Samuel Beckett e a "literatura da despalavra": a reinvenção do romance em Molloy

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Cristiana Silva Mendes Cangussú
Orientador(a): Eliana Lourenco de Lima Reis
Banca de defesa: Ram Avraham Mandil, Fábio de Souza Andrade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5J72
Resumo: O objetivo desta dissertação é identificar quais procedimentos Beckett usa em seu romance Molloy, a fim de desconstruir o romance realista e reinventá-lo em uma estética literária com base na desconstrução da própria linguagem. Escrito em 1947, esta obra marca uma nova direção na escrita de Beckett, que é transformada no que ele chama de 'literatura da despalavra', trazendo assim o gênero a um nível diferenciado e autorreflexivo. Ao questionar a autoridade do narrador, Beckett transforma a sistematização da dúvida no assunto central da narrativa. Investigamos a trajetória dos narradores e discutimos sua função em uma narrativa na qual o enredo e ação são menos importantes do que a apresentação da degradação progressiva dos narradores em primeira pessoa. Entre as considerações sobre a crise do romance, analisamos os elementos que o narrador usa para desconstruir a linguagem, como a repetição, o bilinguismo, e as brincadeiras linguísticas.
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