Música e ideologia em Theodor W. Adorno : um estudo sobre a obra dos anos 1930 e 1940

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Luís Filipe de Lima Andrade lattes
Orientador(a): Amaro de Oliveira Fleck lattes
Banca de defesa: Verlaine Freitas, Jorge Mattos Brito de Almeida
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/53280
Resumo: O presente trabalho visa apresentar e discutir as considerações de Adorno sobre a relação entre música e ideologia presentes em seus textos das décadas de 30 e 40. Para tanto, esta dissertação analisa os argumentos de Adorno presentes em seus escritos musicais do período histórico em questão. Em primeiro lugar, realizamos uma análise da relação entre música e ideologia desde uma perspectiva da composição e produção musical. Nesse sentido, discutimos e expomos tópicos que são centrais à perspectiva musical de Adorno, que abrangem desde considerações sobre os critérios de avaliação musical, perpassando por uma exposição de críticas a gêneros musicais específicos, até reflexões sobre a relação entre música, política e sociedade, assim como sobre o entrelaçamento entre música e mercado. Em um segundo momento, apresentamos considerações acerca da relação entre música e ideologia sob a ótica da reprodução e recepção musicais. Aqui, antes de tudo, apresentamos aspectos centrais que concernem a relação entre música e ideologia desde uma perspectiva da reprodução e, mais especificamente, sobre o rádio e os impactos estruturais que atingem a música que é reproduzida por este meio. Ainda neste capítulo, analisamos os argumentos adornianos que apontam para o âmbito da recepção musical, tais como os conceitos de regressão da audição, pseudo-individualidade, pseudo-atividade, entre outros. Em um terceiro e último momento, buscamos apresentar, além de considerações, uma interpretação acerca dos sentidos possíveis do conceito de ideologia nos textos de Adorno que foram escritos no período histórico que nos propomos a analisar nesta pesquisa. Para tanto, consideramos tanto os contextos argumentativos que Adorno lida diretamente com o conceito de ideologia, quanto, mesmo que de modo secundário, a posição de alguns teóricos que se voltam a estudos sobre o conceito de ideologia, como Terry Eagleton, John Thompson e Raymond Geuss.
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Nesse sentido, discutimos e expomos tópicos que são centrais à perspectiva musical de Adorno, que abrangem desde considerações sobre os critérios de avaliação musical, perpassando por uma exposição de críticas a gêneros musicais específicos, até reflexões sobre a relação entre música, política e sociedade, assim como sobre o entrelaçamento entre música e mercado. Em um segundo momento, apresentamos considerações acerca da relação entre música e ideologia sob a ótica da reprodução e recepção musicais. Aqui, antes de tudo, apresentamos aspectos centrais que concernem a relação entre música e ideologia desde uma perspectiva da reprodução e, mais especificamente, sobre o rádio e os impactos estruturais que atingem a música que é reproduzida por este meio. Ainda neste capítulo, analisamos os argumentos adornianos que apontam para o âmbito da recepção musical, tais como os conceitos de regressão da audição, pseudo-individualidade, pseudo-atividade, entre outros. Em um terceiro e último momento, buscamos apresentar, além de considerações, uma interpretação acerca dos sentidos possíveis do conceito de ideologia nos textos de Adorno que foram escritos no período histórico que nos propomos a analisar nesta pesquisa. Para tanto, consideramos tanto os contextos argumentativos que Adorno lida diretamente com o conceito de ideologia, quanto, mesmo que de modo secundário, a posição de alguns teóricos que se voltam a estudos sobre o conceito de ideologia, como Terry Eagleton, John Thompson e Raymond Geuss.The present work aims to present and discuss Adorno's considerations about the relationship between music and ideology present in his texts from the 30's and 40's. Therefore, this dissertation analyzes Adorno's arguments present in his musical writings of the historical period in question. First, we carry out an analysis of the relationship between music and ideology from the perspective of music composition and production. In this sense, we discuss and expose topics that are central to Adorno's musical perspective, ranging from considerations about musical evaluation criteria, passing through an exposition of criticisms of specific musical genres, to reflections on the relationship between music, politics and society, as well as on the intertwining between music and the market. In a second moment, we present considerations about the relationship between music and ideology from the perspective of musical reproduction and reception. Here, first of all, we present central aspects that concern the relationship between music and ideology from a reproduction perspective and, more specifically, about radio and the structural impacts that affect the music that is reproduced through this medium. Also in this chapter, we analyze the Adornian arguments that point to the scope of musical reception, such as the concepts of regression of listening, pseudo-individuality, pseudo-activity, among others. In a third and final moment, we seek to present, in addition to considerations, an interpretation about the possible meanings of the concept of ideology in Adorno's texts that were written in the historical period that we propose to analyze in this research. In order to do so, we consider both the argumentative contexts that Adorno deals directly with the concept of ideology, and, even if in a secondary way, the position of some theorists who focus on studies on the concept of ideology, such as Terry Eagleton, John Thompson and Raymond Geuss.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAFilosofia - TesesIdeologia - TesesMúsica - TesesAdorno, Theodor W.,1903-1969AdornoIdeologiaMúsicaProdução musicalRecepção musicalReprodução musicalMúsica e ideologia em Theodor W. Adorno : um estudo sobre a obra dos anos 1930 e 1940info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALMúsica e ideologia em Theodor W. Adorno um estudo sobre a obra dos anos 1930 e 1940.pdfMúsica e ideologia em Theodor W. 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