Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Flavia Costa Reis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/50113
Resumo: In the study of artistic works, it is known that there are several methods of analysis that can contribute to a better understanding of the production of a particular artist, arriving at new attributions, according to the styles found. Aiming to deepen the methodology of formal analysis of devotional sculptures, we used the “Morelian” method as a basis for the research, and developed flowcharts for each stage to guide, in a didactic way, the study of the anatomical details of the works. The research was based on the works of Mestre de Sabará, an artist from Minas Gerais identified during the elaboration of the National Inventory of Movable and Integrated Goods by the former SPHAN, in 1986 and 1987. The clipping took place around the works found in Sabará, mainly in the Church of São Francisco, with a total of 30 sculptures being analyzed. The analysis process was carried out through a comparative study of the most significant formal anatomical elements of the works, identifying similarities and defining the main styles. As a result we are confirming, refuting or establishing new assignments to the master and his workshop. With this work, we wish to contribute to the greater visibility, appreciation and preservation of the precious collection of Mestre de Sabará.
id UFMG_2f8c0ae978f4cafd9e36d38cf7ef1e88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50113
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivoAnálise formalAtribuiçãoMetodologiaEsculturaMestre de SabaráEscultura barrocaEscultura de madeiraArte barroca - Minas GeraisArte sacraIn the study of artistic works, it is known that there are several methods of analysis that can contribute to a better understanding of the production of a particular artist, arriving at new attributions, according to the styles found. Aiming to deepen the methodology of formal analysis of devotional sculptures, we used the “Morelian” method as a basis for the research, and developed flowcharts for each stage to guide, in a didactic way, the study of the anatomical details of the works. The research was based on the works of Mestre de Sabará, an artist from Minas Gerais identified during the elaboration of the National Inventory of Movable and Integrated Goods by the former SPHAN, in 1986 and 1987. The clipping took place around the works found in Sabará, mainly in the Church of São Francisco, with a total of 30 sculptures being analyzed. The analysis process was carried out through a comparative study of the most significant formal anatomical elements of the works, identifying similarities and defining the main styles. As a result we are confirming, refuting or establishing new assignments to the master and his workshop. With this work, we wish to contribute to the greater visibility, appreciation and preservation of the precious collection of Mestre de Sabará.No estudo de obras de arte é de conhecimento a existência de vários métodos de análise que podem contribuir para um melhor entendimento sobre a produção de determinado artista, chegando à novas atribuições, de acordo com os estilemas encontrados. Tendo como objetivo aprofundar a metodologia de análise formal das esculturas devocionais utilizamos o método “morelliano” como base para a pesquisa, e desenvolvemos para cada etapa, fluxogramas para guiar, de forma didática, o estudo dos detalhes anatômicos das obras. A pesquisa foi fundamentada à partir das obras do Mestre de Sabará, artista mineiro identificado durante a elaboração do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados pelo antigo SPHAN, em 1986 e 1987. O recorte se deu em torno das obras encontradas em Sabará, principalmente na Igreja de São Francisco, sendo analisadas ao todo 30 esculturas. O processo de análise foi realizado por meio de estudo comparativo dos elementos anatômicos formais mais significativos das obras, identificando semelhanças e definindo os principais estilemas. Como resultado estamos confirmando, refutando ou estabelecendo novas atribuições ao mestre e sua oficina. Desejamos com este trabalho contribuir para a maior visibilidade, valorização e preservação do precioso acervo do Mestre de Sabará.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGMaria Regina Emery Quiteshttp://lattes.cnpq.br/1943960329335593Alessandra RosadoAna Cláudia Vasconcellos MagalhãesFlavia Costa Reis2023-02-16T13:15:02Z2023-02-16T13:15:02Z2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/50113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-16T13:15:03Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-16T13:15:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
title Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
spellingShingle Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
Flavia Costa Reis
Análise formal
Atribuição
Metodologia
Escultura
Mestre de Sabará
Escultura barroca
Escultura de madeira
Arte barroca - Minas Gerais
Arte sacra
title_short Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
title_full Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
title_fullStr Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
title_full_unstemmed Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
title_sort Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
author Flavia Costa Reis
author_facet Flavia Costa Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Regina Emery Quites
http://lattes.cnpq.br/1943960329335593
Alessandra Rosado
Ana Cláudia Vasconcellos Magalhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavia Costa Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Análise formal
Atribuição
Metodologia
Escultura
Mestre de Sabará
Escultura barroca
Escultura de madeira
Arte barroca - Minas Gerais
Arte sacra
topic Análise formal
Atribuição
Metodologia
Escultura
Mestre de Sabará
Escultura barroca
Escultura de madeira
Arte barroca - Minas Gerais
Arte sacra
description In the study of artistic works, it is known that there are several methods of analysis that can contribute to a better understanding of the production of a particular artist, arriving at new attributions, according to the styles found. Aiming to deepen the methodology of formal analysis of devotional sculptures, we used the “Morelian” method as a basis for the research, and developed flowcharts for each stage to guide, in a didactic way, the study of the anatomical details of the works. The research was based on the works of Mestre de Sabará, an artist from Minas Gerais identified during the elaboration of the National Inventory of Movable and Integrated Goods by the former SPHAN, in 1986 and 1987. The clipping took place around the works found in Sabará, mainly in the Church of São Francisco, with a total of 30 sculptures being analyzed. The analysis process was carried out through a comparative study of the most significant formal anatomical elements of the works, identifying similarities and defining the main styles. As a result we are confirming, refuting or establishing new assignments to the master and his workshop. With this work, we wish to contribute to the greater visibility, appreciation and preservation of the precious collection of Mestre de Sabará.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2023-02-16T13:15:02Z
2023-02-16T13:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50113
url http://hdl.handle.net/1843/50113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835273034248749056