As práticas informais e o aprendizado não-formal na oficina de música do projeto PIBID/ESMU/UEMG/

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Fernando Macedo Rodrigues
Orientador(a): Heloisa Faria Braga Feichas
Banca de defesa: Margarete Arroyo, Flávia Motoyama Narita, Daniel Marcondes Gohn, Patricia Furst Santiago
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AVPGLY
Resumo: Esta pesquisa procurou discutir os processos de aprendizagem não-formal e as práticas informais de aprendizagem musical na oficina de música do projeto PIBID/UEMG PIBID/UEMG - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais. em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte. Foi investigada a aplicabilidade e adaptação destas abordagens em um contexto escolar brasileiro e a possibilidade destas serem utilizadas como instrumentos de estímulo aos processos de prática, ensino e aprendizagem musical. A oficina de música aconteceu semanalmente com três horas diárias, divididas em três partes: dinâmicas em grupo, aula de instrumentos e prática em conjunto. A aprendizagem não formal (DAMORE, 2012) foi proeminente nos dois primeiros momentos, e as práticas informais (GREEN, 2008) foram centralizadas no terceiro momento. As características do ensino coletivo (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 2007), a abordagem colaborativa (RENSHAW, 2005) e aprendizagem entre pares (GREEN, 2001, 2008) foram observadas durante todo o desenrolar da oficina. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa (MERRIAN, 2003) e coleta de dados a partir de observações, questionários, entrevistas, além de vídeos gravados durante as práticas musicais na oficina, foi possível levantar as opiniões e concepções dos participantes - cinco bolsistas do projeto e vinte alunos da escola - sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2014. A tecnologia e os dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, foram destacados pela sua utilização, antes e durante a oficina, na busca por informações musicais diversas e/ou sobre como tocar uma música ou trecho desejado, com ênfase nos sites Cifraclub e Youtube como importantes referências. Através das atividades verificou-se um compartilhamento de estratégias, informações e aprendizagem entre os bolsistas, entre os alunos, e entre bolsistas e alunos. Em relação aos bolsistas oportunizou-se um espaço, através da estrutura oferecida pelo projeto e escola, para o exercício da docência através do planejamento, execução e reflexão de atividades musicais desenvolvidas. Observamos também que houve um incremento na interação e motivação dos alunos, interessados por assuntos musicais diversos, incluindo a prática e a teoria musical. Como resultados podemos destacar que o projeto oportunizou o exercício da aprendizagem colaborativa entre os participantes; a pesquisa comprovou a viabilidade e a possibilidade de uma proximidade entre as abordagens não formal e informal e proporcionou uma atualização das características das práticas informais (GREEN, 2008) a partir da utilização de vários recursos tecnológicos.
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A aprendizagem não formal (DAMORE, 2012) foi proeminente nos dois primeiros momentos, e as práticas informais (GREEN, 2008) foram centralizadas no terceiro momento. As características do ensino coletivo (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 2007), a abordagem colaborativa (RENSHAW, 2005) e aprendizagem entre pares (GREEN, 2001, 2008) foram observadas durante todo o desenrolar da oficina. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa (MERRIAN, 2003) e coleta de dados a partir de observações, questionários, entrevistas, além de vídeos gravados durante as práticas musicais na oficina, foi possível levantar as opiniões e concepções dos participantes - cinco bolsistas do projeto e vinte alunos da escola - sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2014. A tecnologia e os dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, foram destacados pela sua utilização, antes e durante a oficina, na busca por informações musicais diversas e/ou sobre como tocar uma música ou trecho desejado, com ênfase nos sites Cifraclub e Youtube como importantes referências. Através das atividades verificou-se um compartilhamento de estratégias, informações e aprendizagem entre os bolsistas, entre os alunos, e entre bolsistas e alunos. Em relação aos bolsistas oportunizou-se um espaço, através da estrutura oferecida pelo projeto e escola, para o exercício da docência através do planejamento, execução e reflexão de atividades musicais desenvolvidas. Observamos também que houve um incremento na interação e motivação dos alunos, interessados por assuntos musicais diversos, incluindo a prática e a teoria musical. Como resultados podemos destacar que o projeto oportunizou o exercício da aprendizagem colaborativa entre os participantes; a pesquisa comprovou a viabilidade e a possibilidade de uma proximidade entre as abordagens não formal e informal e proporcionou uma atualização das características das práticas informais (GREEN, 2008) a partir da utilização de vários recursos tecnológicos.This research aimed to discuss the non-formal learning processes and the informal practices of musical learning in the music workshop of the PIBID/UEMG PIBID - Institutional Scholarship Program of Teaching Initiation. UEMG - State University of Minas Gerais Brazil. project in a public high school in Belo Horizonte. It was investigated the applicability and adaptation of these approaches in a Brazilian school context and the possibility of these being used as instruments to stimulate the processes of practice, teaching and musical learning. The music workshop was held on a weekly basis with three hours a day, divided into three parts: group dynamics, instrument class and group musical practice. Non-formal learning (D'AMORE, 2012) was prominent in the first two moments, and informal practices (GREEN, 2008) were centralized in the third moment. The characteristics of collective education (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 2007), the collaborative approach (RENSHAW, 2005) and peer learning (GREEN, 2001, 2008) were observed throughout the course of the workshop. Using qualitative research methodology (MERRIAN, 2003) and data collection from observations, questionnaires, interviews, and video recordings during the workshop's musical practices, it was possible to raise the opinions and conceptions of the participants - five university students (Scholars) and twenty students from the school - about the activities developed during the 2014 school year. Technology and electronic devices, such as computers and cell phones, have been highlighted by their use, both before and during the workshop, in the search for various musical information and/or how to play a desired song or excerpt, with emphasis on Cifraclub and Youtube websites as important references. Through the activities there was a sharing of strategies, information and learning among scholars, among students, and between scholars and students. In relation to the Scholars, a space was provided, through the structure offered by the project and public school, for the exercise of teaching through the planning, execution and reflection of developed musical activities. We also observed that there was an increase in the interaction and motivation of students interested in various musical subjects, including practice and music theory. As a result, we can highlight that: the project facilitated the exercise of collaborative learning among the participants; the research proved the feasibility and the possibility of a proximity between the non-formal and informal approaches and provided an update of the characteristics of the informal practices (GREEN, 2008) from the use of several technological resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOficina de MúsicaUniversidade Estadual de Minas GeraisMusicaEducação musicalEnsino médioEnsino MédioAprendizado não formalOficina de MúsicaPIBIDPráticas InformaisAs práticas informais e o aprendizado não-formal na oficina de música do projeto PIBID/ESMU/UEMG/info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_fernando_macedo_rodrigues.pdfapplication/pdf5423993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AVPGLY/1/tese_doutorado_fernando_macedo_rodrigues.pdf1e212e2968b9109abefcad17d206f682MD51TEXTtese_doutorado_fernando_macedo_rodrigues.pdf.txttese_doutorado_fernando_macedo_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain681083https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AVPGLY/2/tese_doutorado_fernando_macedo_rodrigues.pdf.txtc07f7e1ce78479107a06e096e57971ccMD521843/AAGS-AVPGLY2019-11-14 23:21:11.339oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AVPGLYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:21:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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