Impulsividade e feedback autocontrolado na aprendizagem motora
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB5PCA |
Resumo: | A investigação sobre os benefícios do feedback autocontrolado para aaprendizagem de habilidades motoras, vem sendo cada vez mais objeto de pesquisana área da Aprendizagem Motora. Os benefícios do feedback autocontrolado,podem estar relacionados ao maior engajamento dos aprendizes em estratégiasdiferenciadas de autorregulação durante o processo de aprendizagem. Nessecontexto, é esperado que diferenças individuais como a impulsividade possamalterar a qualidade do uso do feedback autocontrolado, na medida em que pessoasmais impulsivas apresentam uma pior capacidade de autorregulação. O objetivo dopresente trabalho foi investigar se o nível de impulsividade dos aprendizes, alterariaa qualidade do uso do feedback autocontrolado na aprendizagem de uma habilidademotora. Noventa participantes responderam a Escala de Déficit em FunçõesExecutivas de Barkley. Os sessenta participantes que atingiram os menores (33,3%)ou maiores escores (33,3%) para o item impulsividade praticaram a habilidademotora. Esses participantes eram de ambos os sexos, destros, inexperientes natarefa e com média de idade de 23,3 ± 3,7 anos. Quatro grupos experimentais foramcriados pela combinação dos níveis de impulsividade (mais ou menos impulsivo) etipo de feedback (autocontrolado ou pareado). A tarefa motora consistiu nopressionamento sequencial de quatro teclas em um tempo absoluto e temposrelativos pré-determinados entre as teclas. O desempenho motor foi avaliado peloserros absoluto e relativo. Os resultados encontrados indicaram que independente donível de impulsividade, o uso do feedback autocontrolado não foi mais efetivo para aaprendizagem. Os participantes menos impulsivos foram melhores no teste detransferência na dimensão absoluta da tarefa. Em contrapartida, os mais impulsivostiveram um melhor desempenho na dimensão relativa do teste de transferência. Osachados desse estudo desafiam a lógica das possíveis explicações sobre osbenefícios do autocontrole, porém indicam que características individuais como aimpulsividade, podem de alguma forma, favorecer a aprendizagem de aspectosdistintos das habilidades motoras |
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Guilherme Menezes LageLeandro Fernandes Malloy DinizHerbert UgrinowitschCassio de Miranda Meira JuniorBarbara de Paula Ferreira2019-08-14T00:19:37Z2019-08-14T00:19:37Z2017-08-02http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB5PCAA investigação sobre os benefícios do feedback autocontrolado para aaprendizagem de habilidades motoras, vem sendo cada vez mais objeto de pesquisana área da Aprendizagem Motora. Os benefícios do feedback autocontrolado,podem estar relacionados ao maior engajamento dos aprendizes em estratégiasdiferenciadas de autorregulação durante o processo de aprendizagem. Nessecontexto, é esperado que diferenças individuais como a impulsividade possamalterar a qualidade do uso do feedback autocontrolado, na medida em que pessoasmais impulsivas apresentam uma pior capacidade de autorregulação. O objetivo dopresente trabalho foi investigar se o nível de impulsividade dos aprendizes, alterariaa qualidade do uso do feedback autocontrolado na aprendizagem de uma habilidademotora. Noventa participantes responderam a Escala de Déficit em FunçõesExecutivas de Barkley. Os sessenta participantes que atingiram os menores (33,3%)ou maiores escores (33,3%) para o item impulsividade praticaram a habilidademotora. Esses participantes eram de ambos os sexos, destros, inexperientes natarefa e com média de idade de 23,3 ± 3,7 anos. Quatro grupos experimentais foramcriados pela combinação dos níveis de impulsividade (mais ou menos impulsivo) etipo de feedback (autocontrolado ou pareado). A tarefa motora consistiu nopressionamento sequencial de quatro teclas em um tempo absoluto e temposrelativos pré-determinados entre as teclas. O desempenho motor foi avaliado peloserros absoluto e relativo. Os resultados encontrados indicaram que independente donível de impulsividade, o uso do feedback autocontrolado não foi mais efetivo para aaprendizagem. Os participantes menos impulsivos foram melhores no teste detransferência na dimensão absoluta da tarefa. Em contrapartida, os mais impulsivostiveram um melhor desempenho na dimensão relativa do teste de transferência. Osachados desse estudo desafiam a lógica das possíveis explicações sobre osbenefícios do autocontrole, porém indicam que características individuais como aimpulsividade, podem de alguma forma, favorecer a aprendizagem de aspectosdistintos das habilidades motorasIn recent years, the self-controlled feedback benefits to motor skills learning havebeen investigated. These benefits can be related to a better engagement of learnersin differentiated strategies of self-regulation during the process of learning. In thiscontext, it is expected that individual differences such as the impulsivity level couldalter the usage quality of the self-controlled feedback, once that more impulsivepeople have inferior self-regulation ability. The aim of the present study was toinvestigate whether the level of learners impulsivity could alter the quality of use ofself-controlled feedback in the motor skill learning. Ninety participants answered theBarkley Deficits in Executive Functioning Scale. The sixty participants whoreached the lowest (33,3%) or highest scores (33,3%) in the impulsivity itempracticed the motor task. These participants were right handed, of both sexes, naïvein the task and with mean age of 23,3 ± 3,7 years. Four experimental groups werecreated by combining the impulsivity levels (more or less impulsive) and feedbacktype (self-controlled or yoked). The motor task consisted of sequential key press inpredetermined absolute and relative between keys times. The results indicated that,independently of impulsivity level, the use of self-controlled feedback was not moreeffective for learning. In transfer test, the less impulsive were better in absolutedimension, while the more impulsive had better performances in relative dimension.Therefore, the findings of the present study challenge the logic of the possible selfcontrolbenefits explanations. However, it was shown that individual characteristicsas impulsivity seems to favor the learning of distinct aspects of motor skillsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraCapacidade motoraFeedback autocontroladoAprendizagem motoraImpulsividadeImpulsividade e feedback autocontrolado na aprendizagem motorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_b_rbara_de_paula_ferreira.pdfapplication/pdf2506611https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB5PCA/1/disserta__o_b_rbara_de_paula_ferreira.pdf7eeaef5b6982d81a51621902d107a676MD51TEXTdisserta__o_b_rbara_de_paula_ferreira.pdf.txtdisserta__o_b_rbara_de_paula_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain152642https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB5PCA/2/disserta__o_b_rbara_de_paula_ferreira.pdf.txtb79e2de903df8bfa1f3f65d5ed0362e5MD521843/EEFF-BB5PCA2019-11-14 15:58:49.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB5PCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:58:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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