A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT |
Resumo: | O retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais. |
id |
UFMG_41d5c5ec216697be38677bfc15409ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9VDQXT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adalgisa Arantes CamposMyriam Andrade Ribeiro de OliveiraMagno Moraes MelloLuiz Alberto Ribeiro FreireMaria Beatriz Ramos de Vasconcellos CoelhoAlex Fernandes Bohrer2019-08-10T05:41:40Z2019-08-10T05:41:40Z2015-03-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXTO retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais.The altarpiece of the Portuguese National Style was dubbed by Robert Smith in his celebrated book on woodcarving in Portugal. In Minas is possible to find traces of this style in rare parts of the late XVII. In the eighteenth century, particularly until 1725, the use of these structures became common. The Portuguese National in Minas brand in the cradle of one of the most magnificent artistic and cultural epochs, bequeathing us works of inestimable value and high level artists. However, since attempts to systematize, and classify our altarpieces made by Germain Bazin and Lúcio Costa, the interest in the Portuguese National stagnated, causing a harmful delay in understanding the early years of gold exploration and creative output. Therefore, we propose a systematic study of this style altarpieces in Minas Gerais, with stylistic and iconographic approaches, proposing schools or workshops related to hoist the early eighteenth century in Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistóriaArte HistóriaMinas Gerais HistóriaTalha (Arte decorativa)Minas Gerais HistóriaArte HistóriaA talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdfapplication/pdf131609411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/1/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf9c9478599a47dbdb7cc13c4bbad1915fMD51TEXTtese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txttese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain614893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/2/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txta29a742092b5e9b6ae80f2eeec3f44fbMD521843/BUOS-9VDQXT2019-11-14 07:26:42.351oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9VDQXTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:26:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
title |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
spellingShingle |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística Alex Fernandes Bohrer Talha (Arte decorativa) Minas Gerais História Arte História História Arte História Minas Gerais História |
title_short |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
title_full |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
title_fullStr |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
title_full_unstemmed |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
title_sort |
A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística |
author |
Alex Fernandes Bohrer |
author_facet |
Alex Fernandes Bohrer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adalgisa Arantes Campos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Magno Moraes Mello |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luiz Alberto Ribeiro Freire |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alex Fernandes Bohrer |
contributor_str_mv |
Adalgisa Arantes Campos Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira Magno Moraes Mello Luiz Alberto Ribeiro Freire Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Talha (Arte decorativa) Minas Gerais História Arte História |
topic |
Talha (Arte decorativa) Minas Gerais História Arte História História Arte História Minas Gerais História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
História Arte História Minas Gerais História |
description |
O retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:41:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/1/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/2/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c9478599a47dbdb7cc13c4bbad1915f a29a742092b5e9b6ae80f2eeec3f44fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589807923789824 |