O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVHE6 |
Resumo: | This work aims at investigating the practices of orchestration for wind ensembles and groups highlighting them as a common language of scripture to those instrumental formations. Thus, the initial proposal of this work is the detailed study of these organisms bases around the world, recognizing in their historically proven practice, one of the pillars to support the presented argumentation. Also relevant is the recognition of the timbre as an essential element to the composition, leading music production to higher standards of orchestral works. Finally, analyses of works published after the Decade of 1990 are presented in order to highlight its more idiomatic contours of orchestration for bands and wind ensembles. |
id |
UFMG_49c3ae5542ef470f96b2512083f1c809 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQVHE6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de soprosBanda SinfônicaOrquestraçãoConjuntos de SoprosBandas (Música)MusicaConjuntos instrumentaisInstrumentação e orquestração (Banda)Composição (Música)This work aims at investigating the practices of orchestration for wind ensembles and groups highlighting them as a common language of scripture to those instrumental formations. Thus, the initial proposal of this work is the detailed study of these organisms bases around the world, recognizing in their historically proven practice, one of the pillars to support the presented argumentation. Also relevant is the recognition of the timbre as an essential element to the composition, leading music production to higher standards of orchestral works. Finally, analyses of works published after the Decade of 1990 are presented in order to highlight its more idiomatic contours of orchestration for bands and wind ensembles.Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas de orquestração para bandas e conjuntos de sopros ressaltando-as como uma linguagem comum da escritura para essas formações instrumentais. Assim, o que se propõe inicialmente, é o estudo pormenorizado das bases desses organismos em torno do mundo, reconhecendo na prática, historicamente comprovada, um dos pilares para a sustentação da argumentação apresentada. Igualmente relevante é o reconhecimento do timbre como elemento essencial à composição, levando a produção musical a altos padrões de obras orquestrais. Por fim, análises de trabalhos publicados posteriormente à década de 1990, são apresentadas buscando ressaltar os contornos mais idiomáticos da orquestração para bandas e conjuntos de sopros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOiliam Jose LannaSérgio de Figueiredo RochaAntonio Lincoln Campos de AndradeGilson Pereira Silva2019-08-12T13:09:08Z2019-08-12T13:09:08Z2013-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVHE6info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T20:56:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQVHE6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T20:56:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
title |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
spellingShingle |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros Gilson Pereira Silva Banda Sinfônica Orquestração Conjuntos de Sopros Bandas (Música) Musica Conjuntos instrumentais Instrumentação e orquestração (Banda) Composição (Música) |
title_short |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
title_full |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
title_fullStr |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
title_full_unstemmed |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
title_sort |
O Terceiro Som: idiomatismos na escritura para bandas sinfônicas e conjuntos de sopros |
author |
Gilson Pereira Silva |
author_facet |
Gilson Pereira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oiliam Jose Lanna Sérgio de Figueiredo Rocha Antonio Lincoln Campos de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilson Pereira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda Sinfônica Orquestração Conjuntos de Sopros Bandas (Música) Musica Conjuntos instrumentais Instrumentação e orquestração (Banda) Composição (Música) |
topic |
Banda Sinfônica Orquestração Conjuntos de Sopros Bandas (Música) Musica Conjuntos instrumentais Instrumentação e orquestração (Banda) Composição (Música) |
description |
This work aims at investigating the practices of orchestration for wind ensembles and groups highlighting them as a common language of scripture to those instrumental formations. Thus, the initial proposal of this work is the detailed study of these organisms bases around the world, recognizing in their historically proven practice, one of the pillars to support the presented argumentation. Also relevant is the recognition of the timbre as an essential element to the composition, leading music production to higher standards of orchestral works. Finally, analyses of works published after the Decade of 1990 are presented in order to highlight its more idiomatic contours of orchestration for bands and wind ensembles. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01 2019-08-12T13:09:08Z 2019-08-12T13:09:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVHE6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVHE6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1828929757040869376 |