Detalhes bibliográficos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de acesso: Não Informado pela instituição
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
id UFMG_6f704b34335688001b8a11adc57397ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72ZH5A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Lucia MalardNeidson RodriguesCarlos Alberto Ferreira MartinsEdson da Cunha MahfuzFlavio de Lemos Carsalade2019-08-12T23:23:22Z2019-08-12T23:23:22Z1997-08-08http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72ZH5AO presente trabalho investiga a questão da prática pedagógica do ensino de projeto em Arquitetura sob a luz da teoria construtivista de educação. Parte do entendimento do processo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista de ensino e da arteeducação. Investiga ainda as práticas de ensino de projeto na história, no Brasil e no mundo, buscando explicitar suas práticas mais relevantes e as suas grandes questões contemporâneas. O desenvolvimento do trabalho busca relacionar as correntes pedagógicas supra-citadas com o ensino de projeto em Arquitetura no sentido de estabelecer parâmetros eficazes para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de projeto cientificamente estabelecida.This work describes research on architectural project education, under the light of contemporary educational theories related with constructivism.The understanding of the educational process as a way to create a relation between man and world and a work to get knowledge is the point of departure. It studies the educational constructivism theory and the art-education basis, as well as historical and contemporary practice of architectural project education in Brazil and in the rest of the world.Finally, this thesis makes relations between these educational theories with the architectural project education, trying to establish parameters for a scientific methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquiteturaConstrutivismoEnsino de arquiteturaEnsino de projeto de arquitetura: uma visão construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_flavio_carsalade.pdfapplication/pdf7229568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/1/disserta__o_flavio_carsalade.pdf62742d32795b008ad73d29e2c23ee63cMD51TEXTdisserta__o_flavio_carsalade.pdf.txtdisserta__o_flavio_carsalade.pdf.txtExtracted texttext/plain578389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72ZH5A/2/disserta__o_flavio_carsalade.pdf.txt4a2a534b0eec723c7d62f2d911b6b86cMD521843/RAAO-72ZH5A2019-11-14 20:19:29.548oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72ZH5ARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:19:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548785577492480