Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Abel Camilo de Oliveira Lage Filho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FGGZG
Resumo: The aim of this work was to research the role of domesticated naturalism, the pseudo realism in the process of manipulation and control of the masses in Adornos critique of culture industry. This study begins locating the domesticated naturalism as a component of the elucidation, related to domination of human inner nature and external nature and, after that, it shows how culture industry uses this element of enlightenment to convert it into a mystification of the masses. Afterwards, it contrasts the pseudo realism of new form of ideology with the mimesis of reality in literary realism and naturalism. At the end, considering the dialectic of the particular and universal, this work demonstrates how technical reproducibility of the cultural product produces the simple reproduction of the spirit and how the autonomy of the work of art contributes, on the other hand, to the expanded reproduction of the spirit.
id UFMG_660f21233dacd0b2adaeae4703ed4594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FGGZG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria culturalFilosofiaIndústria culturalFilosofiaAdorno, Theodor W, 1903-1969The aim of this work was to research the role of domesticated naturalism, the pseudo realism in the process of manipulation and control of the masses in Adornos critique of culture industry. This study begins locating the domesticated naturalism as a component of the elucidation, related to domination of human inner nature and external nature and, after that, it shows how culture industry uses this element of enlightenment to convert it into a mystification of the masses. Afterwards, it contrasts the pseudo realism of new form of ideology with the mimesis of reality in literary realism and naturalism. At the end, considering the dialectic of the particular and universal, this work demonstrates how technical reproducibility of the cultural product produces the simple reproduction of the spirit and how the autonomy of the work of art contributes, on the other hand, to the expanded reproduction of the spirit.O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar na crítica de Adorno à indústria cultural, o papel do naturalismo domesticado, o pseudorrealismo no processo de manipulação e administração das massas. Iniciamos situando o naturalismo domesticado como elementodo esclarecimento, relacionado à dominação da natureza interna e externa para, em seguida, mostrar como a indústria cultural se vale desse elemento do esclarecimento para fazer do esclarecimento uma mistificação das massas. Contrapomos na sequência o seudorrealismo da nova forma de ideologia com a mímesis da realidade no realismo e naturalismo na literatura para, ao final, tendo como referencial a dialética do universal e do particular, demonstrar como a reprodutibilidade técnica do produto cultural produz a reprodução simples do espírito e a autonomia da obra de arte, ao contrário, contribui para a reprodução ampliada do espírito.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRodrigo Antonio de Paiva DuarteDouglas Garcia Alves JuniorVerlaine FreitasAbel Camilo de Oliveira Lage Filho2019-08-14T22:07:21Z2019-08-14T22:07:21Z2010-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FGGZGinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T19:56:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FGGZGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T19:56:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
title Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
spellingShingle Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
Abel Camilo de Oliveira Lage Filho
Filosofia
Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
title_short Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
title_full Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
title_fullStr Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
title_full_unstemmed Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
title_sort Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural
author Abel Camilo de Oliveira Lage Filho
author_facet Abel Camilo de Oliveira Lage Filho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Douglas Garcia Alves Junior
Verlaine Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Abel Camilo de Oliveira Lage Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
topic Filosofia
Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
description The aim of this work was to research the role of domesticated naturalism, the pseudo realism in the process of manipulation and control of the masses in Adornos critique of culture industry. This study begins locating the domesticated naturalism as a component of the elucidation, related to domination of human inner nature and external nature and, after that, it shows how culture industry uses this element of enlightenment to convert it into a mystification of the masses. Afterwards, it contrasts the pseudo realism of new form of ideology with the mimesis of reality in literary realism and naturalism. At the end, considering the dialectic of the particular and universal, this work demonstrates how technical reproducibility of the cultural product produces the simple reproduction of the spirit and how the autonomy of the work of art contributes, on the other hand, to the expanded reproduction of the spirit.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-23
2019-08-14T22:07:21Z
2019-08-14T22:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FGGZG
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FGGZG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1828929657494306816