Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Flavio de Lemos Carsalade
Orientador(a): Maria Lucia Malard
Banca de defesa: Neidson Rodrigues, Carlos Alberto Ferreira Martins, Edson da Cunha Mahfuz
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72ZH5A
Resumo: O presente trabalho investiga a questão da prática pedagógica do ensino de projeto em Arquitetura sob a luz da teoria construtivista de educação. Parte do entendimento do processo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista de ensino e da arteeducação. Investiga ainda as práticas de ensino de projeto na história, no Brasil e no mundo, buscando explicitar suas práticas mais relevantes e as suas grandes questões contemporâneas. O desenvolvimento do trabalho busca relacionar as correntes pedagógicas supra-citadas com o ensino de projeto em Arquitetura no sentido de estabelecer parâmetros eficazes para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de projeto cientificamente estabelecida.
id UFMG_6f704b34335688001b8a11adc57397ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72ZH5A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia MalardNeidson RodriguesCarlos Alberto Ferreira MartinsEdson da Cunha MahfuzFlavio de Lemos Carsalade2019-08-12T23:23:22Z2019-08-12T23:23:22Z1997-08-08http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72ZH5AO presente trabalho investiga a questão da prática pedagógica do ensino de projeto em Arquitetura sob a luz da teoria construtivista de educação. Parte do entendimento do processo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista de ensino e da arteeducação. Investiga ainda as práticas de ensino de projeto na história, no Brasil e no mundo, buscando explicitar suas práticas mais relevantes e as suas grandes questões contemporâneas. O desenvolvimento do trabalho busca relacionar as correntes pedagógicas supra-citadas com o ensino de projeto em Arquitetura no sentido de estabelecer parâmetros eficazes para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de projeto cientificamente estabelecida.This work describes research on architectural project education, under the light of contemporary educational theories related with constructivism.The understanding of the educational process as a way to create a relation between man and world and a work to get knowledge is the point of departure. It studies the educational constructivism theory and the art-education basis, as well as historical and contemporary practice of architectural project education in Brazil and in the rest of the world.Finally, this thesis makes relations between these educational theories with the architectural project education, trying to establish parameters for a scientific methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquiteturaConstrutivismoEnsino de arquiteturaEnsino de projeto de arquitetura: uma visão construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_flavio_carsalade.pdfapplication/pdf7229568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/1/disserta__o_flavio_carsalade.pdf62742d32795b008ad73d29e2c23ee63cMD51TEXTdisserta__o_flavio_carsalade.pdf.txtdisserta__o_flavio_carsalade.pdf.txtExtracted texttext/plain578389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/2/disserta__o_flavio_carsalade.pdf.txt4a2a534b0eec723c7d62f2d911b6b86cMD521843/RAAO-72ZH5A2019-11-14 20:19:29.548oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72ZH5ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:19:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
title Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
spellingShingle Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
Flavio de Lemos Carsalade
Construtivismo
Ensino de arquitetura
Arquitetura
title_short Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
title_full Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
title_fullStr Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
title_full_unstemmed Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
title_sort Ensino de projeto de arquitetura: uma visão construtivista
author Flavio de Lemos Carsalade
author_facet Flavio de Lemos Carsalade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Malard
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Neidson Rodrigues
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Alberto Ferreira Martins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Edson da Cunha Mahfuz
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavio de Lemos Carsalade
contributor_str_mv Maria Lucia Malard
Neidson Rodrigues
Carlos Alberto Ferreira Martins
Edson da Cunha Mahfuz
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Ensino de arquitetura
topic Construtivismo
Ensino de arquitetura
Arquitetura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura
description O presente trabalho investiga a questão da prática pedagógica do ensino de projeto em Arquitetura sob a luz da teoria construtivista de educação. Parte do entendimento do processo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista de ensino e da arteeducação. Investiga ainda as práticas de ensino de projeto na história, no Brasil e no mundo, buscando explicitar suas práticas mais relevantes e as suas grandes questões contemporâneas. O desenvolvimento do trabalho busca relacionar as correntes pedagógicas supra-citadas com o ensino de projeto em Arquitetura no sentido de estabelecer parâmetros eficazes para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de projeto cientificamente estabelecida.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:23:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T23:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72ZH5A
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72ZH5A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/1/disserta__o_flavio_carsalade.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/2/disserta__o_flavio_carsalade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 62742d32795b008ad73d29e2c23ee63c
4a2a534b0eec723c7d62f2d911b6b86c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589815507091456