivação dos direitos dos presos com a disciplina requerida pelo ambiente carcerário. A questão que se coloca é: em que consiste o trabalho de docentes e agentes penitenciários/policiais penais nas prisões no contexto da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti realizada por meio de análise bibliográfica e documental, questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas. O questionário estruturado, foi construído por meio do Google Forms, enviado por e-mail e compartilhamento via WhatsApp, tendo 145 respostas de ASP/PP e 52 de docentes. As entrevistas foram realizadas em uma unidade prisional masculina da RMBH e uma feminina de BH, somando um total de 12 entrevistas com ASP/PP e 5 com docentes. Para análise dos dados coletados utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O estudo mostrou que ainda é muito difícil para estes trabalhadores exercerem suas atividades na perspectiva da socioeducação, dada a própria estrutura do sistema prisional que ainda tenta se permanecer fechada e principalmente pela ausência de formação mais sistemática que abarque os valores e princípios desta concepção. Denota-se a construção de saberes na prática, marcados pelos efeitos da prisionização que de igual forma moldam a identidade destes profissionais e a maneira como percebem o significado de seus trabalhos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGFernando Selmar Rocha Fidalgohttp://lattes.cnpq.br/4999497203716488Ludmila Mendonça Lopes RibeiroElionaldo Fernandes JuliãoElenice Maria Cammarosano OnofreAntônio Julio de Menezes NetoKarol Oliveira de Amorim-Silva2022-03-23T11:36:15Z2022-03-23T11:36:15Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/40341https://orcid.org/0000-0003-1854-5327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-23T11:36:15Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40341Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-23T11:36:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
title O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
spellingShingle O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
Karol Oliveira de Amorim-Silva
Trabalho
Prisões
Socioeducação
Docente
Agente de Segurança Penitenciário
Educação
Educação - Aspectos sociais
Agentes penitenciários - Formação profissional
Prisioneiros - socialização
Prisioneiros - Educação para o trabalho
Prisões
Medida socioeducativa - Aspectos educacionais
title_short O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
title_full O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
title_fullStr O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
title_full_unstemmed O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
title_sort O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal
author Karol Oliveira de Amorim-Silva
author_facet Karol Oliveira de Amorim-Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando Selmar Rocha Fidalgo
http://lattes.cnpq.br/4999497203716488
Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro
Elionaldo Fernandes Julião
Elenice Maria Cammarosano Onofre
Antônio Julio de Menezes Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Karol Oliveira de Amorim-Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Prisões
Socioeducação
Docente
Agente de Segurança Penitenciário
Educação
Educação - Aspectos sociais
Agentes penitenciários - Formação profissional
Prisioneiros - socialização
Prisioneiros - Educação para o trabalho
Prisões
Medida socioeducativa - Aspectos educacionais
topic Trabalho
Prisões
Socioeducação
Docente
Agente de Segurança Penitenciário
Educação
Educação - Aspectos sociais
Agentes penitenciários - Formação profissional
Prisioneiros - socialização
Prisioneiros - Educação para o trabalho
Prisões
Medida socioeducativa - Aspectos educacionais
description Esta pesquisa analisa o trabalho nas prisões a partir de suas duas intencionalidades: custódia e reintegração social, na perspectiva da socioeducação. Para tanto, foca-se nos docentes e agentes penitenciários/policiais penais, na premissa da garantia dos direitos humanos. A categoria trabalho, na perspectiva marxista, é o eixo principal desta pesquisa. Atualmente há uma ascensão do Estado Penal caracterizado por um máximo de controle e punição. Em contradição, é preconizado a garantia dos Direitos Humanos como objeto para uma política, não mais penal e, sim, social, criando uma dinâmica de resistência que prima pela não segregação total do indivíduo, uma vez que vive em um constante processo de socialização. Em âmbito brasileiro, essa discussão, se resguarda na Lei de Execução Penal que apresenta, em termos jurídicos, a condição do sujeito encarcerado a de um sujeito de direitos cuja relação estabelecida com os poderes executivo e judiciário passa a ser uma relação jurídica de direitos e deveres. No poder executivo esta relação é diretamente mediada pelos servidores que exercem suas atividades nas unidades prisionais cujo dever é efetivar o cumprimento de privação de liberdade e proporcionar condições para a integração social do condenado. Transitam, portanto, entre as contradições inerentes ao sistema prisional; requerendo certa habilidade destes servidores para conciliar a efetivação dos direitos dos presos com a disciplina requerida pelo ambiente carcerário. A questão que se coloca é: em que consiste o trabalho de docentes e agentes penitenciários/policiais penais nas prisões no contexto da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti realizada por meio de análise bibliográfica e documental, questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas. O questionário estruturado, foi construído por meio do Google Forms, enviado por e-mail e compartilhamento via WhatsApp, tendo 145 respostas de ASP/PP e 52 de docentes. As entrevistas foram realizadas em uma unidade prisional masculina da RMBH e uma feminina de BH, somando um total de 12 entrevistas com ASP/PP e 5 com docentes. Para análise dos dados coletados utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O estudo mostrou que ainda é muito difícil para estes trabalhadores exercerem suas atividades na perspectiva da socioeducação, dada a própria estrutura do sistema prisional que ainda tenta se permanecer fechada e principalmente pela ausência de formação mais sistemática que abarque os valores e princípios desta concepção. Denota-se a construção de saberes na prática, marcados pelos efeitos da prisionização que de igual forma moldam a identidade destes profissionais e a maneira como percebem o significado de seus trabalhos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2022-03-23T11:36:15Z
2022-03-23T11:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40341
https://orcid.org/0000-0003-1854-5327
url http://hdl.handle.net/1843/40341
https://orcid.org/0000-0003-1854-5327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1828929748720418816